Saber como comprar um terreno adequado às suas necessidades depende de avaliar diferentes fatores. O que é importante para você? O que considerar na hora de fazer essa avaliação? Explicamos neste conteúdo.
Conseguir a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, aquele ditado que diz que “quem compra terra, não erra” continua valendo e é bastante útil. A questão que permanece é: como comprar um terreno? A resposta depende das suas preferências.
Nessa hora é preciso seguir algumas dicas principais, que vão mostrar como tomar uma decisão acertada. Esse é o foco deste artigo, que ainda vai mostrar por que vale a pena comprar um terreno. Acompanhe!
Por que comprar um lote?
Adquirir um terreno para construir o imóvel é a opção de milhares de brasileiros e sempre está entre os principais destinos de aplicação de valores guardados. Para ter uma ideia, o Raio X do Investidor 2019, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostra que, em 2018, 8% da população tomou essa decisão para sua vida.
A compra de terrenos, lotes e casa própria ficou na 3ª colocação do ranking. Muitos escolhem essa alternativa para saírem do aluguel, enquanto outros optam para produzir renda, ou seja, alugar o imóvel e receber o valor da locação ou vender o imóvel e construir outros.
O mesmo levantamento ainda deixou claro que 33% das pessoas — a maior parcela — desejavam comprar um imóvel ou um terreno em 2019. Se esse também é o seu desejo, saiba que a compra de um lote é a alternativa mais acertada.
Por quê? Existem vários fatores que justificam essa opção. Veja quais são eles!
Personalização da casa
Comprar um terreno permite definir como você quer sua casa para planejar e construir da forma que deseja. Da mesma forma, é possível determinar a qualidade de cada material utilizado e acompanhar todas as etapas do projeto.
Redução de custos
Construir o imóvel desejado permite economizar, porque você define as etapas e os materiais de acordo com o seu orçamento. Uma boa ideia é contratar um arquiteto ou um engenheiro, porque ele verá possibilidades de redução de custos. Você ainda gasta menos com a burocracia relativa a impostos e taxas do município.
Valorização do imóvel
Ter a característica de ser um bem durável faz o imóvel não sofrer depreciação de valor. Quando você constrói sua casa, ela se valoriza. O aumento do preço também ocorre devido a melhorias na infraestrutura da região e outros fatores positivos.
Construção de um patrimônio
Pode ser direcionado para moradia própria ou para locação, o imóvel sempre constitui a formação de patrimônio. Você pode revendê-lo no futuro ou manter como herança para os seus filhos.
Como comprar um terreno? Veja 7 dicas para encontrar o ideal
Os detalhes que levam à compra do lote mostram por que é uma boa ideia construir a sua casa. Agora é preciso entender como comprar um terreno. O foco, aqui, precisa ser a qualidade e a segurança das transações.
Então, o que fazer? Vamos apresentar algumas dicas práticas a seguir. Confira!
1. Pesquise o histórico da empresa responsável pela venda
O primeiro passo é ver se a loteadora com a qual você vai fechar a parceria vale a pena. Aqui, é importante analisar o histórico, ver quantos projetos já foram lançados e qual é a satisfação dos clientes. Aproveite para visitar o local e conversar com os corretores.
Observe ainda o tempo de experiência da marca e se existe um grupo maior por trás das operações. Esse é um indicativo de segurança e confiabilidade.
2. Defina as pretensões para o espaço
A construção do seu imóvel depende do que deseja. Por isso, considere suas preferências e seus objetivos. Pense sobre: vista, localização, silêncio, contato com a natureza, infraestrutura da região, etc.
Uma boa dica é investir em bairros planejados e residenciais fechados. Geralmente, eles oferecem segurança, áreas verdes, locais de recreação para as crianças e outros benefícios que contribuem para a qualidade de vida.
3. Considere a localização
O bairro em que o terreno está localizado também faz toda a diferença. Como é o acesso? São oferecidos serviços básicos, como água, luz e saneamento básico? É fácil chegar ao seu trabalho e/ou às escolas das crianças? Fica próximo de postos, conveniências e supermercados?
Analise esses fatores, sempre de acordo com o que é sua preferência. Por exemplo, existem pessoas que preferem morar longe, mas ter mais contato com a natureza. Enquanto isso, outras optam por locais agitados e há quem queira apenas uma vizinhança tranquila. Ou seja, não existe uma fórmula mágica. Tudo depende do que você quer.
4. Conheça as possibilidades de pagamento
As empresas oferecem diferentes condições para quitar o valor do terreno. Sempre existe a chance de pagar à vista. Nesse caso, há mais possibilidades de negociação e obtenção de descontos. No entanto, também existem outras oportunidades.
Aqui, vale a pena entender como funciona o financiamento. Muitas vezes, a loteadora oferece essa possibilidade. Em outros casos, você precisa fazer o processo por meio de alguma instituição financeira.
Confira, ainda, oportunidades únicas, que tragam algum benefício específico, como redução de juros ou abatimento dos valores. Desse modo, você tem uma chance maior de fechar um bom negócio.
5. Cuide da documentação
O terreno precisa estar de acordo com a legislação municipal. Peça para ver os documentos e confira as certidões negativas de ônus, de propriedade e de alienação. Ainda é importante ver se a localização é permitida pela Prefeitura. Assim, você evita comprar um lote em uma área de proteção ambiental, por exemplo.
Essas informações podem ser repassadas pela loteadora. Você também pode conferir direto no Cartório de Registro de Imóveis. Verifique, ainda, a matrícula individual do terreno, que é como uma certidão de nascimento da propriedade.
Tenha em mente que todas essas informações são mais seguras quando você conta com uma empresa confiável. Assim, em caso de problemas, será possível regularizar a pendência. No entanto, é provável que tudo esteja regularizado.
6. Confira possíveis restrições à construção
A aquisição do lote precisa atender às suas expectativas. Caso contrário, a possibilidade de personalização do imóvel ficará mais difícil. Por isso, vale a pena considerar possíveis limitações à construção.
Por exemplo, o plano diretor de alguns municípios determina que as casas em determinadas áreas devem ter até dois pavimentos, apenas. Portanto, mais que saber como comprar um terreno, é válido entender as restrições para buscar outra alternativa, se necessário.
Determinados bairros planejados e residenciais fechados também podem ter restrições para construção, sendo todas previstas em contrato.
7. Considere as novas opções de bairro
Uma possibilidade para economizar e ter qualidade de vida é comprar um terreno em uma região nova da cidade, por exemplo, em um bairro planejado. Esses locais costumam ter preços acessíveis e condições similares àqueles mais valorizados da cidade.
É uma forma, portanto, de fazer um investimento. Por isso, vale a pena ampliar a sua busca e verificar as opções disponíveis..
Por exemplo, o Residencial Ávila Piratininga, em Piratininga, tem terrenos de 400 m² em um loteamento fechado de alto padrão. Outro exemplo é o Residencial Jardim das Américas, em Bariri, com terrenos de 300 m². Em qualquer um desses casos, há bastante espaço para construir o que deseja e ter a casa e a qualidade de vida que sempre desejou.
Agora você já sabe como comprar um terreno e só precisa conhecer uma loteadora confiável. A Ávila Urbanismo oferece loteamentos residenciais com transparência, infraestrutura e comprometimento com o cliente. Assim, você conquista o seu sonho.
Achou interessante e quer conhecer mais sobre a Ávila Urbanismo? Acesse nosso site e conheça nosso trabalho voltado para a sustentabilidade e satisfação dos clientes!
Compartilhe
Comentários