Você sabe do que se trata a certificação do selo GPTW? É uma pesquisa idealizada para avaliar a satisfação dos membros em relação ao trabalho que executam e ao clima organizacional. Desse modo, é possível identificar problemas no ambiente de trabalho e analisar as melhores formas de resolvê-los.
A depender do resultado que uma empresa obtém na pesquisa, ela é reconhecida como sendo um ótimo lugar para trabalhar . Daí o nome do selo GPTW (Great Place to Work). A certificação dura um período de 12 meses e possibilita que a instituição participe dos rankings propostos pela pesquisa.
Uma das vantagens conquistadas é ter o selo disponibilizado para divulgação nos canais de comunicação da marca. Assim, a empresa é reconhecida por parceiros e concorrentes, além de chamar a atenção de novos talentos em períodos de processo seletivo.
Entretanto o principal benefício colhido é interno. Ter uma avaliação completa da sua organização é imprescindível para que pontos como a cultura, os valores e o reconhecimento dos funcionários sejam melhor trabalhados. É também um espaço em que os colaboradores se sentem à vontade para realizar comentários anônimos a respeito de aperfeiçoamentos.
A Ávila Urbanismo prioriza em sua estratégia o respeito a todos os colaboradores. Por isso, mantém em constante observação os pontos de reputação, tratamento personalizado de cada colaborador, inovação e em manter a equipe engajada, capacitada e atualizada.
“O ambiente de trabalho é excelente, leve e agradável. As pessoas são ouvidas e podem se expressar. Temos a liberdade de expormos nossas opiniões e a oportunidade de nos desenvolvermos. ”
Colaborador da Ávila Urbanismo | pesquisa GPTW
Assim, os resultados renderam boas análises. Isso porque a pesquisa do selo GPTW oferece uma visão sobre cada núcleo e sobre o ambiente geral da empresa. Além disso, é feita uma comparação com o seu resultado e o resultado médio das 150 empresas mais bem colocadas no ranking.
Competências do selo GPTW
Para a realização da pesquisa, os colaboradores responderam perguntas relacionadas a cinco competências:
- credibilidade;
- respeito;
- imparcialidade;
- orgulho;
- camaradagem.
Em cada uma, alguns pontos foram avaliados:
1. Credibilidade
Nessa etapa é analisada a existência de um diálogo efetivo entre o gestor e sua equipe com perguntas sobre comunicação. Isso contempla tanto a otimização das demandas cotidianas, quanto a forma em que a visão e cultura da empresa são passadas aos colaboradores.
Outro ponto importante nesse momento é em relação à integridade. Perguntas sobre a forma de liderar, os exemplos passados pelos gestores e como estes trabalham com sua equipe reforçam a necessidade de uma liderança pelo exemplo.
2. Respeito
Nessa parte, a pesquisa visa medir o quanto os colaboradores se apoiam e trabalham juntos em prol de um objetivo em comum. Isso se reflete num clima seguro e confortável para serem eles mesmos e para colaborarem com novas ideias, sabendo que essas serão respeitadas.
3. Imparcialidade
Nesse quesito, são avaliados preceitos como justiça, reconhecimento e equidade. Assim, os colaboradores podem ser sinceros a respeito de favoritismo, salários baixos e falta de transparência; sendo essas características negativas que resultam numa nota baixa para a empresa.
4. Orgulho
Aqui é hora de perceber se os colaboradores se sentem capazes com os valores e com a missão da empresa . Assim, é medida a satisfação para o próprio trabalho e o nível de integração entre a equipe. Comprovadamente, as pessoas costumam ter um desempenho melhor quando envolvidos num sentimento de pertencimento.
5. Camaradagem
Nesse ponto, é medido o companheirismo entre a equipe; se o ambiente propicia a formação de relacionamentos saudáveis entre os colegas e se há cooperativismo. Também é analisado se funcionários iniciantes percebem um clima amistoso e não tardam a se sentirem parte do grupo.
O que fazer depois de ser certificado com o selo GPTW?
Não adianta garantir uma certificação, mas não trabalhar com as informações de maneira adequada. Os resultados dessa pesquisa são um feedback completo dos seus funcionários, por isso subestimá-lo é um erro.
Porém, você não pode atuar em todas as frentes ao mesmo tempo. Utilize essa oportunidade para analisar quais pontos da sua empresa merecem ser destacados positivamente e quais são os 3 principais pontos da sua estratégia que precisam de mais atenção, levando em conta a nota recebida em cada competência.
Dessa forma, a equipe pode celebrar suas vitórias e ainda ter em mente quais aspectos serão trabalhados a partir daquele momento.
Contudo, esse processo leva tempo; não será apenas uma discussão e muito menos medidas impulsivas que melhorarão os resultados. É preciso estruturar um plano de ação com base naquilo que é ou não plausível de ser realizado naquele momento. Lembre de analisar qual é o impacto que o ponto de melhoria escolhido tem na organização e quão trabalhosa seria sua implementação.
No caso da Ávila, ter tido um desempenho bom não impediu que as lideranças identificassem desafios, principalmente se tratando de manter os colaboradores satisfeitos. O que envolveu um longo período de planejamento da Diretoria e o envolvimento de todos os colaboradores durante o processo.
“‘A pessoa que erra, ela erra tentando acertar’, frase que marca muito a nossa trajetória como colaboradores aqui na empresa, saber que o gestor confia na gente para tomar atitudes em relação ao seu negócio.”
Colaborador Ávila Urbanismo | pesquisa GPTW
Algumas das oportunidades de melhoria identificadas por meio da pesquisa foram a mudança da estrutura física do escritório, a necessidade de uma análise de descrição de cargos e o ajuste em alguns benefícios.
Portanto, utilize o selo GPTW como um incentivo para o aperfeiçoamento da sua organização, mas também não deixe que acabe por aí. Siga o mesmo processo de reflexão ao decorrer da sua estratégia para garantir sucesso nos resultados esperados.
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