imagem ilustrando artigo 4 dicas de decoração escandinava para você aplicar em sua casa

Você já deve saber que um imóvel é muito mais do que seu projeto arquitetônico. Os elementos que trazem beleza e elegância fazem toda a diferença e geram sensações positivas para moradores e visitantes, além de transmitir a personalidade dos proprietários. Nesse sentido, existem vários estilos que você pode adotar — e um deles é a decoração escandinava.

Caracterizado pela elegância e por criar ambientes que parecem ser de capa de revista, esse é um dos estilos de decoração ideais para quem não quer errar nas escolhas. Afinal, além de ser lindo, traz conforto e simplicidade, criando um equilíbrio incrível.

Então, que tal saber mais sobre o estilo escandinavo? Confira neste post o que é e como aplicar na sua casa.

O que é a decoração escandinava?

A decoração escandinava é um estilo que adota vários elementos com tonalidades neutras — como bege, branco e cinza — para favorecer a iluminação natural. Simples e elegante, combina elementos de madeira para aumentar a sensação de conforto, aconchego e receptividade dos ambientes. Além disso, tem um toque moderno, com linhas retas e ambientes integrados.

Essas inspirações vieram dos países nórdicos, que são caracterizados pelo clima frio e a predominância da noite. Ainda há influência da decoração minimalista, com a combinação de elementos tradicionais, clássicos e até rústicos. Os adornos tendem a ser naturais e sóbrios.

Assim, você consegue aliar conforto e aconchego à simplicidade e elegância. O resultado é mais beleza e tranquilidade para o ambiente que chamamos de lar.

Como surgiu o estilo escandinavo?

O estilo escandinavo surgiu nos países nórdicos, localizados no norte da Europa. Mais especificamente, na Noruega, na Dinamarca, na Finlândia e na Suécia. Devido às características do clima frio, as pessoas ficaram acostumadas a permanecerem em casa, em um ambiente quente, acolhedor e elegante, que explora a claridade e a luminosidade.

Por isso, as cores neutras são o foco, já que elas favorecem a propagação da iluminação natural. Ao mesmo tempo, entra a madeira para trazer mais conforto visual e a sensação de aquecimento.

Quais as principais características do estilo escandinavo?

As principais características do estilo escandinavo são a funcionalidade, a claridade dos ambientes, o minimalismo, as linhas retas, o uso de materiais naturais e os ambientes integrados. Assim, essa decoração utiliza muitas tonalidades neutras para combiná-las com a madeira, tecidos crus e lãs, por exemplo.

Para entender melhor como tudo isso funciona, veja as principais características que garantem esse resultado.

Paredes brancas

O branco deve ser usado na parede. A ideia é valorizar a luz natural e criar um ambiente simples, mas aconchegante.

Cores claras e neutras

De modo geral, as cores claras e neutras são usadas em abundância, inclusive para qualquer material usado na fase de acabamento ou revestimento. Isso vale para:

  • tintas;
  • rodameio;
  • rodateto;
  • rodapé;
  • woodpanel;
  • papel de parede.

Como quebra, aparecem o cinza, o nude e o bege. O preto serve para criar contraste.

Aproveitamento da luz natural

Como os países nórdicos são mais frios e escuros, essa tendência de decoração busca aproveitar a luz natural. Por isso, as cores claras se destacam. Dessa forma, você consegue implementar um dos principais hábitos saudáveis, que é aproveitar o sol. Além disso, faz uma boa economia de energia em casa.

Texturas e padronagens geométricas

Para trazer uma quebra aos tons claros, a decoração escandinava utiliza texturas e padronagens geométricas. Elas podem estar presentes em, por exemplo:

  • móveis;
  • quadros;
  • tecidos;
  • almofadas.

Também costuma-se utilizar muitos painéis geométricos e listras em chevron, e boiseries.

Simplicidade na composição

Nesse estilo de decoração, você adota a simplicidade. Por isso, as cores têm pouca variação, os traços são simples e as linhas são retas. Ainda é possível implementar muitos elementos do estilo DIY (faça você mesmo). Por exemplo, uma colcha feita à mão sobre o sofá, uma garrafa estilizada usada como vaso para planta ou um painel de madeira que serve como parede viva.

Valorização do natural

O estilo escandinavo busca valorizar o meio ambiente por meio de enfeites, móveis, acabamentos e revestimentos. Nesse caso, algumas dicas são usar:

Minimalismo

O estilo minimalista também influencia a decoração escandinava, que valoriza objetos funcionais. Evitar o exagero é fundamental, possibilitando manter os ambientes livres e bem aproveitados. Assim, você pode ter itens a mais, mas nunca poluir o ambiente.

Como aplicar a decoração escandinava?

Veja como aplicar a decoração escandinava a partir de 4 dicas dos principais ambientes da sua residência.

1. Decoração escandinava no quarto

Por ser um ambiente íntimo, o quarto deve ganhar tons terrosos e móveis em madeira para ser bem aconchegante. As cores claras deixam o espaço mais acolhedor, mas você também pode ter um elemento de quebra, como um móvel preto ou a cabeceira em tom escuro.

Você ainda pode investir em luminárias pendentes e espelhos de chão, além de uma poltrona de leitura ou cadeira de balanço. Aproveite para trazer mais aconchego com uma manta de pelos, por exemplo.

2. Decoração escandinava na sala de estar

Utilize móveis com linhas retas e utilize outros elementos para criar aconchego. Por exemplo, tapetes, pufes e almofadas. Ainda coloque plantas pelo ambiente. Pode ser um jardim vertical ou vasos colocados em diferentes formatos e alturas.

3. Decoração escandinava na sala de jantar

Na sala de jantar, continue a decoração escandinava do ambiente voltado para as visitas. No entanto, invista mais na iluminação natural e coloque pendentes — especialmente, feito de materiais naturais — sobre a mesa para valorizar o cômodo.

As cadeiras devem ser estofadas, mas fabricadas em madeira, assim como a mesa. Também use guardanapos de tecido, sousplat de vime ou bambu e mais.

4. Decoração escandinava na cozinha

Na cozinha, o foco deve ser as cores claras e as bancadas em estilo minimalista. Você pode colocar luminárias, até mesmo do estilo industrial, como um complemento. Já as tonalidades mais vibrantes podem ser destacadas na cesta de frutas. Caso tenha cadeiras ou banquetas, uma dica é escolher as candy colors.

Com essas dicas, você já pode colocar o estilo escandinavo em prática na sua casa. Ele é fácil de aplicar, é bonito, elegante e confortável. Além disso, permite que você brinque com a decoração, já que a paleta de cores principal é neutra.

Você ainda pode perceber que a decoração escandinava sofre influência de outros estilos, como o minimalista. Portanto, é possível complementar com elementos industriais, do Urban Jungle e de outras inspirações. Assim, consegue-se deixar a casa com a sua cara e personalidade. E você, quer decorar a sua casa? Aproveite para conhecer o blog da Ávila Urbanismo e veja outras inspirações para ter um resultado bonito e aconchegante.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo