A mudança para um novo lar pode gerar muitos gastos, principalmente se você tem poucos móveis e utensílios domésticos. Por isso, muitas pessoas conseguem reduzir os custos através do chá de casa nova.
É uma oportunidade para contar com a ajuda de familiares e amigos na montagem do novo lar. Basta organizar uma reunião com as pessoas mais próximas, não há problema em ser algo simples, já que o objetivo é reduzir gastos.
Quer saber como esse tipo de confraternização pode auxiliar seu financeiro? Acompanhe o conteúdo que preparamos e também saiba como e quem pode organizá-lo.
O que é o chá de casa nova?
O chá de casa nova é uma confraternização tradicional que permite pessoas próximas ajudarem na realização de um sonho. Isso acontece a partir de uma lista criada com diferentes opções de presentes que compõem um lar, geralmente, utensílios mais simples do dia a dia.
Durante a confraternização, os convidados entregam os seus presentes sem identificá-los. Dessa forma, durante algumas brincadeiras, você deve adivinhar tudo o que ganhou.
Quando e quem deve fazer?
Os noivos que estão com casamento marcado são as pessoas que mais realizam o chá de casa nova. Afinal, é uma ajuda que faz a diferença nas finanças do casal. Entretanto, quem morará sozinho ou dividirá o apartamento com alguém, também pode oferecer a reunião para amigos e familiares que desejam participar desse sonho.
Muitas pessoas querem realizar a confraternização na própria casa, ou seja, quando já estiver pronta para morar. Entretanto, não é uma regra. Você pode, por exemplo, realizar a reunião no quintal, na garagem de parentes, amigos ou do lugar que mora atualmente.
O mais indicado é que o chá de casa nova seja realizado pouco tempo antes da mudança. Dessa forma, você não fica com muitos presentes acumulados no local em que mora atualmente. Uma boa dica para quem já tem, por exemplo, o apartamento pronto ou quase, é levar tudo o que ganhou para lá.
Como o chá de casa nova pode ajudar a reduzir gastos?
Qualquer mudança, seja para dividir a casa com alguém, morar sozinho ou após o casamento, gera gastos. Afinal, você a montará toda com móveis, utensílios, eletrodomésticos e decoração. Portanto, vale a pena criar formas de economizar.
Para isso, o chá de casa nova é uma ótima opção, já que poupará você de comprar diversos utensílios domésticos. Mesmo que a lista seja com itens mais simples, qualquer valor economizado faz diferença para quem começará toda a montagem de um imóvel do zero.
Por ser um momento festivo, muitas pessoas gostam de participar, o que resulta em diversão e uma quantidade significativa de presentes, já que o objetivo da confraternização é ajudar quem está de mudança para uma casa nova.
Ao realizar a soma de cada item recebido no chá de casa nova e reduzir os gastos que você teve ao organizar a confraternização, perceberá que a economia financeira é muito positiva. Lembre-se de apostar em um evento simples, para não utilizar dinheiro acima do necessário.
Como fazer o chá de casa nova?
O chá de casa nova possui algumas etapas para a sua realização, como reunir diferentes brincadeiras para tornar a confraternização mais divertida, além de entreter os convidados. Separamos algumas dicas para você preparar o seu da melhor forma.
Lista de convidados com as pessoas mais próximas
O primeiro passo é fazer a lista de convidados. É o momento de reunir os nomes das pessoas as quais você deseja que estejam ao seu lado durante o chá de casa nova. Não esqueça de chamar apenas pessoas próximas que ficarão felizes em participar. Por mais que seja uma comemoração, todos levarão um presente com a intenção de ajudá-lo.
Ao preparar a lista, você não deve esquecer do local onde a reunião acontecerá. A quantidade de convidados precisa ser adequada ao espaço, assim, todos podem participar do chá de casa nova sem nenhum problema.
Convide com antecedência
Não deixe para convidar as pessoas em cima da hora. O ideal é que todos saibam do seu chá de casa nova com, no mínimo, 15 dias antes.
O WhatsApp é uma excelente ferramenta para disparar os convites. Você pode produzi-los por meio de plataformas simples ou escrever pequenas frases sobre a confraternização. Além disso, a lista de presentes também deve ser enviada e atualizada frequentemente. Dessa forma, evita itens repetidos.
Defina o cardápio que será servido
É preciso definir qual cardápio será servido aos convidados durante o chá de casa nova. Para isso, tudo dependerá do horário marcado. No caso de almoço, um churrasco pode ser uma ótima opção. Para o lanche da tarde, você pode apostar em petiscos e comida leves.
Os doces também caem muito bem, como bolos e sobremesas. Eles podem ficar na mesa ou você pode servir após os pratos salgados.
As bebidas não devem ser esquecidas. É preciso definir o que será servido e calcular bem pensando na quantidade de convidados. Vale comprar um pouco a mais apenas para não ter o risco de faltar.
Escolha bem um dos ambientes da casa
Não importa em qual lugar, mas escolha o melhor ambiente para o chá de casa nova. Você pode, por exemplo, realizar a confraternização no quintal ou na garagem, já que são os locais com mais espaço.
Isso não quer dizer que você deva desconsiderar os ambientes internos, principalmente a sala, já que costuma ser mais espaçosa. O lugar só precisa ser aconchegante e com tamanho suficiente para que todos os convidados se sintam confortáveis.
Pense bem na decoração
Para deixar o clima do chá de casa nova ainda mais interessante e festivo, vale investir na decoração. Lembre-se que não precisa de muito investimento, você pode apostar em algo simples, mas que deixe o ambiente charmoso.
No caso de noivos, por exemplo, pode-se apostar em fotos do casal. Já para quem vai morar sozinho ou dividir a casa com outra pessoa, compartilhar as fotos de toda a sua trajetória é uma boa escolha.
Crie uma lista de presentes
A lista de presentes é um passo essencial na organização do chá de casa nova. É necessário que anote tudo que ainda precisa para o seu novo espaço. O esperado nessas confraternizações é que seja pedido coisas simples, como escorredor, potes, espremedor, pano de prato e abridor de latas.
Faça o possível para não pedir nada caro e deixe várias opções de preços, assim, todos os convidados terão condições de oferecer um presente. Por exemplo: um escorredor inox tem um valor bem acima de um abridor de latas. Ao colocar os dois itens na lista, você permite que duas pessoas em condições financeiras diferentes possam participar.
Vale ressaltar que a lista não é obrigatória, mas é apenas uma forma de não receber itens iguais. Entretanto, caso não fique confortável, você pode, simplesmente, deixar de lado.
O que incluir na lista para cada ambiente?
Na hora de preparar a lista do chá de casa nova é essencial pensar nos ambientes. Portanto, separe em área de serviço, cozinha, sala, quarto e banheiro. Dessa forma, não corre o risco de esquecer itens importantes. Confira alguns deles!
Área de serviço
Um ambiente que, muitas vezes, é esquecido na hora da compra de itens, refletindo no momento de montar a lista do chá.
- vassoura;
- rodo;
- pano de chão;
- pá;
- balde;
- pregador.
Cozinha
Sem dúvidas, é o ambiente que mais possui itens a serem incluídos na lista, o que pode causar um esquecimento na hora de anotar todos eles.
- potes;
- lixeira;
- copo;
- xícara;
- abridor de lata;
- escorredor de pia;
- escorredor de macarrão;
- toalha de mesa;
- talher;
- saca-rolha;
- assadeiras de bolo;
- assadeiras de pizza;
- cortador de pizza;
- tábua de carne
- rodinho de pia;
- dispenser de detergente;
- porta esponja;
- ralador;
- pincel culinário;
- pegador de massa;
- pegador de salada;
- tesoura;
- espátula.
Sala
Outro ambiente que não pode ser esquecido na hora de criar a lista para o chá de casa nova. Confira o que não pode ser esquecido.
- relógio de parede;
- porta-chave;
- cortina;
- tapete;
- almofada;
- quadro;
- descanso de copo;
- vasos.
Quarto
O quarto possui alguns itens que podem fazer parte da lista do chá de casa nova, mas é preciso ter atenção para não incluir objetos indicados como presentes de casamento.
- travesseiro;
- fronhas;
- lençol;
- tapete;
- cortina;
- cabide.
Banheiro
Mais um ambiente que pode ter itens interessantes para a lista do chá de casa nova. Não são tantas opções, mas elas geram uma boa economia financeira.
- toalhas de diferentes tamanhos;
- lixeira;
- cortina para box;
- escova para vaso sanitário;
- porta escova de dente;
- saboneteira
- cesto de roupas.
O que fazer em um chá de casa nova?
É preciso deixar a confraternização divertida e interativa. Para isso, você pode incluir brincadeiras, por exemplo, em que todos os convidados participem. Acompanhe algumas dicas!
Brincadeiras
Durante o chá de casa nova é muito comum uma brincadeira na hora da abertura dos presentes. Você será vendado e precisará acertar cada um dos itens que recebeu. No caso de erro, paga uma prenda escolhida por quem comprou. Já em situação de acerto, quem deu o objeto que pagará o mico.
Outra brincadeira que pode ser explorada é um quiz sobre você ou qualquer outro tema definido. Assim, em caso de erro, uma prenda será paga.
Essas são apenas algumas sugestões, mas você pode explorar muitas outras, como o karaokê, para deixar o ambiente bem divertido para todos.
Conversas
Montar uma roda, caso seja possível, também é uma boa ideia para uma conversa entre você e os seus convidados. O tema é livre, mas pode ser interessante contar um pouco das suas expectativas para a nova fase, curiosidades e histórias divertidas com outras pessoas que estão presentes.
Vale a pena você preparar uma lista com todos os temas interessantes que deseja abordar durante a confraternização. Dessa forma, aquele momento não fica perdido e terá um direcionamento, até para saber a hora certa de parar.
Abertura de presentes
Durante o chá de casa nova, os convidados chegarão com os presentes e você pode escolher a hora de abri-los. Algumas pessoas costumam desembrulhar assim que recebem, mas é possível deixar aquele momento especial.
Algumas brincadeiras simples podem ser feitas, como adivinhação, ou apenas reunir os convidados para abrir os presentes juntos.
Playlist ideal
O chá de casa nova também precisa de uma boa música. Afinal, as brincadeiras e as conversas com todos juntos não acontecerão o tempo todo. A playlist é uma boa pedida para divertir os convidados.
Pense em músicas divertidas que movimentam o espaço. Caso você goste de dançar, aproveite a playlist e chame os convidados que estiverem mais à vontade para curtir também.
O ideal é selecionar músicas que reflitam sua preferência pessoal, mantendo em mente que o ambiente deve permanecer vibrante e animado. Varie entre estilos musicais, evitando escolher apenas músicas lentas. Contudo, canções mais calmas podem se mostrar ideais para ocasiões de conversas tranquilas, já que elas contribuirão como um pano de fundo sonoro.
Como funciona um chá de casa nova remoto?
Durante a pandemia, o remoto tomou conta de tudo e de todos. As comemorações eram efetuadas apenas online. Mesmo com o retorno do convívio social, muitas pessoas ainda utilizam da oportunidade para reunir os amigos de diferentes lugares sem sair de casa.
O chá de casa nova não fica de fora dessa realidade. Você pode organizar uma confraternização online, principalmente se você tem pessoas importantes que moram em locais mais distantes.
Para isso, você pode optar por diferentes plataformas online, como Zoom e Meet, para realizar a reunião. A organização é quase o mesmo, mas não terá gasto com comidas, bebidas e reduzirá a decoração do ambiente. Agora, é claro, que não terá a mesma interação que o presencial.
Você pode escolher um dos dois formatos para a preparação do chá de casa nova. Sempre considere os locais onde os seus convidados residem e como o envio dos presentes para a sua casa acontecerá.Agora você sabe como o chá de casa nova pode ajudar a economizar, além do passo a passo de organizá-lo, conheça o blog da Ávila e acesse muitos outros conteúdos interessantes.
Compartilhe
Comentários