Entenda como incorporar a tecnologia em cada etapa da sua casa nova.
A tecnologia incorporada na nossa rotina vai além do uso de celulares e computadores. Com o avanço tecnológico, cada processo do dia a dia ganha um novo tipo de automação que auxilia no aumento de agilidade, eficácia e segurança de tarefas pessoais ou de trabalho.
Sendo parte intrínseca da nossa vida, a casa em que moramos não poderia ficar de fora dessa tendência digital. Por isso, existem muitas ferramentas disponíveis que fazem com que o modelo tradicional de residência esteja sendo reavaliado e alterado para um modelo mais funcional. E isso ocorre desde sua construção até o uso diário.
Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) mais de 300 mil casas no Brasil já incorporaram algum tipo de automação. Quer entender os principais pontos que envolvem esse grande passo da tecnologia? Leia até o final!
COMO FAZER UMA CASA TECNOLÓGICA?
Para começar, podemos separar a incorporação dos processos tecnológicos na residência em algumas etapas. São elas, a de construção, de acabamento e de rotina.
CONSTRUÇÃO DE UMA CASA TECNOLÓGICA
Na primeira etapa, é quando são utilizados novos programas arquitetônicos e de engenharia para a execução do projeto da casa. Isso consiste na elaboração de projetos 3D que dão a visão exata daquilo que será construído. Permitindo, assim, um maior alinhamento com a expectativa do proprietário.
Um exemplo é o projeto que a Ávila Urbanismo faz de seus loteamentos, especialmente quando se trata de uma área de lazer. O Salão de Festas do Ávila Piratininga é um exemplo dessa aplicação, já que lá o projeto 3D foi fundamental. Com ele, a comunicação entre a empresa e os compradores foi transparente sobre o resultado do espaço. O que não seria possível sem o uso desse recurso tecnológico.
Ele também foi essencial para que nossa equipe de obras visualizasse detalhadamente, ao longo dos 9 meses de obras, como o projeto deveria ficar.
E não apenas para a visão do loteamento em si que isso pode ser utilizado; a construção da sua casa também pode ser feita, primeiro, no computador, para, então, passar para a vida real. As cores, materiais e proporções são todas pensadas nessa etapa para que a digitalização seja a mais fiel possível.
ACABAMENTO DE UMA CASA TECNOLÓGICA
Neste momento, são pensados quais recursos tecnológicos podem ser incorporados à construção. Todo esse processo é pensado a fim de atender melhor às necessidades dos moradores. Esse é o caso de sistemas de segurança como controle de acesso, portaria eletrônica, câmeras e etc. Além disso, portões de abertura automática e um sistema de rede elétrica mais econômica estão cada vez mais comuns.
No último exemplo, a tecnologia foi usada a favor do meio ambiente, com inovações que criaram alternativas para o uso excessivo de recursos naturais. Um exemplo do resultado desse processo são as lâmpadas de led, a energia vinda de placas solares e o uso de baterias.
O acabamento tecnológico, portanto, consiste nos itens que farão parte da estrutura da casa e que darão a ela mais modernidade e eficiência nos processos. A próxima etapa, como veremos, se relaciona mais com o dia a dia dos moradores.
ROTINA
Nesta parte, a construção em si já está finalizada, restando apenas a adaptação do morador na nova residência. E essa também pode contar com o auxílio da tecnologia para ser facilitada. Para isso, é de uso cada vez mais comum o conceito de smart home.
SMART HOME
Uma smart home – casa inteligente, em português – se trata de conseguir controlar os ambientes domésticos por meio de dispositivos conectados à internet. Essa tecnologia avançada permite que o controle seja feito à distância por smartphones ou comandos de voz. Assim o cotidiano fica muito mais prático, não acha?
O recurso já é considerado impactante por mais de 57% de brasileiros e tem a instalação e o custo cada vez mais acessíveis. Suas vantagens são várias, já que é possível incorporar a tecnologia na iluminação, ao acender, apagar e trocar a cor das luzes, sistemas de automação e segurança e etc. Além de facilitar hábitos diários, eles ainda reduzem o consumo de energia elétrica.
Outra inovação que foi incorporada à rotina de pessoas mais atentas à tecnologia é a assistente virtual. Já disponível em Iphones, Androids e em outros aparelhos, como caixas de som, o recurso funciona como uma secretária que se relaciona com outras plataformas e atende a diversos pedidos do dono. Ela pode ser usada para fazer uma pesquisa na internet, ver a previsão do tempo, tocar uma música e mais.
O que você acha dessas implementações? Fique à vontade para deixar um comentário! Se tiver interesse em outras dicas a respeito da construção ou decoração da casa nova acesse os outros conteúdos do nosso blog e nos siga em nosso canal do Youtube.
Compartilhe
Comentários