Você quer se livrar do aluguel de uma vez por todas? Saber como juntar dinheiro para comprar um imóvel é o primeiro passo para conquistar esse sonho. A base de tudo é um bom planejamento financeiro, que demonstrará as suas condições e o que deve ser feito para conseguir realizar esse investimento da melhor forma.
Porém, isso envolve diversas etapas importantes para facilitar a rotina, ajudar a economizar e acompanhar a evolução dos seus planos. Por isso mesmo, vale a pena conhecer algumas dicas que ajudem a entender como economizar dinheiro para investir em um imóvel.
Tem interesse no assunto? Continue a leitura para conhecer algumas práticas incríveis que vão ajudar a economizar!
Crie uma planilha de receitas e despesas
O primeiro passo sobre como juntar dinheiro para comprar um imóvel é organizar todas as informações financeiras. Para isso, a dica é criar uma planilha de receitas e despesas com controle mensal — que você também encontra pronta na internet — ou contar com um aplicativo financeiro.
Você vai preencher tudo com as rendas fixas e variáveis, para entender a média de ganhos, e depois com as despesas fixas e variáveis, para entender quanto a família gasta mensalmente. Com base nisso, é possível verificar como está a saúde financeira para iniciar o planejamento.
Além disso, a atualização dessa planilha precisa se tornar parte da rotina, já que esse acompanhamento será fundamental para ver como o plano de comprar o imóvel evolui e para evitar gastos excessivos.
Defina quanto você precisa economizar
Afinal, quanto custa o imóvel? Você precisa entender qual é o valor médio do investimento para saber quanto será necessário economizar, considerando também a modalidade de pagamento. Em um financiamento, por exemplo, é preciso arcar com o valor da entrada, as taxas e as parcelas têm um limite de 30% da renda.
Com base nessas informações, você conseguirá desenvolver o restante do planejamento, considerando quanto é preciso economizar para traçar planos que permitam juntar o valor necessário para a compra.
Quite as dívidas e evite novas contas
Antes de começar a economizar, é preciso se livrar de todas as dívidas. Caso tenha pendências financeiras, entre em contato com os credores para negociar os valores e encontrar condições que permitam quitar o débito. Outro ponto é ter atenção aos parcelamentos pendentes, mesmo que ainda não vencidos, já que eles exigem uma parcela do seu ganho mensal.
Para isso, organize-se para quitar os valores pendentes em dia ou, até mesmo, de forma antecipada, caso isso traga descontos. Depois, a dica é evitar esse tipo de dívida: mantenha uma reserva financeira paralela para realizar compras maiores. Isso aumenta o seu poder de negociação, que pode render bons descontos à vista, e evita o acúmulo de parcelas para pagamentos mensais, que aumentam os riscos de endividamento.
Trace prioridades e metas
Ter metas de economia é uma dica de como juntar dinheiro para comprar um imóvel e conseguir manter o foco. Quando não vemos resultados surgindo, é normal desanimar e deixar de seguir as estratégias que foram traçadas, então ter metas bem definidas e acompanhá-las costuma ajudar nessa questão.
Para isso, defina objetivos de curto, médio e longo prazo, considerando os valores que você pode economizar nos períodos. Ao acompanhar as conquistas, é natural ter mais ânimo para continuar se esforçando para economizar, afinal, os resultados aparecem de forma mais clara.
No entanto, é fundamental ter atenção para não criar metas impossíveis, que exigiriam uma redução de gastos acima do possível, por exemplo. Ao fazer isso, o efeito será o contrário: ao perceber que não consegue atingir os objetivos propostos, você certamente desanimará e perderá o foco.
Controle e corte os gastos
Outra dica essencial para juntar dinheiro e comprar um imóvel é saber como controlar e reduzir os seus gastos mensais. Isso é feito analisando a planilha financeira criada inicialmente e identificando os pontos onde há mais custos e despesas que não são realmente necessários.
Os contratos de serviços, como telefonia e TV a cabo, por exemplo, muitas vezes contam com adicionais que não são realmente utilizados, então podem ser revistos para adequar valores. Além disso, hábitos como fazer muitas refeições fora de casa também podem aumentar as despesas.
A ideia é fazer um diagnóstico detalhado dos gastos existentes e, em família, encontrar maneiras de reduzir as despesas e aumentar a economia. A participação de todos é essencial para que a estratégia tenha sucesso. Dessa forma, é possível conquistar o sonho da casa própria de forma mais rápida.
Pesquise como aplicar o dinheiro
Não basta saber como juntar dinheiro para comprar um imóvel, você precisa saber como fazê-lo render mais. Um erro comum ao economizar é deixar o dinheiro parado em uma conta corrente ou, até mesmo, poupança, deixando de considerar a inflação e a perda do poder de compra ao longo dos anos.
A dica, aqui, é procurar opções de investimento para fazer aplicações financeiras e obter rendimentos. Para isso, considere o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado), os prazos de aplicação, os riscos e a rentabilidade para definir as opções mais indicadas. Em caso de dúvidas, é possível encontrar suporte profissional para montar uma carteira diversificada e mais segura para as suas economias.
Procure fontes de renda extra
Se você acredita que precisa potencializar os ganhos para conquistar o sonho no prazo desejado, que tal buscar fontes de renda extra? Revender produtos, dar aulas particulares, vender comida e oferecer a prestação de serviços como freelancer são algumas formas de fazer isso.
Nesse caso, não existe uma dica exata: avalie os seus talentos para encontrar oportunidades de potencializar os ganhos — a internet pode ser uma grande aliada nesse momento. Aumentando a renda mensal, sem dúvidas fica mais fácil economizar o valor necessário para conquistar o seu imóvel com mais rapidez.
Considere comprar um terreno para construir
Por fim, vale a pena considerar investimentos mais vantajosos. Aqui, adquirir um terreno para construir um imóvel costuma ser bastante vantajoso. Procure loteamentos de qualidade, que tenham um bom potencial de crescimento e valorização. O custo é menor do que de um imóvel pronto e facilita a compra.
Depois, é hora de desenvolver o projeto do imóvel para fazer a construção. Nesse momento, você pode aguardar mais um período enquanto economiza e, depois, até mesmo fazer as obras em etapas, de modo que seja possível se mudar para a casa o quanto antes.
A construção costuma ter custos menores do que a compra de um imóvel pronto, e com a possibilidade de antecipar a mudança e fazer as obras em etapas, a economia do aluguel ajudará a concluir os seus planos ainda antes.
Para isso, não se esqueça de procurar terrenos em loteamentos confiáveis e de qualidade, como os desenvolvidos pela Ávila Urbanismo. Os lotes são pensados para garantir conforto, sustentabilidade e bem-estar aos moradores, trazendo diversos benefícios para quem opta por esse investimento.
Conhecendo essas dicas sobre como juntar dinheiro para comprar um imóvel, esperamos que você consiga colocá-las em prática para largar o aluguel de uma vez por todas e conquistar a casa própria. Gostou das dicas? Que tal aproveitar a oportunidade para conhecer alguns loteamentos incríveis? Acesse o nosso site e confira os nossos empreendimentos!
Compartilhe
Comentários