imagem ilustrando artigo Cidades do interior de São Paulo: o que fazer nos melhores destinos

Você sabia que existem muitas cidades no interior de São Paulo que merecem a nossa atenção? O estado possui mais de 300 municípios perfeitos para quem busca programações culturais e lazer.

Além disso, a fim de fugir do agito da capital, muitas pessoas procuram essas regiões para morar, levando uma vida mais tranquila e repleta de bem-estar.

Com isso em mente, o que você acha de conhecer algumas cidades no interior de São Paulo e, quem sabe, se motivar a visitá-las? Para te ajudar, preparamos um conteúdo especial, recheado de indicações valiosas. Não deixe de conferir e planeje-se desde já!

Motivos para morar nas cidades do interior de São Paulo

Distantes da agitação das grandes metrópoles, essas cidades oferecem infraestrutura, oportunidades e qualidade de vida, o que as torna uma excelente escolha para viver ou até investir. 

Se você está considerando uma mudança para o interior paulista, confira os principais motivos que fazem essas cidades tão procuradas.

Qualidade de vida

Viver nas cidades do interior de São Paulo proporciona uma qualidade de vida superior, com acesso a serviços de saúde, educação e lazer de boa qualidade, mas sem a sobrecarga de custos e caos das grandes cidades. 

A menor densidade populacional e a maior presença de espaços ao ar livre contribuem para um ambiente mais saudável e equilibrado. O ar mais puro, a tranquilidade e a proximidade com a natureza também são fatores que impactam positivamente no bem-estar dos moradores.

Tranquilidade

Uma das maiores vantagens de morar nas cidades do interior é a tranquilidade que essas localidades proporcionam. As ruas mais calmas, o contato direto com a natureza e a ausência do estresse cotidiano das grandes cidades tornam a rotina mais agradável. 

Para quem busca uma vida mais serena e longe do caos urbano, o interior de São Paulo é a escolha ideal.

Segurança

A segurança é um dos aspectos mais valorizados nas cidades do interior de São Paulo. De maneira geral, as taxas de criminalidade nessas regiões são mais baixas em comparação com as grandes metrópoles, o que proporciona mais conforto e tranquilidade para as famílias. 

A sensação de segurança se reflete também na convivência mais próxima entre os moradores e no ambiente comunitário, o que contribui para a paz social.

Custo de vida mais barato

Viver no interior de São Paulo também significa aproveitar um custo de vida mais acessível. Aluguéis, alimentação e serviços básicos costumam ser mais baratos em comparação com as grandes cidades, como São Paulo capital. 

Essa diferença nos preços possibilita uma maior qualidade de vida, especialmente para quem busca realizar um bom planejamento financeiro ou até mesmo uma aposentadoria tranquila, sem as altas despesas urbanas.

Áreas verdes

Muitas dessas cidades possuem vastas áreas verdes, praças e parques que proporcionam lazer ao ar livre, atividades físicas e momentos de descanso. 

A presença da natureza tem um impacto positivo na saúde mental e emocional, proporcionando um estilo de vida mais equilibrado e saudável.

As 8 melhores cidades do interior de São Paulo

Seja para curtir um passeio em família ou, simplesmente, encontrar um estilo de vida mais sossegado, perto da natureza, existem inúmeras cidades no interior de São Paulo que atendem essas finalidades.

São regiões capazes de agradar a todos os gostos, promovendo experiências únicas para pessoas de qualquer idade. Confira quais são elas.

1. Águas de Lindóia

Para começar a nossa lista de cidades no interior de São Paulo, destacamos Águas de Lindóia. Como o seu próprio nome já revela, a região é conhecida por ser um dos maiores — e mais relevantes! — centros hidroclimáticos do país.

E como não poderia ser diferente, é por lá que o público consegue aproveitar inúmeras opções de diversão e relaxamento. Para exemplificar, destacamos os parques aquáticos, a popular Represa Cavalinho Branco e o Balneário Municipal de Águas de Lindóia.

Periodicamente, a praça da cidade promove feiras, onde produtores locais vendem as mais variadas delícias. Isso sem contar o seu cenário, composto por um extenso gramado, sempre coberto por muito verde ou obras de arte.

2. Holambra

Para os apaixonados pelas flores, Holambra é a pedida ideal. A somente 135 km da capital, essa charmosa cidade foi fundada nos anos 1940. Naquela época, a região foi utilizada como refúgio para os holandeses, que vinham para o Brasil devido à Segunda Guerra Mundial.

Não por menos, hoje em dia o local é considerado o maior produtor de flores do território brasileiro, contando, ainda, com eventos exclusivos para o público que deseja conhecer novos produtores ou se aprofundar no universo do paisagismo.

Para tornar a sua experiência ainda melhor, sugerimos visitar mais alguns pontos turísticos encantadores em Holambra. Entre eles, o Moinho dos Povos Unidos e o Deck do Amor, situado no Lago Vitória Régia.

Na cidade, também existe o Parque Van Gogh, perfeito para quem busca mais contato com a natureza e deseja conferir de perto algumas réplicas das obras de um dos maiores pintores de todos os tempos: Van Gogh.

3. Boituva

Boituva é conhecida como a “cidade dos balões“, contando com um céu totalmente colorido logo ao amanhecer. A apenas 120 km da capital de São Paulo, a região é considerada um refúgio para os apaixonados por balonismo, bem como outros esportes radicais que podem ser praticados na natureza — como o paraquedismo.

Não por menos, o município atrai turistas ao longo de todo o ano, tanto para curtir as programações repletas de adrenalina, quanto para viver momentos tranquilos em família.

Neste último caso, ainda há a possibilidade de conhecer chácaras abertas ao público, que disponibilizam piscinas, restaurantes deliciosos e programações infantis. Aqui, ainda há o Museu do Tropeiro, com um acervo de 700 peças que contam a história da localidade. 

4. Atibaia

Localizada a 66 km da capital, está Atibaia — uma das mais famosas cidades no interior de São Paulo. Excelente para quem deseja curtir dias de pura paz e em pleno contato com o meio ambiente, a região dispõe de inúmeras riquezas naturais.

E não só isso! Lá, os viajantes e moradores podem encontrar variadas programações de lazer, como o teleférico — responsável por levar os visitantes até a Pedra Grande.

Ao subir em seu pico, será possível ter uma visão privilegiada de boa parte da cidade. Já para os aventureiros de plantão, também há a possibilidade de fazer passeios de asa-delta ou de paraglider. 

5. Campos do Jordão

Essa é uma dica especial para curtir as temporadas de Outono/Inverno. Campos do Jordão é uma região montanhosa que, todos os anos, recebe milhares de viajantes.

Assim que chegar no local, você encontrará construções inspiradas na estética da arquitetura alemã, contemplando casas, chalés, hotéis e até restaurantes. Estes últimos, por exemplo, oferecem aos clientes cardápios exclusivos, com pratos deliciosos que valem ser experimentados — sendo o fondue um deles.

Caso pense em passeio mais tradicional, a recomendação é fazer um passeio de bonde turístico, em um trem que sai da estação Emílio Ribas. Muito bem conservados, os seus vagões têm assentos feitos em madeira, realizando um trajeto com duração de, aproximadamente, 30 minutos. 

6. Botucatu

Repleta de pontos turísticos e muita beleza natural, a cidade de Botucatu também chama a atenção.

Situada no interior de São Paulo, a 235 km de distância da capital, a região é, muitas vezes, tida como um refúgio para quem sonha em passar momentos de pura tranquilidade. E o grande destaque? O município está perto de outras cidades interessantes, como Bauru e Itapetininga, ampliando assim, as possibilidades de programação.

Entre os locais que valem uma visita, destacamos o Complexo Turístico Véu da Noiva, composto por quedas d’água e muito verde. O espaço está bem perto do centro da cidade, podendo ser acessado em 30 minutos de carro.

7. Pardinho

Ficando aproximadamente 20 minutos de distância de Botucatu, Pardinho é uma das possibilidades de visita nas cidades do interior de São Paulo. 

Considerado um tesouro da Cuesta Basáltica, o município conta com uma topografia única que oferece belíssimas paisagens para quem gosta de natureza. 

O aspecto fica em evidência aos turistas que se aventuram na Tirolesa ou nas Trilhas de Quadriciclo, passeios que contam com supervisão e guias.

Quem visitar a cidade pode aproveitar a culinária local, influenciada pelas culturas italiana, portuguesa e alemã. O destaque vai para o queijo da cidade, eleito o melhor do mundo no evento francês ‘Le Mondial du Fromage de Tours’.

