imagem ilustrando artigo Como escolher o tamanho do terreno para construir? Entenda!

Já pensou em escolher um tamanho de terreno, mas tem dúvidas de qual é o melhor? Neste post, explicamos o que você deve avaliar na sua decisão.

Você já pensou em comprar um lote, mas ficou na dúvida sobre o tamanho do terreno? Muitas vezes, é difícil imaginar o que pode ser feito apenas olhando o espaço disponível. Vai dar para construir tudo o que deseja? Terá espaço para uma churrasqueira ou outra área de lazer?

É preciso considerar vários fatores antes de definir a dimensão exata para suas necessidades. Para entender ou considerar, neste post citamos algumas dicas para definir o tamanho do terreno ideal. Veja!

Pense no projeto do imóvel

Antes de comprar seu lote, primeiro considere o que você deseja em sua casa. Quantos quartos serão construídos? Qual será o espaço da cozinha? Você precisa de um escritório? Pense sobre esses e outros detalhes.

Avalie como particularidades e coloque tudo no papel. A partir disso, busque uma planta de imóvel que atenda às exigências mínimas. A partir disso, você já tem uma ideia do tamanho do terreno necessário.

Cálculo dos custos de impostos

Assim como qualquer compra, vários tributos incidem na aquisição de um terreno. Pesquise as avaliações planejadas ou os documentos. Da mesma forma, avalie quanto será necessário para construir uma infraestrutura. Isso evita ficar com um lote de custo muito alto.

Avalie a topografia

A topografia consiste em recursos presentes no terreno. Ela é importante, porque impacta o projeto arquitetônico do imóvel. Por exemplo, se houver uma borda em um dos lados, é possível incluir uma piscina de borda infinita. Por outro lado, se ele for nivelado, é a melhor alternativa, especialmente para quem deseja uma casa acessível e térrea.

Esse fator também é relevante para o tamanho do terreno devido aos custos com uma obra. Quando o projeto não se adapta, é necessário fazer ajustes de custos. É o caso dos lotes que ficam abaixo do nível da rua. Nesse caso, é preciso aterrar e colocar sistemas de drenagem para evitar alagamentos.

Além disso, a topografia interfere na ventilação natural e na insolação dos cômodos. Para fazer a melhor escolha, vale a pena visitar o terreno no dia da chuva e também na chuva.

Verificar o tipo de solo

Sempre verifique o tipo de solo do terreno. Mais do que tamanho, esse fator é importante para ver se o local é apropriado para construção. Em alguns casos, é preciso fazer algumas correções para garantir o uso da área.

Por isso, é importante ter uma empresa responsável pelo loteamento, para você entender quais são as características do lote, além de saber o que é necessário para fazer um alicerce do imóvel, como a possibilidade de incluir fundos especiais.

Ainda vale a pena conversar com um engenheiro civil e solicitar uma consultoria. Assim, o profissional vai até o terreno e garante uma qualidade do solo.

Pesquise as normas de zoneamento

Todo município tem suas particularidades e elas devem ser respeitadas. Busque saber quais são as regras, como a metragem de recuo. Essa informação está na Lei de Uso e Ocupação do Solo de cada Prefeitura.

Se o terreno estiver localizado em um residencial fechado, existem também, as regras definidas pela associação de proprietários e moradores.

Outro fator importante é garantir que o terreno não esteja em uma área de preservação ambiental nem nos mananciais, nas nascentes ou restrições de construção. Assim, você evita problemas.

Conte com profissionais especializados

Além do tamanho ideal do terreno, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados. Entre eles estão: engenheiro, arquitetos e consultores imobiliários.

Esse é o primeiro requisito para definir se o solo está em condições de uso e o que é necessário para otimizar uma obra. Os arquitetos criam o melhor projeto, inclusive com o máximo aproveitamento das características do terreno.

Por fim, os consultores imobiliários apresentam lotes de empresas corretas e de confiança. Desse modo, você evita problemas e melhora a sua compra.

Para garantir ou cumprir todas essas dicas, vale a pena contar com uma empresa de loteamento que trabalha com bairros planejados, como o Ávila Urbanismo. Assim, você recebe os seus lotes de acordo com o escopo e garante o máximo de qualidade para o seu imóvel.

Agora que você já sabe o que considerar para escolher o tamanho ideal do terreno, é só seguir essas dicas e aproveitar as vantagens de contar com a ajuda dos consultores imobiliários certos.

Entre no site da Ávila Urbanismo, conheça nossas opções e converse com um consultor. Essa será a melhor decisão!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo