imagem ilustrando artigo Conheça 10 tipos de telhados e escolha o ideal para as necessidades do seu projeto!

Você está construindo ou deseja erguer a casa dos seus sonhos? Esse processo envolve diversas etapas e todos os detalhes precisam ser pensados com atenção. Um deles se refere aos tipos de telhados, que podem ajudar a tornar a sua casa mais segura.

Afinal, as diferentes etapas de uma obra são relevantes. Porém, nenhuma delas se sustenta se a construção não tiver uma forma eficiente de se proteger das intempéries climáticas.

Então, que tal conhecer as diferentes opções de telhados? Neste post, vamos ver quais são elas e suas características. Saiba mais!

Quais são os formatos de telhados?

Os formatos de telhado são:

Tradicional

O tradicional é o mais comum, sendo aparente. Normalmente, usa telhas de barro, que oferecem bom conforto térmico. No entanto, o concreto também vem ganhando espaço.

Para garantir um projeto adequado, é preciso considerar quantas águas a cobertura terá. Assim, são definidas as divisões e determinado o caimento.

Arqueado

Tem um padrão estético mais elevado, o que gera um aumento no preço dos imóveis. Costuma ser instalado em um dos lados, mas o projeto pode variar. O lado negativo é o custo mais alto. Por outro lado, o escoamento da água da chuva é mais rápido.

Plano

É um modelo mais recente e que vem sendo utilizado em projetos mais novos. É um modelo seguro e acessível, além de ser fácil de construir. Em alguns casos, pode ser usado como terraço.

Vale a pena destacar que qualquer um desses formatos têm importância estrutural. Ainda, pode trazer estilo e personalidade ao projeto, desde que atenda aos requisitos de clima, estilo de vida, nível de chuva e outras peculiaridades da região em que a casa está localizada.

Quais são os tipos de telhados?

Os tipos de telhados se referem mais às suas características. Veja as possibilidades:

  1. Cerâmica

Esse é um telhado cujas telhas são fabricadas em argila ou barro, o que traz amplo conforto térmico e isolamento acústico. Por sua vez, é frágil e pesado, o que requer uma estrutura em madeira mais reforçada para evitar o desabamento.

Além disso, há risco de aparecerem trincas. As telhas em cerâmica são em formatos variados. Por exemplo, existem os modelos:

  • francês;
  • italiano;
  • colonial;
  • português;
  • paulistinha.

A depender da variedade, o encaixe, rendimento e inclinação são diferentes. Por isso, é preciso ter atenção.

  1. Concreto

O tipo de telhado de concreto é interessante por regular a temperatura interna dos ambientes. No entanto, é preciso ter cuidado, já que as telhas claras transmitem mais calor e as escuras fazem o oposto.

Outro benefício é a durabilidade e resistência. Ou seja, é difícil de quebrar. Sem contar que há pouca absorção de água da chuva e baixa deformação por não irem ao forno para modelagem.

Por outro lado, o custo é elevado e é preciso reforçar a estrutura. Além disso, o concreto é poroso e requer impermeabilização e manutenção.

  1. Embutido

É um modelo de telhado em que platibandas (pequenas paredes sobre a laje) de concreto são erguidas em volta da cobertura. Assim, ele fica escondido, como as calhas. O resultado é uma fachada simples e cheia de linhas retas, que permite usar uma telha mais comum e barata..

Vale a pena reforçar que as calhas também ficam dentro da platibanda. Assim, a água da chuva desce por um cano até um coletor de água pluvial. Dessa forma, você pode criar um sistema de captação.

  1. Fibrocimento

Esse modelo substituiu as telhas de amianto, que deixaram de ser fabricadas no Brasil. Além de não ter toxicidade, é mais vantajoso em vários quesitos, como: 

  • resistência;
  • durabilidade;
  • peso, já que esse material é bastante leve e não exige reforço da estrutura.

Porém, tem baixo isolamento térmico e absorve muito calor. Por isso, é contraindicado em lugares quentes. Nesses casos, é preciso construir uma laje ou colocar um forro de telhado.

  1. Metálica

É a melhor alternativa para cobrir grandes vãos, como no caso de empreendimentos comerciais e galpões. Oferece baixo conforto térmico e acústico. Por outro lado, é um tipo de telha bastante plástico, que permite realizar coberturas curvas, como acontece em ginásios.

  1. Sanduíche

Esse é um dos tipos de telhado mais novos e que oferece a leveza da telha metálica. O problema de isolamento acústico e térmico é resolvido com uma camada de isopor ou poliuretano entre as chapas metálicas, que são materiais isolantes. Daí o nome sanduíche.

Como é preciso fazer essa combinação, a plasticidade é perdida. Além disso, o custo é elevado, sendo duas vezes mais caro do que o tipo metálico ou de fibrocimento.

  1. Impermeabilizada

A laje impermeabilizada é um tipo de telhado feito em concreto, que pode ser plano ou ter um formato diferenciado. No entanto, é preciso passar o impermeabilizante, já que o material é poroso.

Os pontos negativos são o fato de não existir bom isolamento térmico e acústico, e gerar problemas na construção. Isso ocorre, especialmente, no Brasil, já que é um país tropical e com alto índice de chuvas.

  1. Telhado verde

O telhado verde é um dos recursos da arquitetura sustentável, sendo como um jardim suspenso. Também conhecido como ecotelhado, ele tem grama e plantas, o que requer a implementação de camadas drenantes sobre a laje. Além disso, é preciso haver a impermeabilização.

Essas exigências fazem com que a estrutura seja reforçada, já que a laje fica muito pesada. Porém, toda a água da chuva que cai é absorvida, evitando sobrecargas ao sistema de drenagem. Ainda há alto conforto térmico e acústico.

  1. Ardósia

O tipo de telhado em ardósia tem placas finas, baixa porosidade e alta resistência mecânica. Afinal, essa é uma rocha sedimentar com alta durabilidade e baixa manutenção. O ponto negativo é o alto custo.

  1. Coberturas translúcidas

As coberturas translúcidas são aquelas que ficam relativamente transparentes e oferecem proteção contra os raios ultravioletas (UV). Existem várias opções no mercado, como: 

  • placas lisas: podem ser de acrílico, vidro ou policarbonato. Há alta resistência ao impacto, mas pouco conforto térmico;
  • chapa alveolar: é fabricada em policarbonato e tem cavidades internas que aumentam o conforto térmico e a resistência ao impacto;
  • telhas: podem ser pequenas e fabricadas em policarbonato, PVC e fibra de vidro.

Assim, fica claro que existem diferentes tipos de telhados. A depender da construção, você deve escolher o mais adequado para garantir o máximo de conforto, segurança e praticidade.

Gostou de conhecer as opções de telhado disponíveis? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e mostre essa informação para outras pessoas que também querem construir!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo