imagem ilustrando artigo Construindo um lar a dois: como comprar lote em conjunto?

Você já considerou comprar lote em conjunto? Essa é uma decisão emocionante e estratégica para qualquer casal que planeja construir um lar juntos. Porém, essa é uma jornada que precisa de planejamento cuidadoso e comunicação eficaz. Afinal, é preciso que os parceiros estejam alinhados e seguros em sua decisão.

E engana-se quem pensa que é impossível construir com pouco dinheiro. Ao adquirir um lote, é possível economizar e ter um imóvel maior e mais sofisticado com a aplicação de menos recursos financeiros. Você pode reduzir os gastos de formas variadas. Assim, o cálculo de quanto custa construir uma casa acaba tendo um resultado menor.

Além disso, você tem um imóvel totalmente personalizado e adaptado às suas necessidades. O resultado é um lar com a sua personalidade e pode ser usado a longo prazo, desde que você tenha atenção a algumas dicas. Neste artigo, mostraremos algumas delas e ainda explicar por que vale a pena comprar um lote em conjunto. Confira!

Por que comprar um lote em conjunto?

Comprar um lote em conjunto permite construir um imóvel mais adequado à necessidade da futura família e ainda compor renda. Dessa forma, fica mais fácil obter um financiamento com a loteadora ou com o banco. Além disso, é uma maneira mais simples de organizar o orçamento e garantir que as diferentes etapas de uma obra comecem assim que possível.

Além do financiamento de terreno, é possível buscar uma linha de crédito voltada para a construção propriamente dita. O resultado é a capacidade de erguer seu imóvel do jeito que você sempre sonhou e da maneira mais simples possível.

É claro que isso depende da vida financeira do casal. No entanto, quando as duas pessoas estão focadas no alcance desse objetivo, há um engajamento maior — e isso faz toda a diferença para quem deseja construir um lar a dois.

O que considerar ao comprar lote em conjunto?

Objetivos compartilhados

É fundamental que, antes de comprar lote em conjunto, o casal esteja alinhado e tenha objetivos compartilhados. Para chegar a esse ponto, ambos devem ter o intuito de dividir a vida e construir uma família.

Mais do que isso, é necessário considerar quais são as prioridades para cada uma das pessoas. Dessa forma, consegue-se definir metas financeiras para organizar e controlar o orçamento familiar.

Metas e visões para o novo lar

Como a ideia é construir um imóvel, o casal precisa ter metas e visões semelhantes a alcançar. Quando elas forem divergentes, é necessário chegar a um consenso. Por isso, uma conversa franca é necessária para alinhar todos os pontos e comprar o melhor lote em conjunto.

Necessidades individuais e prioridades conjuntas

Considere as necessidades individuais e as prioridades conjuntas para o projeto ter todas as características necessárias. Por exemplo, quantos quartos serão necessários? Será feito o paisagismo? A casa será de 1 ou 2 andares? Tudo isso ajuda a descobrir como o novo lar deverá ficar, na visão de ambos.

Orçamento e finanças

Defina quanto cada um contribuirá financeiramente para comprar o lote em conjunto. É possível fazer a divisão pela metade ou determinar a quantia conforme a proporcionalidade da renda. Ou seja, quem ganha mais, paga mais, de acordo com essa segunda ideia.

De toda forma, a capacidade financeira conjunta ajudará a conseguir um financiamento imobiliário. Afinal, torna-se mais simples comprovar a condição de pagamento ao realizar a composição de renda.

Dicas para comprar um lote em conjunto

Defina o orçamento para a compra

Comece analisando as contas conjuntamente para saber com quanto cada um poderia arcar mensalmente. Nesse processo, avalie se existe algum valor guardado, porque ele pode servir para o pagamento à vista ou da entrada.

A partir disso, analise as formas de pagamento disponíveis. De modo geral, é possível pagar à vista ou financiado com a loteadora, ou o banco. No caso da linha de crédito com a empresa, a vantagem é a menor burocracia. Já com a instituição financeira, existe a chance de financiar a obra, o que pode valer a pena em alguns casos.

Escolha a localização

Após analisar a parte financeira, verifique a possível localização. Aqui, é necessário pesquisar áreas que atendam às preferências de ambos. Então, vale considerar fatores como proximidade de serviços, do lazer e do trabalho.

Uma boa dica é escolher um lugar calmo, mas com facilidade de acesso a outras regiões da cidade e até a outros municípios. Assim, você passa a morar em uma localização estratégica.

Ainda verifique a infraestrutura do bairro e se ele tem serviços essenciais bem executados, como asfalto e iluminação pública. Se tiver áreas de lazer próximas, muito melhor.

Avalie o lote

Faça visitas ao lote em conjunto com a outra parte, analise bem a infraestrutura e as possíveis limitações da área. Por exemplo, um terreno em aclive ou declive tende a exigir mais intervenções.

Portanto, vale a pena pesquisar bem antes de tomar sua decisão, já que os diferentes tipos de terreno interferem no orçamento para a obra. Ainda, analise o histórico da loteadora. Pesquise sobre a empresa, visite as obras do residencial e de outros bairros prontos para verificar a qualidade.

Verifique a documentação e a legalidade

No processo de análise da loteadora, aproveite para verificar a documentação e a legalidade do lote. Veja se a empresa tem todos os documentos necessários e se os fornece com facilidade.

Também discuta a divisão de propriedade nos documentos. Afinal, como você comprará o lote em conjunto, precisa garantir que tudo fique especificado dentro do que a legislação determina.

Faça o planejamento do projeto de construção do lar

A última dica é fazer o planejamento do projeto de construção do imóvel. Nesse sentido, é interessante contratar arquiteto. Esse profissional identifica todas as necessidades do casal e fazer com que elas sejam atendidas da melhor forma possível e dentro do orçamento estabelecido.

Dessa forma, é possível até economizar mais. Afinal, a chance de haver erros e atrasos se torna menor e isso influencia o custo.

Com todas essas informações, fica claro que comprar lote em conjunto é uma jornada que pode fortalecer o relacionamento. É preciso ter uma boa parceria e isso exige criar uma base sólida para a vida conjunta.

Nesse cenário, a Ávila Urbanismo é a melhor opção de loteadora para a realização desse sonho. Com empreendimentos com metragens que variam de aproximadamente 150 m² a 400 m², você encontra o seu lote na melhor localização de cada cidade em que atuamos.

Assim, você consegue morar em Bariri, Botucatu, Duartina, Lucianópolis, Pardinho, Piratininga ou Taquarituba com a melhor qualidade de vida. Afinal, comprar lote em conjunto é apenas uma das etapas para começar a sua vida a dois.

Então, que tal iniciar o planejamento dessa fase? Conheça os loteamentos da Ávila Urbanismo e entenda por que vale a pena visitá-los!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo