imagem ilustrando artigo O guia completo para criar uma área gourmet em casa

Ao construir um imóvel, ele é todo projetado para atender as necessidades da família. Nesse momento, uma tendência crescente é a área gourmet, que proporciona um espaço adequado para receber amigos e realizar programas familiares.

Você já pensou em contar com essa área na sua residência? Muitas pessoas não entendem exatamente o que é esse espaço ou como ele pode ser desenvolvido. Então, preparamos um guia completo sobre o tema.

Continue a leitura para entender o que é uma área gourmet, como criar o espaço e como fazer uma decoração incrível. Acompanhe!

O que é uma área gourmet?

Para entender do que se trata esse espaço, vale compreender o termo gourmet. Ele tem origem francesa e se relaciona com a arte da culinária, com comidas e bebidas de alta qualidade. O conceito passou a ser bastante aplicado a restaurantes e estabelecimentos especializados, mas também ganhou espaço nas residências.

A ideia de um espaço gourmet é criar um local com diversos itens voltados à culinária, criando um ambiente personalizado para cozinhar e recepcionar pessoas. É bastante comum fazer programas familiares que envolvam refeições como jantas, almoços e outros eventos íntimos com os amigos.

Dessa maneira, a área gourmet se torna o ambiente ideal para recepcionar amigos, com um ar mais descontraído e agradável. Em vez de ficar entre a cozinha e a sala da residência, há um espaço totalmente personalizado para proporcionar ótimas experiências. 

Quais são os benefícios desse espaço?

Uma pergunta comum ao avaliar a possibilidade de ter uma área gourmet em casa é se vale a pena investir nisso. Afinal, por que não utilizar os espaços comuns, como a cozinha ou uma churrasqueira simples? 

A verdade é que esse espaço consegue trazer benefícios importantes, proporcionando mais integração e aproveitamento do momento. Confira algumas vantagens de contar com esse ambiente na sua casa!

Mais opções de lazer e convívio

Os espaços de lazer em casa são importantes para o dia a dia, afinal, nem sempre as pessoas querem sair de casa para conseguir ter momentos de diversão e relaxamento, não é? O espaço gourmet consegue trazer alternativas interessantes, já que eles integram ferramentas e utensílios culinários com móveis voltados ao conforto.

Se a família tem pessoas que gostam de cozinhar e testar pratos novos, essa também é uma alternativa para aproveitar o hobby. Outro ponto é que a recepção de pessoas fica mais agradável, já que há um espaço desenvolvido apenas para isso, sem envolver os espaços mais intimistas da casa. Uma ótima opção para a privacidade.

Valorização do imóvel

Cada vez mais as pessoas valorizam os espaços de convivência e opções de lazer em casa. Dessa maneira, a criação de uma área gourmet agrega valor ao imóvel. 

Mesmo que a sua família vá morar no local, ele faz parte do patrimônio e deve ser preservado. Ademais, nunca se sabe quando surgirá a necessidade de mudança. Portanto, vale contar com alternativas que ajudem a valorizar a propriedade.

Como montar uma área gourmet completa?

Agora que você já sabe o que é uma área gourmet e as suas vantagens, vale a pena conhecer as principais dicas para montar um espaço incrível na sua residência. Para isso, listamos os principais passos que devem ser observados no projeto. Confira!

Considere o local

Para começar, é preciso verificar o local onde será criado o ambiente. Por exemplo, uma área gourmet externa costuma ser mais flexível em relação ao espaço, já que quando é construída em varandas ou terraços há maior limitação.

Além disso, é preciso considerar qual tipo de área trará mais conforto. Em alguns locais, os espaços internos podem ser mais vantajosos por permitir o uso de sistemas de aquecimento ou resfriamento, para lidar melhor com as épocas de muito frio ou calor.

Outra opção é criar os espaços versáteis, que podem contar com portas articuladas que permitem fechar totalmente o ambiente em determinadas épocas, enquanto mantém ele aberto em outras. O suporte do profissional responsável pelo projeto também ajudará nessa decisão, já que ele avaliará o perfil da família para apresentar as possíveis soluções. 

Avalie o espaço disponível

O espaço disponível trata das dimensões do local, já que isso influenciará nos móveis e na sua disposição. Para definir o projeto e conseguir escolher a mobília ideal, tire todas as medidas, considerando também espaços das portas, altura das janelas, locais das tomadas e saídas de encanamento, se for o caso. 

É muito importante que o ambiente permita uma boa circulação de pessoas e se mantenha funcional. O excesso de mobília no espaço pode fazer com que o local fique desconfortável, principalmente quando houver muitas pessoas. 

Se o ambiente não for muito amplo, existem alternativas que podem ajudar na otimização do espaço, como o uso de móveis planejados e itens multifuncionais. 

Defina o estilo de decoração

Se você já pesquisou como decorar a casa, se deparou com os diferentes estilos disponíveis. Porém, eles também podem ser usados para o espaço gourmet, seguindo o mesmo do restante da residência ou inovando. Para ajudar na decisão, listamos os mais comuns, veja só!

Rústico

O estilo rústico se inspira em casas de campo e decorações mais antigas, contando com características como uso da madeira natural, tijolos a vista, móveis antigos e objetos artesanais. Sem dúvidas, ele combina com as áreas gourmet, especialmente quando as pessoas desejam apostar em um fogão a lenha e outros elementos do tipo.

A opção também conta com muitas plantas e materiais de origem natural, dando um destaque para a natureza. Isso também pode ser considerado na escolha de estampas e outros objetos que vão compor o ambiente. 

Moderno

O estilo moderno é outra opção disponível. Nesse caso, vale investir em móveis e eletrodomésticos sofisticados, materiais e cores fortes que trazem contraste, além de objetos que complementam o estilo.

Aqui, o uso de revestimentos como granito e mármore são bastante comuns, assim como vidro e outras superfícies para trazer brilho. Outra característica comum é a utilização de móveis e designs focados em linhas retas e formas geométricas.

Industrial

A decoração industrial é inspirada em galpões dos anos 50, com tubulações aparentes, metais, concretos e madeira. Cores escuras predominam, mas é possível utilizar outros tons para dar contraste, especialmente com cores fortes.

Nos espaços fechados, as janelas grandes também ajudam a compor o estilo. Nesse caso, os eletrodomésticos pretos e em inox são mais comuns, combinando com os demais elementos da decoração. 

Além desses, existem outros estilos, como o minimalista ou o vintage. Também é possível mesclar elementos de diferentes tipos de decoração para refletir a personalidade da família. 

Escolha os equipamentos

A decisão sobre os equipamentos que vão compor a área gourmet é essencial para que ele cumpra a sua finalidade. Nesse caso, vale pensar nos itens que serão utilizados para preparar os alimentos desejados como churrascos, pizzas, entre outros. A seguir, listamos os mais utilizados e como escolher os ideais.  

Churrasqueira

A churrasqueira costuma ser indispensável para o espaço gourmet. O mais comum são os modelos a carvão, que exigem a construção de uma estrutura de chaminé para a saída de fumaça. No entanto, quando não é possível adotar esse modelo, vale considerar os modelos a gás que também contam com um design incrível. 

Para complementar, vale ter coifas ou depuradores de ar para sugar a fumaça e evitar que ela tome conta do ambiente. Sem esse cuidado, o churrasco pode resultar no acúmulo de fumaça, afetando a casa toda e, até mesmo, incomodando os vizinhos. 

Fogão

O fogão é outro item essencial, afinal, ele permite realizar uma diversidade de preparos. É possível optar pelos modelos tradicionais, com forno embutido, ou os cooktops. 

Também existem modelos por indução ou a gás, para satisfazer os diferentes gostos e necessidades. Para quem gosta de modelos rústicos ou aproveitar opções diferenciadas, os fogões a lenha ainda fazem sucesso em muitos espaços. 

Forno 

Outro equipamento utilizado nos espaços gourmet é o forno. Os modelos elétricos são comuns nos espaços, mas é preciso ter atenção na escolha do tamanho, já que isso limita as opções de preparo.

Para quem gosta de preparar massas, especialmente pizza, o forno a lenha faz sucesso. Nos dias frios, ele pode ser usado como lareira: basta queimar a lenha para esquentar o ambiente. 

Geladeira

Ter uma geladeira no espaço facilita o armazenamento de comida e permite guardar as bebidas para receber as visitas. O tamanho e os detalhes do eletrodoméstico variam conforme as suas necessidades.

Além disso, você pode contar com outros equipamentos, como uma cervejeira e uma adega, para manter as bebidas em temperatura ideal para o consumo. 

Pia

Muitas vezes, o foco do projeto são os móveis e equipamentos, e a pia fica de lado. Todavia, ela deve estar presente no projeto. No espaço gourmet é comum optar por cubas maiores, que permitem a limpeza fácil de espetos, grelhas e outros utensílios grandes. 

O restante do balcão precisa ter espaço para alimentos, além de deixar o escorredor e outros itens que podem ser necessários no dia a dia. Se você busca praticidade, considere comprar uma lava-louças para complementar. 

Utensílios de cozinha

Além do que já foi citado, existem equipamentos e utensílios de cozinha que são importantes e podem ser adquiridos para compor o espaço — assim, você também evita o leva e traz da cozinha. 

Novamente, tudo depende dos seus objetivos com a área, mas alguns itens comuns são:

  • processador de alimentos;
  • liquidificador;
  • batedeira;
  • panelas;
  • jogo de facas;
  • pratos e talheres;
  • coqueteleira e outros utensílios para preparar drinques.

Defina os revestimentos

Um dos pontos de atenção para criar a área gourmet é pensar nos revestimentos dos pisos e paredes. Como o espaço é focado no preparo de alimentos, procure alternativas que sejam fáceis de limpar. Para tanto, existem duas características essenciais: ser impermeável e antiaderente. 

Opções como porcelanato, lajotas, azulejos e cerâmica são bastante comuns nos pisos. As paredes também podem contar com essa alternativa, utilizando tintas especiais de fácil limpeza ou acabamentos de tijolos à vista e outros materiais semelhantes.

Escolha a mobília

A mobília, sem dúvidas, fará toda a diferença na construção do espaço. É preciso contar com balcões, bancos, sofás e outros móveis para acomodar todas as pessoas, enquanto traz toda a funcionalidade necessária para o ambiente

Para ter o melhor aproveitamento do espaço e maior personalização, considere contar com móveis planejados. Todas as peças são desenvolvidas de maneira complementar, criando uma unidade e focando na otimização dos espaços. 

Porém, nada impede que você adquira todos os itens separadamente, comprando peças prontas. Em qualquer situação, é importante ter atenção aos revestimentos, seguindo o mesmo conselho dado em relação aos pisos e paredes: eles precisam ser fáceis de limpar.

As bancadas e ilhas costumam fazer sucesso nesses espaços, permitindo que todos se sintam próximos. Isso facilita a interação com as visitas, permitindo que os responsáveis pela cozinha interajam normalmente. 

E se o objetivo é garantir conforto, vale contar com sofás e puffs para descanso. Para quem gosta de assistir filmes, séries ou acompanhar esportes, uma televisão pode ser um ótimo complemento. 

Tenha um projeto de iluminação

Por fim, pense no projeto de iluminação. Ela deve ser versátil, para ser aconchegante e facilitar as tarefas realizadas no local. Um ponto importante é priorizar a luz natural durante o dia, com janelas e aberturas que também colaboram com a ventilação. 

Além disso, vale contar com diferentes fontes de iluminação artificial como luminárias e spots de luz. A ideia é que a iluminação consiga criar um ambiente aconchegante, enquanto permite o uso de pontos específicos para enxergar melhor.

Afinal, a coloração dos alimentos deve ser observada para garantir a qualidade e o ponto correto nas refeições. Aqui, a iluminação direta é essencial, feita com lâmpadas de luz fria. Já a luz quente pode ser usada nos outros pontos, para trazer mais aconchego.

Assim, conte com diferentes opções que permitam o controle independente. Isso traz flexibilidade e permite iluminar o ambiente conforme a necessidade e o objetivo de cada momento.

Como valorizar a decoração da área gourmet?

Depois de seguir todas as dicas para criar a área gourmet, que tal valorizar a decoração? Para enriquecer e personalizar o ambiente, é possível apostar em uma variedade de objetos como quadros, plantas, vasos, colagens, entre outros.

Nesse momento o que vale é o seu estilo, então busque peças que reflitam a sua personalidade para deixar o espaço mais aconchegante e divertido. 

Se você gosta de plantas, as hortas internas ou verticais podem ser uma solução: ervas frescas, frutas e verduras colaboram com a decoração e ainda garantem alimentos mais frescos. 

Outra dica é usar os próprios utensílios de cozinha como parte da decoração. Um jogo de facas em um apoio diferenciado, mesmo que ainda seja utilizado, pode compor o ambiente. Panelas de barro e de ferro também são bastante usadas como elementos decorativos.

Ainda, é possível pegar objetos que não são mais utilizados para a composição. Um bule pode virar um vaso de planta, tábuas de corte podem ser usadas como quadros ou apoio de panelas. Não há limites: use a criatividade para garantir detalhes únicos no espaço.

Viu só? Seguindo as nossas dicas, esperamos que você consiga criar e decorar a área gourmet da sua casa. Desse modo, você terá mais opções de lazer e descanso, além de ter um espaço incrível para recepcionar amigos e familiares. 

Curtiu esse post? Compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam essas dicas incríveis!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo