imagem ilustrando artigo Construir casas para vender é um bom investimento? Descubra aqui

Quando a taxa Selic diminui, acontece o aquecimento do mercado imobiliário, mesmo em tempos de crise. Com isso, quem tem capital para investir e construir casas para vender está diante de uma boa oportunidade para aplicar seu dinheiro.

Contudo, é normal que surjam dúvidas nesse momento, ainda mais para identificar se é um bom negócio, especialmente para construir com pouco dinheiro, e como decidir de maneira segura. Você também passa por isso?

Neste conteúdo, você descobrirá se essa é a melhor alternativa para você e como ter sucesso ao investir. Continue a leitura!

Como decidir se vale a pena construir casas para vender?

Para decidir se vale a pena construir casas para vender, analise os custos envolvidos e estude o mercado da região. A média de lucro dessa operação precisa ficar entre 20% e 40% do custo de todas as etapas de uma obra. Por isso, faça um cálculo preciso e verifique a viabilidade de atingir esse patamar.

De toda forma, a queda da taxa de juros também ajuda no valor da construção, especialmente se você fizer um financiamento de terreno e até dos materiais. Isso acontecer por ser mais barato contratar uma linha de crédito, ajudando no orçamento.

Analise os custos envolvidos

Para ter certeza de que vale a pena construir casas para vender, o primeiro passo é avaliar os custos envolvidos na construção da casa. Portanto, faça uma lista que inclua todas as despesas para comparar com o potencial de retorno e entender se atingirá suas expectativas. Veja quais são:  

  • custo dos diferentes tipos de terreno;
  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) referente ao lote;
  • escritura, certidões e outros documentos necessários para compra de terreno;
  • desenvolvimento do projeto — custos de contratar arquiteto ou engenheiro;
  • materiais de construção e acabamentos;
  • mão de obra;
  • custos com a venda do imóvel (marketing, corretagem e impostos);
  • margem de segurança — pelo menos 10% em cima dos custos, para lidar com imprevistos.

Dessa forma, para o investimento ser vantajoso, o valor final do imóvel — incluindo o potencial de valorização da região — precisa superar todos os valores e, ainda, garantir uma boa margem de lucro. O ideal varia de 20% a 40%.

Estude o mercado da região

Outro ponto é estudar o mercado da região para entender o preço dos imóveis, o potencial de valorização e prazo médio para venda. Se você não tem conhecimentos na área, vale contar com suporte profissional para garantir uma boa avaliação sobre as possibilidades. 

Com base nisso, ficará mais fácil fazer o comparativo para verificar o retorno que pode ser obtido. A prática também ajudará a entender o perfil de imóvel procurado para desenvolver um projeto que atenda às necessidades do público e consiga atrair mais compradores. 

Além disso, quando se fala em investimento em imóveis, é necessário ressaltar que eles têm um potencial de valorização mesmo diante das oscilações do mercado. Sem falar que a venda não é a única possibilidade de rendimento: você pode disponibilizá-lo para locação, enquanto busca um comprador.

Dessa maneira, é possível ter uma renda mensal para recuperar parte do investimento enquanto a venda não é concluída. Diante desses fatores, construir casas para vender costuma ser uma boa alternativa para os investidores. 

Quais cuidados adotar para ter um bom retorno?

Avalie a finalidade do imóvel

Para começar, veja qual será a finalidade do imóvel — considerando forma de uso (residencial, comercial ou misto), perfil de comprador, faixa de renda, estilo de vida, entre outros.

Basicamente, você precisa ter um público-alvo definido para facilitar a venda. A partir disso, você conseguirá fazer as melhores escolhas para o projeto e aumentará as chances de sucesso no investimento. 

Escolha uma boa localização

A localização é um dos principais pontos avaliados pelos compradores, então, avalie com atenção o local para comprar o terreno. Existem três fatores principais nesse momento de decidir se deve comprar lote: segurança, infraestrutura e possibilidade de valorização.

Procure loteamentos feitos por empresas especializadas que ofereçam diferenciais e conforto aos moradores. Isso aumenta a procura e o potencial de retorno no momento da venda. 

Construa um imóvel de qualidade

Por fim, construa um imóvel de qualidade, com um projeto adequado e funcional, bons acabamentos e outros cuidados que ajudem a atrair compradores. Quando a propriedade exige muitas intervenções, é comum resultar no desinteresse ou em ofertas mais baixas, alegando a necessidade de reformas. 

5 Estratégias eficazes para valorizar sua casa para venda

1. Restauração de fachadas

A fachada é a primeira impressão que o potencial comprador tem da casa construída e que está à venda. Portanto, é central que esteja bonita e em dia. Por isso, deixe a pintura bem-feita e cuide do jardim, até mesmo fazendo um paisagismo.

De toda forma, o ideal é que a entrada fique atraente e cause uma boa sensação logo de cara. Afinal, “a primeira impressão é a que fica”, como diz o ditado.

2. Eficiência energética e sustentabilidade

Investir em medidas que visam à economia de energia é algo bastante positivo, tanto pela questão ambiental quanto pela redução de custos. Perceba que nem é preciso construir uma casa autossuficiente para vender.

Seu foco pode ser apenas a eficiência energética. Nesse sentido, algumas boas práticas são:

  • isolamento térmico, como lã de poliéster ou de rocha, fibra de vidro e isopor;
  • adoção de janelas eficientes;
  • sistemas de energia solar;
  • uso de materiais eco-friendly.

3. Uso de tecnologia e automação

Ao construir casas para vender, vale a pena investir em tecnologia e automação residencial. Esse é um ponto que costuma atrair mais interessados, porque facilita a vida e a rotina.

Assim, é possível implementar sistemas de segurança inteligentes, controle de iluminação, termostatos automatizados e mais, possibilitando que o morador aumente a sua proteção e organize o seu dia a dia para ter mais independência.

4. Documentação e certificações

A documentação precisa estar em dia para que você possa construir casas para vender. Caso contrário, o imóvel desvaloriza. Por isso, garanta a conformidade nesse quesito.

Entre os documentos necessários para uma obra de construção civil estão o licenciamento e o alvará da obra, o registro do imóvel, a certidão do Habite-se, a Anotação ou o Registro de Responsabilidade Técnica (ART e RRT) e o alvará do Corpo de Bombeiros.

Tenha em mente que todas essas certificações de inspeção, laudos técnicos e históricos de manutenção podem transmitir confiança aos compradores. Por isso, vale a pena ter esses documentos.

5. Marketing eficiente: apresentação do imóvel

Outra estratégia da construção de casas para venda é fazer uma boa divulgação. Isso depende de um marketing eficiente, com uma boa apresentação do imóvel. Assim, invista em fotografias profissionais, descrições detalhadas e uso de diferentes canais de divulgação.

Use plataformas especializadas e mostre o imóvel organizado e limpo para que o potencial comprador se veja nesse local. Além disso, destaque todos os pontos fortes, como o tamanho, a localização e a data da última reforma, se for o caso.

Agora que você já sabe o que avaliar no momento de decidir se vale a pena ou não construir casas para vender, esperamos que você consiga tomar as melhores decisões. Também coloque em prática as estratégias citadas para valorizar seu imóvel. Dessa forma, poderá conseguir um preço e um lucro melhores.

E você, busca os melhores terrenos, com toda a regulamentação necessária? Confira os loteamentos da Ávila Urbanismo e encontre o local ideal para construir sua casa para vender.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo