Muita gente quer, mas nem todos sabem como fazer um jardim. Apesar de não ser uma tarefa tão difícil, é preciso planejamento. Afinal, o paisagismo é uma arte.
Para saber como fazer um jardim no quintal, verifique o espaço e as condições disponíveis. A partir disso, você pode começar a trazer vida para o ambiente. O melhor de tudo é a possibilidade de encontrar soluções simples e baratas.
Como embelezar seu ambiente? Algumas dicas ajudam a planejar o seu jardim e ter o melhor resultado. Então, que tal começar? Veja as ideias abaixo.
Os tipos de jardim para fazer em seu quintal
Antes de conferir o passo a passo sobre como fazer um jardim no quintal, saiba que existem vários modelos de projetos que podem ser integrados no espaço.
Tudo dependerá das metragens disponíveis, bem como do estilo e necessidades dos moradores. A seguir, falamos mais sobre essas opções e os seus diferenciais.
Jardim vertical
Para começar, vamos falar sobre o jardim vertical: um dos favoritos do momento. O motivo de tamanho sucesso? Atualmente, esse formato vem sendo bastante utilizado pelos moradores que não possuem muito espaço na área externa, ou então, que vivem em imóveis compactos, como os apartamentos. Essa versão é montada na vertical, ou seja, aproveitando as paredes do ambiente.
Ao ser instalado, automaticamente, esse tipo de jardim conseguirá deixar o espaço muito mais agradável e colorido, sem contar a qualidade do ar — que apresentará uma melhora significativa. Para não ter erro, a recomendação é também investir nas espécies certas, como as chamadas plantas semi ou pendentes. Nessa lista, encontram-se a Jibóia, o Colar-de-pérolas e por aí em diante.
Jardim no gramado
Outra sugestão para quem deseja aprender como fazer um jardim é recorrer à versão no gramado. Isso mesmo! Nesse caso, não há mistério: você só precisa contar com um bom espaço ao ar livre, revestido com grama, e, a partir disso, cultivar as suas plantas e flores favoritas.
Contudo, é válido investir em um bom paisagismo, a fim de embelezar o local e fazer com que o seu imóvel fique mais valorizado. Já para manter as folhagens sempre belas, não se esqueça de se aprofundar nas características de cada espécie, bem como nas suas principais necessidades.
Jardim de inverno
Hoje em dia, é comum encontrar jardins de inverno construídos na parte interna do imóvel, mas, e se falarmos que também é possível ter esse tipo de espaço fora de casa? Para tanto, o primeiro passo é encontrar uma área do quintal onde seja possível desenvolver esse projeto.
Na maioria das vezes, o jardim de inverno costuma ser rodeado — e coberto — por vidros. Já dependendo da estética do espaço e das preferências dos moradores, essa estrutura pode surgir em madeira, na forma de um pergolado bem charmoso.
O essencial é que o local tenha uma boa incidência de iluminação solar, além de facilitar a circulação do ar.
Em tais projetos, as espécies mais indicadas são a Bromélias, as Orquídeas, as Samambaias, entre outras.
Horta
Por último, há a possibilidade de aprender como fazer um jardim que também pode ser utilizado como horta. Já imaginou?
Para quem mora em locais pequenos, como em apartamentos, a recomendação é aproveitar a varanda para essa finalidade.
Além de ser uma ótima saída para elevar o visual do ambiente, as hortas são excelentes para plantar mudas e sementes, acompanhar os seus processos de crescimento e, depois, colher e garantir ingredientes frescos para a sua cozinha.
E mais: essa é uma boa pedida para os moradores com crianças em casa e querem aproximar, cada vez mais, os pequenos da natureza. Vale considerar!
As vantagens de ter um jardim no quintal
- as plantas são umidificadores naturais de um ambiente;
- o contato com a natureza ajuda os moradores a relaxarem;
- o jardim é ótimo para purificar o ar;
- é um espaço excelente para estimular a criatividade e auxiliar na concentração;
- ao abraçar essa ideia, será possível e valorizar ainda mais o imóvel.
Passo a passo: como fazer um jardim no quintal
Após entender quais são os tipos de jardim e encontrar aquela versão que melhor se encaixa em suas preferências, vem o momento de colocar essa ideia em ação. Não sabe por onde começar? Preparamos um passo a passo certeiro para tornar esse processo bem mais simples. Anote!
Escolha as plantas certas
Para começar, veja o espaço disponível e, a partir disso, escolha as plantas certas. Se o ambiente for grande, é possível optar por diferentes tamanhos e espécies.
Por outro lado, se for pequeno ou tiver pouca incidência de raios solares, é melhor escolher aquelas mais resistentes. Tudo isso ajuda no planejamento, na organização e no cuidado do ambiente.
Ao combinar plantas, evite folhagens muito diferentes. Atente-se ao seu gosto pessoal e a outros aspectos, como:
- umidade;
- iluminação;
- tempo de dedicação para a manutenção das plantas;
- disposição para os cuidados.
Por exemplo, se você for se dedicar por bastante tempo, os arbustos e as espécies ornamentais são boas ideias. É o caso da calêndula e das flores coloridas.
Se tiver pouco tempo, vale a pena optar por espécies mais resistentes. Algumas delas são suculentas, bromélias e antúrios. Ainda existe a possibilidade de saber como fazer um jardim funcional.
Nesse caso, a ideia é usar espécies medicinais, como alecrim, cidreira, erva-doce e camomila. Você ainda pode incluir temperos, como cebolinha, salsa e coentro.
Use recipientes criativos e reciclados
Os vasos usados não precisam ser sempre iguais. Hoje, já existe uma grande variedade de opções para criar floreiras alternativas. Dessa forma, você sabe como fazer um jardim no quintal bonito e criativo.
Mais do que isso, várias dessas opções são econômicas. Por isso, é vantajoso investir nelas. Confira algumas alternativas:
- blocos de concreto: é só empilhá-los e deixá-los no formato que preferir. Coloque as plantas nos furos e coloque terra;
- calhas e canos: mais do que servir para a casa, esses materiais podem ser vasos alternativos. No caso dos canos de PVC, pendure e transpasse um fio. Assim, cria um jardim vertical;
- móveis antigos: uma cômoda ou qualquer móvel que estiver parado em casa pode ser usado para as suas plantas. O único cuidado é com os raios solares e as mudanças de temperatura, que podem danificar a aparência. Por isso, são boas alternativas para complementar o jardim;
- troncos: podem ser cortados para o cultivo das flores. As suculentas e as orquídeas gostam desse tipo de recipiente.
Você também deve aplicar a sua personalidade e criatividade na decoração. Aqui, vale usar vários itens reaproveitados e reciclados, bem como apostar em objetos funcionais. Algumas opções são:
- garrafas PET: são facilmente transformadas em vasos;
- escadas velhas, pallets e venezianas de madeiras: podem ser suportes de plantas;
- xícaras lascadas: são bons vasos para algumas espécies;
- garrafas de vidro ou latas: podem virar porta-velas para deixar o ambiente mais bonito.
Utilize pedras
Os espaços vazios podem ser complementados com pedras para fazer um jardim no quintal com característica mais sóbria e elegante. Essa também é uma maneira de criar um caminho e/ou trazer mais beleza.
Ao mesmo tempo, é uma alternativa para quem está sem tempo de regar ou cuidar da grama. Nesse caso, cactos ou suculentas são boas opções. Se quiser, também pode combinar gramado e pedra.
Faça uma boa composição
Existem várias maneiras de montar o seu jardim. Nelas todas, é imprescindível criar uma boa composição. Aqui, é viável pensar nas espécies de plantas e também nas peças de decoração.
Por exemplo, móveis antigos podem ser colocados em áreas externas para criar um ambiente mais rústico. Os pallets dão um toque diferente para quem quer criar vasos de plantas bonitos.
Se você recebe muitas visitas, criar uma área gourmet ao lado é uma alternativa atrativa. É só escolher uma mesa bonita, um fogão prático e um balcão de apoio. Assim, você tem um lugar agradável para entreter no seu quintal.
Aposte na iluminação
Se você pretende descobrir como montar um jardim completo, é essencial caprichar na iluminação do espaço. Especialmente à noite, esse detalhe te ajudará a fazer com que a área fique charmosa, valorizando bem mais o projeto de paisagismo.
Com isso em mente, considere utilizar luminárias pendentes e spots instalados no chão. Conforme a característica do espaço, ainda há a possibilidade de incluir um varal de lâmpadas charmosas em árvores ou em plantas maiores. O resultado ficará impressionante!
Viu só? Após essa leitura completa, você já sabe como fazer um jardim. Não existe fórmula mágica. Tudo depende das suas condições e do que pode ser feito no espaço. De toda forma, a criatividade é sempre uma ótima solução para quem deseja criar um espaço único e convidativo.
Aliás, caso tenha gostado das nossas recomendações e queira continuar se aprofundando no assunto, aproveite o momento e visite o nosso blog. Lá, é possível encontrar outras dicas superinteressantes sobre arquitetura, decoração e design de interiores. Nos vemos na próxima!
Compartilhe
Comentários