Você pensa em construir um imóvel? Se tem esse objetivo, é provável que esteja em dúvida entre casa térrea ou sobrado. Ambos os projetos têm suas vantagens e desvantagens. Então, como escolher?
O primeiro passo é reconhecer as diversas possibilidades existentes. Afinal, quando você construir, pode fazer o que e como quiser — Inclusive, escolher quantos andares quer ter em sua casa, desde que esteja conforme as leis municipais.
O que considerar nesse processo de avaliação? Neste post esclareceremos quais aspectos são úteis para ter a sua casa dos sonhos. Que tal conferir?
O que considerar no projeto da casa própria?
Tanto a casa térrea quanto o sobrado tem seus pontos positivos. Na hora de realizar o seu sonho de ter um imóvel, é preciso considerar as características dessas duas possibilidades. Dessa forma, conseguirá decidir corretamente.
Afinal, esse é um dos maiores objetivos dos brasileiros. Para ter uma ideia, uma pesquisa identificou que 87% dos brasileiros valorizam mais ter a sua casa própria do que ter filhos, religião e estabilidade financeira. Ou seja, essa é uma das principais prioridades. Em uma escala de 0 a 10, a nota média chegou a 9,7.
Apesar disso, outro estudo indicou que 70% dos brasileiros já conseguiram realizar esse desejo. Além disso, o levantamento demonstrou que 62% dos entrevistados moram em imóveis quitados, 8% em financiados, 27% pagam aluguel e 3% ficam em lugares emprestados ou cedidos.
Qual é a sua situação? Qualquer que seja a resposta, a verdade é que você precisa considerar se deseja casa térrea ou sobrado. Afinal, essa escolha perpassa tanto a compra do primeiro quanto de outros imóveis. Por isso, apresentaremos as características de cada uma dessas alternativas para você escolher a melhor opção.
Casa térrea
Ainda que o design seja moderno, ela é geralmente voltada para quem prefere um estilo tradicional e clássico, visto que é o padrão mais comum para casas. Nesse modelo, não existem escadas, já que todos os cômodos ficam em apenas um único andar.
Por isso, é a alternativa mais indicada para famílias com crianças, animais de estimação e idosos. Outros benefícios são:
- integração dos ambientes;
- economia e rapidez na obra;
- tempo reduzido de construção;
- segurança e praticidade por não ter escadas;
- valorização da estética por meio dos telhados;
- facilidade de locomoção para todos os moradores;
- versatilidade na escolha e no reposicionamento dos móveis;
- menos custo para erguer a obra, já que a complexidade estrutural é menor;
- valorização da decoração, já que é possível manter o estilo em todo o imóvel;
- possibilidade de ampliar o imóvel e até transformá-lo em um imóvel de dois andares no futuro.
Além disso, não é necessário contar com uma estrutura muito robusta para sua construção, possibilitando a economia no projeto e na obra. Por outro lado, é um estilo que exige um espaço maior de terreno.
Outro fator relevante é a dificuldade de encontrar casas térreas em grandes cidades. Afinal, o aumento da população leva a bairros mais compactos. Assim, as construções verticais são favorecidas.
Porém, você encontra bons lotes e terrenos em bairros planejados e condomínios fechados. Isso vale tanto para cidades maiores quanto para aquelas do interior. Dessa forma, é possível morar em um local estratégico, mais tranquilo e com mais qualidade de vida.
Outra desvantagem é que a fase de acabamento podem representar um custo elevado, assim como o telhado. Inclusive, ele costuma ser uma das partes mais caras de toda a construção e demanda um cuidado maior.
Caso seja malfeito, ele pode gerar o superaquecimento do local. Dessa forma, você terá que investir na compra de ar-condicionados, o que encarecerá a conta de luz.
Por fim, você terá uma desvantagem que é a vista — ou melhor, a falta dela. Como a casa é térrea, será difícil ver mais ao longe. Por isso, se você quiser observar a paisagem, essa não é a melhor alternativa.
Sobrado
Os sobrados, por sua vez, oferecem mais possibilidades estéticas. As obras podem gerar construções mais originais e modernas. Eles se caracterizam por terem dois ou mais andares.
Na parte de baixo ficam as áreas comuns, enquanto as superiores abrangem ambientes íntimos, como os dormitórios. Por ser um projeto mais complexo, ele exige o apoio de um engenheiro ou arquiteto — apesar de essa medida também ser recomendada para casas térreas ou sobrados.
Entre as vantagens desse tipo de construção estão:
- aumento do dinamismo para todos os cômodos;
- possibilidade de vista panorâmica, a depender da localização;
- valorização da obra por ter uma estética mais moderna e bonita;
- economia, porque a maioria não conta com telhados convencionais;
- aproveitamento melhor do terreno, já que é possível construir até em lotes estreitos;
- aumento da privacidade entre as áreas social e íntima, porque há separação dos ambientes;
- personalização do espaço, sem ser necessário fazer a integração entre os ambientes;
- mais possibilidades de customização da decoração dos ambientes, já que existe um espaço interno maior;
- melhoria da ventilação e da circulação de ar por serem construções mais altas e aberturas amplas na fachada traseira e frontal;
- duplicação do espaço disponível devido ao segundo andar, o que permite projetar ambientes mais amplos sem utilizar um espaço maior do terreno;
- possibilidade de fazer o “falso sobrado”, ou seja, uma casa térrea com um pé direito duplo. Assim, apenas parte da casa fica com uma parte superior. Por exemplo, o quarto.
Por outro lado, o projeto é mais complexo e exige fundações, vigas e colunas mais sólidas. Portanto, há um custo elevado na obra. Sem contar que você também precisará comprar uma quantidade maior de materiais. Além disso, o tempo de realização da obra é proporcional à dificuldade da construção.
Outra desvantagem é a existência de escadas. Hoje, elas podem ser uma facilidade. No entanto, para quem tem crianças e idosos morando na residência, torna-se um problema. Ainda é fundamental falar da limpeza, que é mais demorada pelo fato do imóvel ser maior.
Com essa explicação, começa a ficar fácil entender o que é melhor para você: casa térrea ou sobrado. Ainda assim, existem outros fatores a considerar. Veja quais são eles!
Quantidade de moradores
Quantas pessoas morarão no imóvel? A partir disso, você define quantos quartos pretende ter, se deseja ter uma ou duas salas, se a cozinha deverá ser ampla e por aí vai.
A depender dessa configuração, é melhor ter uma casa térrea ou sobrado. Por exemplo, se muitas pessoas morarem no local, o imóvel de apenas um andar precisa ser bastante amplo para comportar todos os moradores.
Em um sobrado, você pode construir mais andares e aumentar a privacidade. Essa também é uma alternativa viável para quem morará com muitas pessoas, mas o terreno é menor que o esperado.
Total de cômodos
Esse fator tem relação direta com o anterior. Se você quiser uma casa com jardim, piscina ou muitos ambientes, precisará de um terreno maior.
Nesse caso, o sobrado se torna uma opção melhor. Afinal, você construirá para cima, em vez de ser para os lados. Ele também permite aumentar o espaço de cada cômodo para ter mais tranquilidade.
Presença de crianças e/ou idosos
Aqui, entre casa térrea ou sobrado, a primeira alternativa é a melhor, sem dúvidas. Por ter apenas um pavimento, ninguém terá dificuldade de acesso nem correrá riscos subindo e descendo escadas.
No caso de um sobrado, você até pode ter crianças ou idosos como moradores. No entanto, terá que fazer um projeto onde os ambientes deles sejam concentrados no piso inferior — e isso pode ser um pouco difícil.
Velocidade e orçamento da obra
Neste quesito, novamente a casa térrea ganha. Sua construção tende a ser mais barata e rápida. O cuidado é com o terreno e o telhado. Esses itens podem encarecer a obra, igualando-a à do sobrado.
É preciso destacar que a rapidez e a economia da casa de apenas um andar é derivada da estrutura e do método de construção mais simples. Também há redução de custos com o projeto e a mão de obra.
Espaço disponível
Aqui, existem várias questões a considerar. A casa térrea tem um layout mais fluido, que favorece a integração entre os ambientes internos e externos.
Por outro lado, o projeto do imóvel de um andar é feito para os lados. Portanto, é limitado ao tamanho do terreno. A depender do que você quiser, faltará espaço para uma área verde, piscina, quintal ou área de recreação, por exemplo.
Ao mesmo tempo, a construção de um sobrado permite ter uma casa grande, mas aproveitar o terreno da mesma forma. Isso é possível devido à verticalização da obra.
O sobrado também ajuda no espaço em caso da necessidade de ampliação do imóvel. Um exemplo é quando a família cresce. Mesmo que o terreno não permita ampliar lateralmente, nada impede construir outros pisos.
Onde construir casa térrea ou sobrado?
Qualquer que seja a sua escolha, casa térrea ou sobrado, é preciso escolher um bom lugar para construir o seu imóvel. O ideal é que ele esteja em uma área em vias de valorização e com bastante potencial.
O local também deve ter toda a infraestrutura necessária, com luz elétrica, saneamento básico, acesso a serviços de internet e telefone, e mais. Por isso, vale a pena investir em um condomínio fechado ou loteamento planejado.
Assim, pouco importa a configuração do seu imóvel. O que interessa é fazer o que quiser e ter acesso a todos os serviços. Além disso, em um condomínio ou loteamento fechado, você pode escolher entre terrenos de vários tamanhos.
Na Ávila Urbanismo, há terrenos com mais de 200 m² e alguns chegam a 700 m². Portanto, você pode construir tanto uma casa térrea quanto um sobrado. Os lotes estão disponíveis nas cidades de Piratininga, Taquarituba, Botucatu, Bariri e outras da região.
Os locais oferecem ampla área verde, alto padrão e muito mais. Além disso, estão regularizados na Prefeitura para garantir que o seu projeto possa ser colocado em prática sem imprevistos.
Assim, tanto faz se você optar por uma casa térrea ou sobrado. Você terá o imóvel dos seus sonhos, da forma como quiser e em um local seguro e com acesso a todos os serviços necessários.Então, que tal escolher o seu terreno, fazer seu projeto e começar a construir? Se você gostou dessa ideia, aproveite e deixe um comentário para contar o que prefere e se concorda com a análise que fizemos das casas térreas e dos sobrados.
Compartilhe
Comentários
maravilha, gostei muito dessa definição entre casas e sobrados.