Mais do que um ambiente bonito, os diferentes estilos de decoração representam sua personalidade e tornam a casa mais aconchegante. A escolha certa de estilo pode até mesmo aumentar sua qualidade de vida.
Como? A resposta passa pelo conforto e pela praticidade aos moradores. Além disso, os ambientes e as cores transmitem sensações. Isso significa que você pode se sentir melhor ou mais estressado, a depender da decoração escolhida.
Um arquiteto ou design de interiores pode fazer maravilhas pela sua casa. De toda forma, vale a pena conhecer as diferentes possibilidades disponíveis. Por isso, criamos este post com 8 estilos de decoração para se inspirar. Que tal ver quais são?
1. Clássico
É um dos estilos de decoração mais tradicionais. Afinal, ele é caracterizado por usar elementos que nunca saem de moda. Para incorporar esse modelo, vale a pena utilizar madeiras nobres, tecidos resistentes, papéis de parede florais e tapetes em tom neutro.
Aposte ainda em acessórios, como vasos e quadros. Uma das cores que mais combinam é o dourado. Você também pode escolher detalhes dramáticos e inspirados na arquitetura grega e romana, assim como linhas bem marcadas.
O cuidado necessário é com o tamanho das peças. No estilo clássico, os móveis são maiores e podem prejudicar a circulação do ambiente, especialmente se ele for pequeno. Por isso, opte por ele se os cômodos forem amplos.
2. Contemporâneo
Surgido na metade do século 20, alia estilo e simplicidade. Na decoração contemporânea, a ideia é ser funcional e direto, ao mesmo tempo que agrega toques de sua personalidade.
Para aplicar em sua residência, use cores, formas geométricas e texturas diferentes. Uma boa dica é usar materiais tecnológicos, como a pedra polida e madeira laqueada.
Em relação aos móveis, eles costumam ser amplos, mas baixos. Com isso, as paredes ficam livres e podem ser usadas diferentes cores, como magenta, verde e amarelo. Elas se destacam em meio ao restante da decoração, que usa materiais e matizes neutras.
3. Minimalista
É uma das subdivisões do estilo de decoração contemporâneo. A diferença é que, além da simplicidade, o minimalismo preza pelo mínimo possível de elementos no ambiente. Por isso, é caracterizada por ser mais clean, com fácil circulação e cores neutras.
Esse modelo é bastante apropriado para espaços pequenos. Os móveis também podem ser multifuncionais, caso de um baú para guardar revistas e que serve como banco. Apesar da simplicidade, esse estilo também é elegante.
A estética é valorizada. Vale a pena investir em superfícies polidas e lisas. Opte também por cores neutras e frias. Assim, é possível aproveitar ao máximo a luz natural.
4. Rústico
Mais um dos estilos de decoração, o rústico é ideal para quem tem uma casa de campo ou deseja criar um ambiente com essa personalidade. O foco são os tons em marrom, bege, cru e verde. Eles trazem a ideia de solidez e simplicidade do campo.
Os móveis são de madeira maciça ou de demolição. Eles podem ser combinados a outros materiais, como fibra natural e juta. Mantas, tapetes e luminárias ajudam a tornar o local ainda mais acolhedor.
5. Industrial
Ao contrário do anterior, o estilo de decoração industrial adota uma inspiração urbana. Simples, esse modelo também chama a atenção por suas paredes cinzas, que imitam cimento, além das tubulações aparentes e das caixas de madeira que substituem mesas e bancos.
Use luminárias e lâmpadas aparentes. Outra dica são os acessórios em verde-oliva e preto. Geralmente, essa decoração é utilizada em imóveis com espaços integrados, caso dos lofts. Ainda é recomendado ter bastante iluminação natural para amenizar as cores escuras.
6. Boho
Similar ao retrô, o boho valoriza as lembranças únicas na decoração. Por isso, tem tudo a ver com a personalidade do morador. Aqui, vale a pena colocar várias heranças de família, souvenires de viagens e outros presentes.
A imaginação e a criatividade devem correr soltas para esse estilo de decoração. Você pode combinar diferentes cores, texturas e materiais. As peças de crochê, plantas e estampas étnicas fazem todo sentido aqui.
7. Escandinavo
Esse estilo de decoração veio dos países nórdicos da Europa e ganhou o mundo há poucos anos. O ambiente é aconchegante e confortável. Ao mesmo tempo, é simples.
Por isso, as linhas retas são priorizadas, assim como os móveis e as paredes brancos. Também vale a pena investir em móveis em madeira. Para os acessórios, o ideal é escolher almofadas, mantas e tapetes em tecidos encorpados.
8. Tropical
Mais colorido, o estilo de decoração tropical prioriza o uso das cores azul, rosa, lilás, branco, verde, bege e amarelo. Os tons mais chamativos devem ser combinados com os neutros.
Os acessórios podem ter uma decoração tropical, com estampas de samambaias, abacaxis, palmeiras, borboletas, frutas etc. Também é possível aplicar esses modelos em papéis de parede, almofadas, roupas de cama, vasos e afins.
Agora que você conhece esses 8 estilos de decoração, é só escolher o que mais combina com você e fazer as adaptações na sua casa. Se estiver construindo uma, verá que pensar nesse fator desde o começo faz toda a diferença.
9. Futurista
O mundo está em constante evolução, não é mesmo? Com a transformação digital, diversas novas tecnologias surgiram. E o estilo de decoração futurista contempla todos esses avanços.
Como o próprio nome sugere, ele é focado em antecipar as tendências do futuro. Assim, o design usado para compor esse décor conta, principalmente, com aspectos tecnológicos, por exemplo: naves espaciais e móveis modernos com formatos criativos.
Além dessas, outras características predominantes nesse estilo são o uso da cor branca mesclada com luzes de lâmpadas LED e a busca por ambientes decorados com detalhes minimalistas, ou seja, sem exageros.
Vale destacar, que você pode aplicar a decoração futurista em todos os cômodos da sua casa, desde as salas até o banheiro.
10. Zen
Sua rotina é estressante? Não se preocupe, esse é um aspecto comum na vida de muitas pessoas nos dias de hoje. Nesse cenário, o estilo de decoração Zen surge para ajudar com a tarefa de tornar seu lar um refúgio acolhedor para o seu descanso.
Tendo como origem a filosofia oriental, o principal objetivo desse decór é promover o equilíbrio e a harmonia na organização dos ambientes. Assim, o estilo Zen trabalha com a criação de espaços para relaxar, ler, meditar e muito mais! Para aplicá-lo em sua casa, as dicas são:
- buscar uma iluminação mais leve e, de preferência, natural;
- adicionar plantas a todos os locais possíveis da casa;
- usar a aromaterapia a seu favor;
- aplicar elementos minimalistas;
- selecionar pensando sempre no conforto.
11. Urban Jungle
Se você gostou do estilo de decoração Zen, provavelmente vai se encantar com o Urban Jungle também. Inclusive, saiba que é possível mesclar esses dois tipos decorativos.
Dito isso, vamos aos detalhes desse décor. Traduzido para o português, o nome deste estilo significa “Selva Urbana”. Sendo assim, podemos dizer que esse décor busca levar a natureza para dentro do seu lar, promovendo diversos benefícios para o seu bem-estar, como:
- diminuir alergias;
- tornar o ar mais leve;
- acalmar o corpo e a mente.
Aqui, para levá-lo ao seu lar, você pode: usar plantas de diversos tamanhos, escolher outros materiais naturais (como sisal e cerâmica), criar espaços que favoreçam a luz natural e construir divisórias por meio de vegetações.
12. Vintage
Já o estilo de decoração Vintage foi pensado para matar a vontade daqueles que amam a decoração do tipo “casa de vó”. E se engana quem pensa que por isso ele é pouco usado. Cada vez mais, esse décor ganha espaço no mundo da arquitetura, se tornando até uma tendência.
Dessa forma, ao contrário do tipo futurista, o estilo tem como foco remeter ao passado, sendo suas principais características: o uso de móveis de outras décadas e objetos antigos (por exemplo, vitrolas, máquinas de escrever, cadeiras de balanço, etc). Além disso, há também a predominância das cores vermelho, rosê, creme e verde.
Para aplicá-lo, vale apostar no uso de papéis de parede, pôsteres e também das flores.
13. Pop Art
Para quem busca a construção de ambientes irreverentes, inovadores, criativos e com cores que promovem energia, o estilo de decoração Pop Art (ou arte popular) é uma boa pedida.
Esse décor surge a partir de um movimento artístico criado na década de 50 no Reino Unido e nos Estados Unidos que visava expressar a personalidade e a alegria das ruas. Assim, suas características são representadas, principalmente, pelo uso de móveis e quadros coloridos com formatos diferentes.
A dica aqui é começar a aplicação do estilo pelos elementos menores, como:
- tapetes;
- almofadas;
- utensílios de cozinha;
- puffs;
- cortinas.
14. Montessoriano
Já o décor Montessoriano foi pensado exatamente para a decoração dos quartos das crianças. Ele é inspirado no método educativo de Maria Montessori, que reforça a autonomia, liberdade e o cuidado no desenvolvimento natural dos pequenos.
Assim, esse estilo de decoração se caracteriza, especialmente, pelo uso de móveis posicionados de acordo com a altura das crianças, para que elas desenvolvam sua independência ao explorar os espaços desde cedo.
Ainda, outras características são a organização simples dos objetos e a aplicação de cores mais leves nos ambientes.
15. Africano
Por último, mas não menos importante, temos o estilo de decoração Africano que, como o próprio nome sugere, trabalha com a pluralidade e a diversidade desse continente tão lindo e rico que é a África.
Dessa forma, esse décor traz um aspecto selvagem e natural aos ambientes, sendo caracterizado pelo uso de elementos e grafismos tribais nas paredes, tapetes com estampas sintéticas de animais, objetos artesanais e plantas.
Agora que você conhece esses 15 estilos de decoração, é só escolher o que mais combina com você. Se estiver construindo uma casa, verá que pensar nesse fator desde o começo faz toda a diferença para o sucesso das etapas de uma obra.
E você, quer ver mais dicas para deixar a sua casa confortável? Curta nosso perfil no Facebook e acompanhe as novidades!
Compartilhe
Comentários