Cada vez mais as pessoas estão saindo em busca de soluções interessantes de investimento. Até porque, com a baixa rentabilidade da poupança, já não compensa mais deixar o dinheiro “parado e rendendo”, sem lucrar tanto com isso. Assim, o mercado imobiliário se tornou uma ótima solução para driblar esse cenário, ainda mais se você desejar aplicar as suas economias nos diferentes tipos de loteamento.
Essa modalidade atrai tanto investidores, quanto pessoas que têm interesse em construir uma casa. Os benefícios de abraçar essa ideia vão desde um excelente retorno financeiro, até a facilidade na hora de realizar o pagamento dessa negociação.
Porém, como você deve imaginar, antes de tomar qualquer decisão é preciso ter cautela e planejamento. Por isso, decidimos vir até aqui e te explicar mais a respeito do tema, contando quais são os tipos de loteamento e como ingressar nesse universo. Acompanhe a leitura e atualize-se!
5 tipos de loteamento que você precisa conhecer
Para serem vendidos corretamente, os diferentes tipos de loteamento precisam estar de acordo com a legislação vigente e apresentar a chamada licença ambiental.
Em outras palavras, toda a área deve contemplar tanto as exigências estabelecidas pelos órgãos responsáveis, quanto o Plano Diretor da cidade em questão.
Porém, quais são os tipos de loteamento mais conhecidos? É o que te mostramos nos tópicos a seguir. Veja só!
1. Loteamento fechado
Empreendimento com acesso controlado, geralmente, por meio de portarias e sistemas de segurança. Nessas áreas, é comum encontrar espaços de lazer e infraestrutura diferenciadas, como quadras esportivas, piscinas e salões de festas.
Ao comprar um lote como este, o proprietário será responsável pela sua moradia e também pelas demais áreas comuns. Por isso, há cobrança de taxas de manutenção.
2. Loteamento aberto
É um tipo de loteamento bastante comum em áreas rurais ou em regiões menos povoadas. Normalmente, oferece uma infraestrutura básica, como vias pavimentadas e energia elétrica, sem contar com áreas de lazer ou serviços adicionais.
Dito isto, não há cobranças de taxas extras para a manutenção das áreas comuns.
3. Loteamento residencial
Esse tipo é projetado especificamente para residências, possibilitando a construção de casas ou apartamentos. Na maioria das vezes, essa categoria de loteamento possui uma infraestrutura básica, além de espaços verdes, parques e outros locais destinados ao lazer dos moradores.
4. Loteamento comercial
Como o nome já diz, essa opção é voltada para fins comerciais e empresariais. Nesse tipo de empreendimento, os lotes são destinados à construção de escritórios, indústrias e demais empreendimentos.
Assim, a sua infraestrutura é projetada para suprir às demandas comerciais, como acesso adequado para veículos de carga, estacionamentos e facilidades logísticas. Nesse caso, o loteamento também precisa estar localizado em um bairro definido como “comercial”, conforme o zoneamento da prefeitura.
5. Loteamento misto
São aqueles que combinam diferentes usos, como residencial, comercial e, até mesmo, industrial — tudo isso, em um único empreendimento. Tal mistura permite uma integração entre moradia, trabalho e serviços, criando comunidades autossuficientes, onde os indivíduos possam viver, trabalhar e se divertir no mesmo local.
Benefícios de investir em um loteamento
Não é por menos que mais e mais pessoas estão decidindo aplicar as suas finanças em diferentes tipos de loteamento. Isso porque, ao abraçar essa ideia é possível aproveitar uma série de benefícios. Vamos ver quais são os principais deles?
Segurança
Atualmente, o mercado imobiliário é confiável e estável, sendo também mais lucrativo do que outras aplicações de baixo risco, como ocorre com a poupança. Como consequência, você ganha segurança e tranquilidade em um investimento que terá retorno.
Valorização
Com o tempo, os lotes tendem a se valorizar, principalmente se estiverem localizados em regiões em crescimento. A partir daí, os proprietários podem apenas aproveitar um bom lucro, seja com a venda ou com o desenvolvimento do espaço.
Economia
Em comparação à compra de uma propriedade já construída, o lote pode ser mais econômico. Além disso, os custos de manutenção de um terreno são menores do que os de uma casa ou edifício.
Pagamento
Muitos loteamentos oferecem a opção de pagamento facilitado, como aqueles feitos diretamente com a incorporadora ou os financiamentos específicos para aquisição de lotes.
Retorno financeiro
Além da valorização do próprio terreno, você pode construir uma residência ou estabelecimento comercial para alugar, se desejar. Dessa forma, além de ter a flexibilidade da escolha, você pode gerar renda passiva ao longo do tempo.
Negociação
O comprador tem a oportunidade de negociar diretamente com a loteadora responsável pelo empreendimento. Isso pode resultar em descontos especiais ou em condições de pagamento flexíveis.
Invista nos loteamentos da Ávila
Não sabe como encontrar um bom loteamento para investir? A nossa dica é conhecer a fundo os serviços da Ávila Urbanismo.
Com mais de 25 anos de história e mais de 20 empreendimentos entregues no centro-oeste paulista, a empresa é especializada no desenvolvimento de lotes residenciais. Mas vai além disso: nos especializamos em ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos. Caso tenha interesse e queira saber mais, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer os tipos de loteamento disponíveis. A nossa equipe de especialistas terá o prazer em te auxiliar ao longo desse processo.
Compartilhe
Comentários