imagem ilustrando artigo Construtoras e incorporadoras: entenda as diferenças e por qual optar

Você já deve saber que construir um imóvel não é uma tarefa fácil. É preciso ter um projeto bem estruturado para garantir que o resultado final seja igual ao esperado.

Assim, surge a necessidade de contar com profissionais especializados e qualificados, que fazem parte de incorporadoras e construtoras. Porém, você sabe a diferença entre essas empresas?

Se a sua resposta é “não”, saiba que é normal. Muita gente desconhece o que a construtora e a incorporadora fazem. Contudo, é importante entender esses conceitos para saber quem procurar em cada uma das etapas de uma obra e em qual contexto cada um deles é necessário.

Por isso, criamos este post para apresentar as diferenças e mostrar quando escolher cada uma dessas empresas. Saiba mais!

O que é uma incorporadora?

A incorporadora é uma empresa que foca a parte administrativa, isto é, a formalização de documentos. Por isso, ela determina a responsabilidade das outras partes, idealiza o projeto, regulariza as permissões e contrata a construtora. Além disso, divulga o empreendimento.

Assim, essa empresa tem o dever de garantir o desenvolvimento da obra da forma correta e nos prazos indicados. Afinal, ela administra o empreendimento desde o início até a entrega.

Todas as atividades da incorporadora são regidas pela Lei 4.591/1964, ou Lei de Incorporação e Condomínio. Segundo a legislação, essa empresa é “toda pessoa física ou jurídica que promova a construção para alienação total ou parcial de edificação composta de unidades autônomas, qualquer que seja sua natureza ou destinação”.

Quais são as funções de uma incorporadora?

As funções de uma incorporadora são: 

  • repasse;
  • construção;
  • aprovações;
  • desenvolvimento de produtos;
  • verificação de viabilidade de projetos;
  • realização de campanhas de divulgação;
  • relacionamento com vizinhança e cliente;
  • operação de estandes de vendas para divulgação;
  • identificação de oportunidades no mercado imobiliário;
  • assistência técnica a proprietários e moradores por 5 anos;
  • compra de terrenos, tanto em prospecção ativa quanto passiva;
  • regularização de documentos, especialmente no Cartório de Registro de Imóveis (CRI);
  • realização de estudos para identificar a diferença entre lote e terreno, e saber qual é o melhor para o projeto.

O que é uma construtora?

A construtora é a empresa responsável por executar a obra. Por isso, é obrigada a ter um arquiteto ou engenheiro civil e cuida da contratação de toda a mão de obra e o maquinário necessário para a construção. Dessa forma, seu propósito é cumprir o prazo e assegurar a qualidade.

No entanto, a parte de divulgação, venda e planejamento do empreendimento estão fora de sua alçada. Assim, sua função está voltada, especificamente, para a construção. O objetivo é assegurar a entrega no prazo, com qualidade e segundo as normas técnicas vigentes.

Para isso, é preciso ter profissionais especializados e registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Dessa forma, os documentos podem ser assinados para viabilizar o início da construção.

Quais são as funções de uma construtora?

As funções de uma construtora são: 

  • entrega no prazo;
  • contratação de mão de obra;
  • definição da tecnologia construtiva;
  • aquisição ou aluguel de máquinas e equipamentos;
  • desenvolvimento da parte burocrática, como direitos trabalhistas e alvarás.

Qual é a diferença entre construtoras e incorporadoras?

A diferença entre construtoras e incorporadoras é que as primeiras focam na execução da obra. Enquanto isso, as segundas cuidam do desenvolvimento e da administração do projeto.

Apesar disso, uma incorporadora pode atuar como construtora. No entanto, é preciso que as atividades estejam definidas no seu contrato social.

De qualquer forma, você pode ter o imóvel dos seus sonhos com uma construtora ou incorporadora, basta adquirir um dos lotes da Ávila Urbanismo para construir a casa que você sempre quis!

Afinal, a Ávila está há mais de 25 anos no setor de loteamentos abertos e fechados, somando 1,5 milhão de m² de área urbanizada e mais de 15 mil árvores plantadas, sempre comprometida com o bem-estar e cuidado das relações com os outros e com o mundo.

Assim, você já sabe a diferença entre construtoras e incorporadoras, e também entende que deve chamar a primeira empresa para erguer a obra da sua casa.

Que tal conhecer alguns lotes para construir a sua casa própria? Acesse o site da Ávila Urbanismo e confira as melhores opções!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo