imagem ilustrando artigo 7 motivos de investir em imóvel com área externa de lazer para crianças

Os espaços de lazer para crianças são áreas específicas para que elas possam brincar em segurança e se desenvolver. A depender do local e da rotina da família, essas áreas ajudam na socialização e no desenvolvimento de diversos aspectos motores e cognitivos, além de colaborar com a linguagem e com o desenvolvimento das emoções.

Tudo isso ajuda a construir uma infância mais saudável e divertida. No entanto, ao considerar os custos da construção ou manutenção de uma área de lazer, é normal surgirem dúvidas se vale a pena recorrer a esse espaço e ter gastos com essa obra.

Pensando nisso, preparamos este guia com 7 motivos para investir em um imóvel com área externa de lazer para crianças — e ainda mostramos os benefícios de ter esses espaços em condomínios. Continue a leitura e saiba mais!

Importância das áreas de lazer para crianças

As crianças exigem atenção especial na rotina. É importante que elas tenham espaço para brincar livremente e gastar energia, o que beneficia a saúde e proporciona maior bem-estar no dia a dia.

Além disso, as brincadeiras são essenciais para ajudar no desenvolvimento físico e mental dos seus filhos.

Os espaços externos de lazer em condomínios podem promover a socialização, já que são divididos com outras crianças. No caso de áreas privadas, os pais podem convidar os amigos dos filhos para que todos brinquem juntos, estimulando a interação.

De todas as formas, ter uma área de lazer estimula brincadeiras que envolvem movimento e criatividade. Afinal, com o aumento do uso da tecnologia, os pais precisam encontrar formas de trabalhar atividades que não estejam relacionadas à utilização de telas e dispositivos eletrônicos.

Porém, além de conhecer a importância a partir de uma visão mais geral, vale a pena entender mais sobre os benefícios específicos que esses espaços proporcionam.

7 motivos para investir em um imóvel com área de lazer externa

Ao considerar a inclusão de uma área de lazer no imóvel, surgem dúvidas sobre a importância do espaço. Afinal, ele exige investimentos específicos, então é normal se perguntar se vale a pena gastar recursos para ter essa facilidade disponível.

A verdade é que uma área de lazer externa para crianças consegue entregar diversas vantagens, tanto para elas quanto para os adultos. Visando esclarecer o assunto, listamos 7 motivos para investir nesse diferencial. Confira!

1. Permite aproveitar melhor o tempo em família

De início, um espaço externo de lazer traz mais possibilidades para aproveitar o tempo em família. É possível que o projeto tenha diferentes elementos, então você pode buscar aquele mais adequado ao seu estilo e rotina.

Por exemplo, a área de lazer pode ter:

  • espaço para leitura;
  • gramado para correr;
  • jardim ou uma horta para cuidar das plantas.

Também é possível incluir piscinas (adotando as medidas de segurança para crianças) e, até mesmo, conectar o espaço à área gourmet, garantindo refeições mais divertidas quando quiser.

Ou seja, uma área de lazer completa proporciona mais alternativas para passar um tempo em família sem precisar sair de casa. Logo, há mais praticidade e otimização do tempo, já que não é preciso fazer deslocamentos para conseguir aproveitar facilidades desse tipo.

2. Ajuda a brincar livremente

As áreas externas de lazer permitem que as crianças brinquem livremente. Por exemplo, mesmo que você deixe que ela brinque dentro de casa, sempre existirá a preocupação com pedidos de não correr ou pular, de modo a evitar machucados.

O barulho dentro de casa também tende a ser mais alto, o que pode gerar incômodos e os pedidos de silêncio. Em resumo: a criança terá limitações para brincar.

Por outro lado, nos espaços externos é possível que ela tenha mais liberdade para correr, pular e fazer barulho.

Outra vantagem é que o brincar de maneira livre estimula o autocontrole e a percepção dos próprios limites. O quanto a criança aguenta correr ou pular? Com o espaço disponível, seus filhos terão oportunidades de testar as próprias capacidades e desenvolver mais habilidades.

3. Proporciona atividade física à criança

As atividades físicas são práticas importantes para o desenvolvimento motor e a saúde das crianças, além de aumentar a resistência física. Porém, sem espaço disponível é mais difícil manter uma rotina mais saudável.

Além disso, nem sempre é possível criar atividades extracurriculares com esse foco — por limitações de tempo ou orçamento. Então, ter uma área em casa que permita às crianças correr e praticar diferentes atividades traz diversos benefícios.

Vale destacar que as gerações estão cada vez mais conectadas, realizando atividades em frente às telas e com pouca movimentação. Isso acaba aumentando os riscos de uma rotina sedentária, que terá impactos também na vida adulta.

Com a possibilidade de ter áreas externas, as brincadeiras ao ar livre se tornam ainda mais vantajosas. Isso porque há exposição ao sol — que ajuda na produção de vitamina D — e contato com a natureza, auxiliando na redução do estresse e melhora na saúde.

4. Estimula a criatividade

Quando as brincadeiras não se limitam aos jogos eletrônicos, ou produzidos na indústria, a tendência é que a criança utilize mais a criatividade para se divertir.

A imaginação permite criar cenários e histórias variadas utilizando os elementos que estão à disposição na área de lazer.

Como resultado, as brincadeiras não são limitadas pelas regras de um jogo ou pelos botões de um videogame. A criança fica mais livre e aproveitará todo o potencial criativo para ter momentos mais divertidos — e que são muito mais enriquecedores.

5. Praticidade e comodidade aos pais

As crianças têm demandas específicas e precisam de espaços para brincar e se desenvolver. Quando você dispõe disso em casa, a vida se torna muito mais prática.

Não é preciso sair de casa ou contar com o suporte de outras pessoas para que seus filhos possam aproveitar espaços externos.

Certamente, é muito mais cômodo saber que as crianças estão se divertindo em um espaço criado e controlado por você. Com tantas preocupações que já fazem parte da rotina dos pais, essa é uma vantagem relevante.

6. Valoriza o imóvel

Mesmo que você esteja pensando em comprar ou construir um imóvel para morar, ele fará parte do seu patrimônio. Então é fundamental considerar o potencial de cada decisão do projeto no futuro, caso você decida se desfazer da propriedade.

A venda pode ser necessária para se mudar para outra cidade ou imóvel mais completo, aumentando o padrão de vida. Uma mudança também pode acontecer por alterações na composição familiar — depois que os filhos se mudam, é comum surgir o desejo de estar em um espaço menor, por exemplo.

De qualquer maneira, é importante garantir que, ao vender o imóvel, você receba um valor atrativo. Nesse sentido, uma área de lazer externa costuma ser um ponto positivo: como ela traz diversos benefícios, é comum que elas ajudem a aumentar o preço de venda.

7. Otimiza o tempo da família

Com uma rotina que envolve cada vez mais tarefas, é normal procurar formas de otimizar o tempo para poder se dedicar a todos os compromissos, sem que isso impeça você de aproveitar momentos de descanso e diversão em família, certo?

Nesse sentido, as áreas de lazer também ajudam. Isso porque nem sempre é fácil conciliar a agenda com as necessidades das crianças, especialmente em relação aos cuidados para que eles gastem energia e possam se divertir, vivendo uma infância mais saudável.

Quando há uma área de lazer em casa, vocês contam com o diferencial de ter um espaço à disposição, totalmente privativo e seguro para que os filhos possam brincar livremente. Não é preciso sair para passear ou levá-los a outros lugares para que eles possam se divertir.

Bônus: vantagens de ter área de lazer para crianças em um loteamento

Você já conferiu os principais motivos para ter uma área de lazer externa em casa. Porém, pode surgir a dúvida sobre por que contar com esse benefício em loteamento.

Ao decidir comprar um lote em um loteamento fechado, por exemplo, esse é um diferencial relevante para escolher o local ideal.

Ademais, quando o terreno onde o imóvel será construído tem limitações de espaço em relação ao projeto que você deseja para a casa, a área coletiva pode suprir as necessidades da família.

De maneira geral, é possível aproveitar os mesmos benefícios que um espaço em casa proporciona — exceto pela questão de que o uso não será exclusivo da sua família. No entanto, existem algumas vantagens diferenciadas.

Veja, a seguir, quais são os benefícios de ter um espaço para crianças no seu residencial!

Proporciona maior segurança e limpeza

Quando se pensa em deixar os filhos brincando fora de casa é normal se preocupar com a segurança. Isso porque há a possibilidade de pessoas desconhecidas adotarem atitudes prejudiciais em relação às crianças.

Na prática, os loteamentos fechados contam com medidas de controle de acesso e segurança, garantindo maior proteção às crianças nas áreas internas. Os espaços e equipamentos são projetados sempre considerando as necessidades de quem utilizará o local.

Outro ponto relevante é a limpeza: nesses lugares, existe a Associação de Moradores, que é responsável por recolher uma taxa mensal a fim de realizar a manutenção das áreas comuns e deixar os espaços limpos. Ou seja, você terá a tranquilidade de saber que o seu filho estará brincando em espaços cuidados e higienizados — ainda que não esteja em sua casa.

Há uma estrutura completa para crianças

Os condomínios que contam com áreas para crianças costumam ter uma estrutura completa aos pequenos. Em geral, elas são construídas com materiais e mobílias seguras, pensando nas atividades mais saudáveis para cada faixa etária.

As áreas costumam ser separadas de outros espaços destinados aos adultos, garantindo mais liberdade e conforto para todos. As crianças conseguem correr, brincar e se divertir sem que os barulhos gerem incômodos aos demais moradores.

Inclusive, é possível que os espaços sejam montados de forma a concentrar os brinquedos para cada idade em áreas específicas. Isso ajuda a explicar às crianças onde elas podem brincar, o que ajuda a reduzir os riscos de acidentes durante os momentos de diversão.

Incentiva a convivência com outras crianças

Os espaços comuns em condomínios trazem um diferencial importante: a possibilidade de conhecer mais crianças, sem precisar se limitar aos colegas da escola, por exemplo.

Além disso, como os itens são compartilhados, é normal que os pequenos precisem desenvolver uma boa convivência.

Muitas vezes, a falta de convívio frequente com mais crianças fora da escola pode gerar dificuldades de interação, então o uso de espaços comuns de lazer ajuda a incentivar a convivência do seu filho com os outros.

Favorece o aprendizado e a socialização

É comum que os espaços kids contem com brinquedos educativos, desenvolvidos para estimular diferentes habilidades das crianças. Inclusive, devido aos custos e volume dos itens, dificilmente é possível replicar um espaço desse tipo em casa.

Outra questão relevante tem relação com a convivência. Embora as áreas sejam bem equipadas, os brinquedos são limitados. Ou seja, o seu filho precisará aprender a lidar com as demais crianças, compartilhar os itens e aguardar a vez de brincar.

Essas questões favorecem o aprendizado geral e a socialização, tendo relevância em todo o desenvolvimento infantil e gerando reflexos na vida adulta. Portanto, os espaços de lazer em condomínio são vantajosos mesmo se o projeto da casa tiver áreas desse tipo.

Reduz os custos mensais

Sabia que uma área de convivência no seu bairro pode reduzir os custos mensais? Primeiramente, caso você não faça questão de ter um espaço privativo de lazer para as crianças, a solução supre essa necessidade e evita custos no seu projeto.

Ainda, você terá a certeza de que seus filhos terão opções para se divertir a qualquer momento. Não é necessário manter associação em clubes, pagar entradas para parques e ter custos relacionados ao transporte — que também exige tempo.

Basta se deslocar à área de lazer, cujas despesas relacionadas estarão englobadas no valor pago mensalmente para cobrir os custos da Associação. Logo, essa é uma solução para otimizar o orçamento, sem prejudicar a segurança e o conforto dos seus filhos.

Como você viu, ter uma área externa de lazer para crianças é importante para auxiliar no desenvolvimento infantil — e esses espaços podem fazer parte da sua casa ou do seu loteamento residencial. De qualquer forma, vale a pena investir nesse diferencial na hora de pensar na construção de um imóvel para a família.

Quer mais dicas para descobrir quais itens buscar no momento de adquirir o seu imóvel? Então conheça a área de convivência em loteamentos e os benefícios que ela proporciona!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo