Quando você decide pela construção de uma casa, precisa escolher entre arquiteto e engenheiro. Apesar de muita gente acreditar que esses dois profissionais têm funções equivalentes, a verdade é que cada um tem um foco diferente. Por isso, entender o que eles fazem ajuda a definir qual opção é a melhor.
Então, quando contratar arquiteto? Basicamente, quando você busca construir um imóvel com diferencial cultural e estético. E quando o engenheiro é indicado? Nesse caso, a atenção é direcionada aos aspectos técnicos e práticos da obra.
Percebe como existe diferença entre arquiteto e engenheiro? Ainda tem mais detalhes a observar na sua escolha. Por isso, criamos este texto para você saber se deve contratar os dois ou se apenas um deles é suficiente para as diferentes etapas de uma obra. Confira!
As funções do arquiteto
As funções do arquiteto são a elaboração de plantas, planos e projetos, com definição de acabamentos, materiais, metodologias e técnicas. Ou seja, ele pode projetar edificações e delimitar seus detalhes. No entanto, ele tem um olhar voltado à estética. Por isso, tem uma atenção bastante direcionada aos materiais e revestimentos internos e externos.
O arquiteto também é o profissional ideal para definir aspectos de iluminação e estilos de decoração da obra. Por exemplo, se o imóvel terá um design industrial, boho chic, moderno, contemporâneo, minimalista etc.
Todos esses critérios são definidos a partir das necessidades e preferências dos moradores do local. Por isso, um resumo do foco dos arquitetos é o seguinte:
- máximo aproveitamento do terreno;
- distribuição adequada dos ambientes do imóvel;
- ventilação e iluminação ideais;
- funcionalidade.
As funções do engenheiro
Portanto, as funções do engenheiro são criar projetos de edificações e executá-los. Ele tem uma atenção maior com os aspectos técnicos e práticos. Por isso, calcula as dimensões, realiza a adequação da obra ao terreno e administra a construção.
Uma diferença entre arquiteto e engenheiro é que esse segundo profissional cuida de aspectos estruturais, de saneamento, hidráulica e geográficos. Assim, ele também elabora os desenhos técnicos e define o que será feito junto à equipe de construção civil.
Portanto, um resumo das funções do engenheiro é o seguinte:
- gerenciamento dos profissionais da obra;
- redução do desperdício de materiais;
- organização do canteiro de obras;
- execução da obra;
- programação das instalações elétrica, hidráulica, de esgoto e gás;
- documentos necessários para obra de construção civil.
As principais diferenças entre arquiteto e engenheiro
As principais diferenças entre arquiteto e engenheiro são as funções de cada profissional. O primeiro cuida mais dos aspectos estéticos e pensa na relação entre a obra, os moradores e o meio. Já o segundo atenta a aspectos de saneamento, hidráulicos e foca a funcionalidade dos espaços.
Os órgãos profissionais de cada um deles também é diferente. O arquiteto é vinculado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), enquanto o engenheiro é registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Devido a essas diferenças, você pode contratar arquiteto e engenheiro, ou apenas um deles. O que vai determinar? Na verdade, o tamanho da obra que será realizada.
Por exemplo, para erguer uma casa, é provável que você precisará de ambos, mesmo que qualquer um deles consiga um alvará de construção. No entanto, como cada profissional tem um foco diferente, pode ser interessante ter a ajuda dos dois.
As vantagens de contratar profissionais da engenharia e arquitetura
Arquiteto e engenheiro têm responsabilidade técnica
Qualquer um dos profissionais pode supervisionar a obra e ter cuidado para que tudo seja executado conforme o esperado. Isso porque eles são habilitados para a função e obrigatórios para evitar qualquer multa ou embargo.
Os profissionais conseguem reduzir custos
Ainda que a contratação de engenheiro e arquiteto seja um gasto a mais, ele se torna um investimento devido ao retorno que oferece. Afinal, esses profissionais conseguem economizar nos materiais, na construção (com menos erros e retrabalhos) e na burocracia da prefeitura.
A obra tem mais qualidade
Quando executadas por um arquiteto ou engenheiro, as obras têm mais qualidade. Eles conseguem reduzir os erros e garantir que os itens essenciais sejam incluídos, ao mesmo tempo que usam soluções inovadoras.
Você consegue economizar tempo
A obra realizada sob a supervisão de arquiteto e engenheiro é mais rápida. Isso acontece pelo projeto bem desenvolvido e pelo conhecimento do mercado, que ajuda até na compra dos materiais e na economia desse gasto.
Há mais segurança
Tanto engenheiro quanto arquiteto conhecem os critérios necessários para que o imóvel fique seguro. Eles cuidam de toda a estrutura e garantem que a obra seja feita com o máximo de segurança para moradores e profissionais.
Saiba quais dos dois profissionais contratar
A diferença entre arquiteto e engenheiro pode causar uma dúvida sobre a contratação. Aqui, é importante saber que ambos são importantes. Mas o engenheiro é responsável pelos aspectos estruturais da obra, enquanto o arquiteto busca agregar valor à construção.
Portanto, com a ajuda de um arquiteto, os ambientes ficam mais bonitos e harmônicos. Por isso, o ideal é que esse profissional elabore o projeto arquitetônico.
Enquanto isso, o engenheiro é melhor para o desenvolvimento do projeto estrutural. Agora, se você quer fazer uma reforma pequena, apenas um deles pode ser contratado. O melhor depende do que você quer fazer.
Assim, se você quer construir uma casa do zero, precisa ter esses dois profissionais e uma loteadora confiável. A Ávila Urbanismo tem vários empreendimentos nas cidades de Bariri, Botucatu, Duartina, Lucianópolis, Pardinho, Piratininga e Taquarituba.
Entre as opções estão o Residencial Santa Clara, com lotes que variam de 260 m² a 290 m², o Ávila Piratininga 2, com áreas de 400 m², e o Jardim Talismã, com espaços entre 160 m² e 200 m².
Ainda há muitas outras alternativas que poderão ser adquiridas para você construir o imóvel que sempre sonhou. Assim, você poderá contratar arquiteto e engenheiro para otimizar e reduzir custos da sua obra, evitando erros e garantindo o máximo de beleza.
Então, que tal encontrar o lote certo para você? Conheça os loteamentos da Ávila Urbanismo, veja todos os benefícios e confira aquele que atende ao que você procura.
Crédito da imagem: Freepik.
Compartilhe
Comentários