imagem ilustrando artigo Como investir em treinamentos pode transformar sua empresa

A Ávila Urbanismo e o coach Allan Sato falam sobre os benefícios de treinamentos para as empresas que investem em seus funcionários

Funcionários ministrando treinamentos numa sala de escritório
Em 2019 o setor de Treinamento & Desenvolvimento teve uma média de R $ 652 investidos por colaborador nas empresas brasileiras || Foto: Reprodução / Canva

Uma das principais preocupações que envolve gerir uma empresa é manter o padrão de qualidade de seus serviços, que só é garantido com profissionais qualificados. Para além disso, os treinamentos, junto de uma cultura organizacional consolidada, proporcionam um quadro de funcionários competentes. Assim, todos ficam mais satisfeitos com o próprio trabalho e com o ambiente empresarial.

Investir em treinamentos é, portanto, potencializar como habilidades da equipe e mantê-la em constante evolução. Assim aumenta-se a eficácia do time e possibilita os melhores resultados para a empresa.

Ao notar um melhor desempenho na realização das próprias tarefas a partir do investimento da empresa, o colaborador se sente valorizado. Isso o faz refletir sobre seu futuro profissional e vê possibilidades de evoluir dentro da organização.

Despertar no colaborador essa visão a longo prazo dentro da instituição beneficia também a própria empresa. É dessa forma que a instituição retém funcionários e se destaca dos concorrentes. Maurício Vaquero , sócio e Diretor da Ávila Urbanismo, reconhece o investimento nos funcionários como um diferencial da empresa.

Tendo conquistado o selo de Great Place to Work (GPTW) em abril de 2021, a Ávila foi reconhecida como um ótimo lugar para trabalhar. Essa é uma conquista coletiva, reflexo de um bom ambiente empresarial formado com a constante valorização de seus membros.

“Somos uma empresa que se valoriza pelos cérebros e é isso que nos diferencia da nossa concorrência”, afirma Maurício.

Motivados com a rotina, os profissionais ficam melhor preparados para lidar com as adversidades do dia a dia. Assim aprimoram sua capacidade de resolver problemas, compreendendo os processos da empresa como um todo. 

Ter o incentivo para aprender como todas as engrenagens funcionam juntas e não só se concentrar numa tarefa específica é enriquecedor para o funcionário. Isso porque ele aumenta a capacidade de identificar erros e desenvolver estratégias para corrigi-los.

Além de melhorar sua atuação, o investimento da organização aprimora as habilidades do time. Isso faz com que, juntos, desenvolvam planos de ação e auxilia no sentimento de pertencimento da equipe. 

Assim, os colaboradores se sentem integrados ao time e ficam cientes da sua importância para o negócio. Com isso, soma-se a criação da missão, visão e valores da empresa, que reflete a filosofia da instituição.

CULTURA ORGANIZACIONAL

Funcionários dando as mãos em comemoração numa sala de escritório
Segundo levantamento da Education First, empresas que investem em treinamentos podem crescer 5% a mais do que aquelas que não o fazem || Foto: Reprodução/Canva

Fazer com que todos os integrantes ajam de acordo com a política da empresa e com os mesmos ideais é o sonho de muitas instituições. Mas para que isso aconteça, a comunicação interna tem que ser fortalecida, principalmente entre gestores e suas equipes.

Ter uma cultura de feedback e encontros frequentes para a troca de ideias é também uma forma de treinamento. Pois desenvolve os colaboradores e oferece um melhor entendimento da gestão sobre os problemas enfrentados no dia a dia.

Para que isso seja efetivo, além de aproveitar da melhor forma os treinamentos oferecidos, é necessário estruturar a ponte de diálogo com a equipe. Dessa forma cria-se o pensamento crítico e a capacidade de inovação por meio da troca de conhecimento.

A Ávila Urbanismo vai de acordo com essa tática e mantém reuniões regulares sobre olhar estratégico. Paulo Farache, Analista de Vendas e Gestor do Time de Comunicação, defende:

“Ter uma visão empresarial e estratégica permite enxergar as mudanças no entorno e, até mesmo, antecipá-las. Assim, capacitar as pessoas ao seu redor facilita essas transições de estratégias”.

Maurício acrescenta trazendo luz a um ponto essencial: além das estratégias, a cultura e os valores da empresa também são mutáveis. Por isso é importante que as pessoas entendam em quais pilares a organização se sustenta e onde quer chegar num futuro próximo. Isso é essencial para que aja uma contribuição positiva na criação de uma filosofia.

“A cultura e os valores são a realidade que a gente vai colocar em prática e é importante que as pessoas contribuam para isso de maneira consciente”, completa Maurício.

Com “consciente” o Diretor enfatiza a necessidade de ter um senso de unidade tanto nas decisões profissionais, quanto nas ações cotidianas no escritório. Saber que a cultura da empresa é construída diariamente pelos funcionários os faz refletir sobre quais atitudes eles querem se ver representados.

RESULTADOS

Funcionários ministrando treinamentos numa sala de escritório
Segundo Allan Sato, os treinamentos têm como objetivo trazer resultados práticos para a empresa || Foto: Reprodução/Canva

Aliás, conhecimento, inovação e aprendizado foram palavras muito presentes no último treinamento da Ávila Urbanismo. Ministrado no último dia 02, o palestrante foi Allan Sato, Coach Executivo pela International Association of Coaching-Institutes.

Trabalhando esses pontos, Allan guiou a conversa de modo a mostrar de que forma eles se relacionam com situações presentes no cotidiano da empresa. Além disso ele mostra como, nesses momentos, é possível desenvolver a liderança.

Essa personalização do treinamento trazendo exemplos práticos dos próprios funcionários é essencial segundo o palestrante. Por esse motivo ele alinha as expectativas com o grupo e se adequa ao contexto da empresa. Desse modo as conexões são, de fato, efetivas.

“As abordagens têm que estar conectadas. Receitas prontas não dão certo. Acredito no poder de customizar as abordagens, isso tira as pessoas da zona de conforto ”, afirma Allan.

Além de prezar por essa conexão, o coach defende que o investimento em treinamentos seja realizado de forma constante. Ele afirma que, só dessa forma, os ensinamentos passam a incorporar a cultura da empresa.

Atuando junto da Ávila desde 2017, Sato vê os resultados desse trabalho refletido num amadurecimento da empresa. O que resulta num crescimento tanto em questão de estrutura, quanto em formação de líderes capacitados.

“De lá pra cá vi grandes coisas serem feitas, pessoas serem transformadas, a cultura da empresa ser empoderada. Tudo isso é fruto de um trabalho consistente ”, afirma ele.

E é exatamente esse o resultado esperado ao final das palestras: ver que as pessoas e as organizações saíram melhores do que entraram. Que todos desfrutem da iniciativa de desenvolvimento e que consigam aplicar no dia a dia o que foi aprendido.

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