8. Piratininga

Conhecida por sua produção de algodão no passado, a região é famosa por abrigar opções de lazer, principalmente no que diz respeito às águas termais. O município é excelente para os apaixonados pela pesca e o contato com a natureza.

Ao visitá-la, você poderá caminhar em suas ruas do centro histórico, que carregam um visual antigo, mas muito bem conservado. Tudo isso, sem contar as suas belíssimas igrejas, um mosteiro e, até mesmo, um SPA — excelente para intensificar os seus cuidados com o corpo e a saúde mental.

9. Campinas

Conhecida por sua forte infraestrutura urbana e econômica, Campinas é um dos principais polos tecnológicos do Brasil. A cidade conta com universidades renomadas, como a Unicamp, e uma oferta de lazer que inclui shoppings, restaurantes e parques. 

O Parque Portugal, também conhecido como Lagoa do Taquaral, é um dos locais preferidos dos moradores para atividades ao ar livre.

10. Araraquara

Araraquara é uma cidade que mistura história e modernidade, com arquitetura colonial e várias opções de cultura

A cidade é famosa pelo Parque Pinheirinho e pelo Centro Cultural da cidade, além de ser um excelente destino para quem busca uma vida mais tranquila, mas com boas opções de comércio e educação.

11. Vinhedo

Vinhedo é conhecida por seu clima ameno e pelas vinícolas que produzem vinhos premiados. Para os amantes de enoturismo, a cidade é parada obrigatória. 

Além disso, Vinhedo oferece ótimos restaurantes, opções de compras e eventos culturais ao longo do ano, como a Festa da Uva e o Festival Gastronômico.

12. Taubaté

Taubaté se destaca pela sua localização estratégica, sendo uma cidade com excelente acesso a diversas rodovias que conectam o interior de São Paulo à capital e outras regiões. 

A cidade também é reconhecida por seu patrimônio histórico, como o Museu de Taubaté e o Centro Histórico. Taubaté ainda conta com o Parque Municipal Vale do Itaim, ideal para lazer e atividades ao ar livre.

13. Indaiatuba

Indaiatuba se tornou um dos destinos mais procurados no interior de São Paulo pela sua qualidade de vida e infraestrutura moderna

A cidade oferece várias opções de lazer, como o Parque Ecológico, e é famosa por seus centros comerciais e escolas de alto nível. Indaiatuba também abriga o Aeroporto Internacional de Viracopos, o que facilita o acesso à cidade.

14. Duartina

Duartina é uma cidade tranquila e cheia de opções para quem busca contato com a natureza. O Eco Parque de Duartina é um dos principais atrativos da cidade, oferecendo atividades de ecoturismo e preservação ambiental. 

A cidade também é excelente para quem busca um estilo de vida mais simples, mas com boas opções de lazer e atividades ao ar livre.

15. Bariri

Com um clima interiorano e acolhedor, Bariri é uma cidade pequena, mas cheia de charme. Além das belezas naturais que podem ser exploradas no entorno, a cidade tem um comércio local forte e um ambiente familiar. 

Bariri é ideal para quem busca tranquilidade, boa infraestrutura e proximidade com a natureza.

E então, gostou de conhecer as principais cidades no interior de São Paulo? A Ávila Urbanismo possui excelentes loteamentos nas regiões de Botucatu, Pardinho e Piratininga.

Certamente, é uma opção e tanto para você dar o primeiro passo rumo à casa própria, seguindo um lifestyle com alta qualidade de vida. Conheça nossos empreendimentos!

Em resumo

Quais os principais motivos para morar em uma cidade do interior de São Paulo?

  1. Qualidade de vida: as cidades do interior de São Paulo oferecem um ambiente mais tranquilo e com melhor qualidade de vida, longe do estresse urbano;
  2. Segurança: em geral, essas cidades possuem índices de criminalidade mais baixos, proporcionando uma sensação maior de segurança;
  3. Custo de vida mais acessível: o custo de moradia e serviços é geralmente mais baixo, o que torna a vida mais econômica para os moradores;
  4. Infraestrutura e serviços: embora menores, as cidades do interior de São Paulo têm infraestrutura de qualidade, com boas escolas, hospitais e opções de lazer
  5. Proximidade com a natureza: muitas dessas cidades têm áreas verdes e atividades ao ar livre, promovendo um estilo de vida mais saudável.

Crédito da imagem: Freepik.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo