imagem ilustrando artigo Manual prático de como manter a casa limpa e organizada

 Você sabe como manter a casa organizada e limpa? A tarefa parece fácil em um primeiro momento, porém, é comum que, no dia a dia, ela se torne um verdadeiro desafio. O acúmulo de sujeira, desorganização e até mesmo a falta de tempo para lidar com todas as atividades podem dificultar a rotina.

Ao mesmo tempo, é fundamental ter um ambiente limpo e organizado para ter mais qualidade de vida e conforto. Dessa maneira, é importante conhecer algumas dicas para ajudar a superar os desafios da limpeza. Que tal saber mais sobre o assunto?

Neste post, trouxemos um manual prático completo com tudo o que você precisa saber para manter a casa organizada e limpa todos os dias. Acompanhe!

É possível otimizar a rotina de limpeza da casa?

Você já parou para pensar sobre sua rotina de limpeza e em como sua família lida com essa questão? Muitas vezes, as dificuldades para manter a organização e a impressão de que a casa nunca está arrumada têm origem nisso.

São vários motivos, sendo que um dos mais comuns é a ideia de que é preciso ter um dia determinado para limpar absolutamente todos os espaços. Porém, isso costuma trazer diferentes problemas: 

O primeiro é a dificuldade — um volume muito grande de tarefas nem sempre é viável para o tempo disponível no dia. A própria quantidade de atividades pode ser desmotivadora, afetando o desempenho durante a faxina. No fim, isso acaba por prejudicar a qualidade do que é feito;

O segundo problema trata do efeito pós-faxina — a casa inteira estará limpa e organizada ou, ao menos, grande parte. Contudo, é natural que ela volte a ficar desorganizada e com sujeira, não é mesmo?

O resultado é que, em pouco tempo, a sensação de bagunça voltará a existir, pois ela estará presente em todos os lugares. Ao mesmo tempo, o volume de tarefas que devem ser realizadas, novamente, traz desânimo. No fim, simplesmente parece que manter a casa organizada é impossível. 

Se isso acontece com você, temos uma boa notícia: existem, sim, formas de otimizar a rotina de limpeza e criar uma base permanente, que proporcione um ambiente saudável e agradável com maior duração.

Pequenos gestos diários, participação de todos e criação de alguns hábitos simples são suficientes para revolucionar seu lar. Então vale a pena conhecer o passo a passo para isso.

Quais são as principais dicas sobre como manter a casa organizada e limpa?

Para você conseguir superar os desafios de manter seu lar sempre limpo, organizado e usufruir dos espaços com mais tranquilidade e conforto, temos dicas importantes para ajudar. Confira a seguir!

1. Estabeleça uma rotina diária

Como você organiza as tarefas da casa no seu dia a dia? Um erro comum é não ter uma rotina e deixar para fazer quando surge um tempo ou conforme perceber a necessidade. Então, se o seu objetivo é manter o ambiente sempre limpo e organizado, a primeira dica é ter uma rotina.

Nesse sentido, separe um tempo de, no mínimo, 15 minutos para fazer uma tarefa doméstica: o ideal é ter mais horas disponíveis no dia a dia, mas assim já é possível perceber os resultados. A ideia é que você tenha períodos disponíveis para se dedicar a cuidar do lar.

Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que você não deve limpar toda a casa e cumprir os afazeres de uma vez. Você deve buscar o contrário: fazer aos poucos, de modo que, com o tempo, o ambiente se mantenha sempre organizado. 

Por exemplo, antes de ir trabalhar, você pode colocar as roupas na máquina em um dia. Ao chegar, você pode tirar o pó dos ambientes. Também é importante ter comprometimento. Se possível, determine um horário certo para se dedicar diariamente.

2. Monte um cronograma de limpeza

Após estabelecer horários para se dedicar à casa, é importante ter um cronograma de limpeza para dividir todas as funções conforme sua disponibilidade de tempo. Faça um rodízio, incluindo a limpeza de cada cômodo ou tarefas específicas, como lavar e passar roupa, em dias diferentes.

Ele ajudará a estabelecer uma rotina contínua — no fim, as tarefas se tornam um hábito, mantendo o fluxo em andamento. Quem mora com mais pessoas pode incluir todos nas atividades, determinando o responsável por cada item. É bem simples, veja o passo a passo:  

  • liste todas as tarefas domésticas que devem ser realizadas;
  • determine os dias e os horários que serão dedicados à limpeza e à organização;
  • organize o calendário, considerando o tempo necessário para cada função;
  • reavalie com frequência, até encontrar um ritmo que funcione.

Com o tempo, será possível encontrar soluções que se encaixam melhor às suas necessidades e à própria rotina. Então não precisa se preocupar, pois o cronograma pode — e deve — ser ajustado com o tempo.

3. Planeje dias para faxina

Além de manter uma rotina diária de limpeza, é importante ter dias específicos para uma faxina mais pesada. É nesse momento que a higienização mais densa ou em espaços mais afastados é feita, como na superfície mais elevada dos armários e dos guarda-roupas, nos vidros ou nas calçadas de casa.

A frequência dependerá da necessidade da própria casa e do tempo da família, podendo ser quinzenal ou mensal, por exemplo. Para auxiliar, e se o orçamento permitir, também é possível contratar profissionais, como diaristas. 

Nesse dia, a finalidade não é fazer limpezas comuns, mas focar as tarefas mais pesadas e que acabam não sendo feitas com recorrência por esse motivo. No entanto, se houver tempo, certamente vale contar com a organização completa dos ambientes.

Com toda parte de planejamento organizada, existem algumas dicas que podem otimizar a rotina de limpeza, conforme você aprenderá nos próximos tópicos.

4. Lave louças a cada refeição

Um dos cômodos que mais acumula sujeira e bagunça é a cozinha. O motivo é simples: na rotina de refeições, fora os itens utilizados no restante do dia, é comum que tenha um grande volume de louças utilizado e, consequentemente, bastante coisa para lavar.

Nesse caso, a dica mais importante é o clássico “usou, lavou”. Se todos os moradores estabelecerem a rotina de limpar o que sujaram após o uso, ajuda a evitar o aumento de itens que devem ser lavados nas refeições. Por consequência, fica mais fácil se adaptar à necessidade de lavar toda a louça após o almoço, por exemplo.

Afinal, ao se deparar com uma pia muito cheia, muitas vezes surge o desânimo e a tarefa fica para depois. Mas a tendência é que o volume aumente, já que as pessoas continuam utilizando pratos, copos e talheres, por exemplo. Além disso, com o tempo, as sujeiras se tornam mais difíceis de serem retiradas, aumentando o período necessário para concluir a limpeza.

A partir disso, a cozinha toda começa a ficar desorganizada, e a limpeza se torna cada vez mais difícil, ao mesmo tempo que o cômodo nunca está completamente higienizado. Por outro lado, quando todos colaboram e há uma rotina de não acumular louça, o processo de lavagem fica mais simples.

5. Arrume a cama todos os dias

Após acordar, crie o hábito de arrumar a cama, caso isso não seja parte da sua rotina. É comum que a tarefa seja deixada de lado por muitas pessoas, já que ela será utilizada no mesmo dia — quase como se fosse uma função desnecessária.

Contudo, ela é importante para trazer a sensação de organização para os quartos. Ademais, esse pode ser o primeiro passo na sua rotina diária e, pela simplicidade, pode estimular a realização de outras atividades.

Vale destacar que a prática traz alguns benefícios para a saúde, como a redução de alergias. Isso porque, cobrir a cama com uma colcha, por exemplo, protege contra poeiras do dia a dia. Sem isso, elas teriam contato com o seu corpo na hora de dormir, podendo causar irritações e problemas respiratórios.

6. Guarde as roupas e os calçados

O guarda-roupa é um dos grandes desafios da organização e, muitas vezes, acaba se estendendo por outros espaços da casa. Nesse cenário, vale a pena estabelecer uma rotina que dê o destino certo para cada peça após o uso.

Usou e está limpo? Guarde no lugar correto do guarda-roupa. Precisa lavar? Leve para o cesto ou para a lavanderia. Evite utilizar cabideiros ou deixar as roupas e os calçados espalhados. Isso colabora com a organização geral e evita que as peças se acumulem pela casa.

7. Recolha o que estive fora do lugar

Quando se está com pressa, é comum deixar objetos fora do lugar, pensando em fazer depois. Entretanto, em excesso, o hábito se torna um dos principais motivos do acúmulo de sujeira e desordem pela casa. Diante disso, é fundamental ter o hábito de sempre guardar os itens após utilizá-los e, ao perceber coisas fora do lugar, recolha.

O mesmo vale para as sujeiras do dia a dia, como derramar um líquido no chão. Se a limpeza for feita na hora, ela será mais rápida e evitará que seja espalhada para outros lugares da casa. Com o tempo, você perceberá como isso permite ter a casa mais limpa e arrumada todos os dias.

8. Saiba o que jogar fora

Você tem o hábito de avaliar se os objetos guardados são realmente necessários? O acúmulo de itens dificulta a organização, porque traz dificuldades para conseguir armazenar tudo de forma adequada. Com isso, podem acontecer diversos tipos de problemas, como excesso de coisas em alguns espaços, trazendo a sensação de desordem.

Armários desorganizados, que são difíceis de utilizar pelo volume de objetos armazenados, também são comuns. Em alguns casos, isso também favorece o acúmulo de poeira, mofo e outras sujeiras. Dessa maneira, uma dica fundamental é saber o que jogar fora, e ter uma rotina para o descarte.

É comum pensar em guardar um item quebrado para reaproveitar uma peça, ou algum objeto substituído pensando em quando ele poderá ser útil novamente. O valor sentimental também pode fazer com que muitas coisas sejam armazenadas, mesmo que nunca sejam vistas.

Portanto, é fundamental saber como mudar essa mentalidade. Primeiro, lembre-se que aquilo que não será mais usado e não tem como ser, realmente, organizado. Na prática, ele apenas atrapalhará sua rotina

Então, separe um tempo para verificar o que está guardado, definindo o que você usa, o que pode ser doado ou vendido e o que deve ir para o lixo. Vale, também, estabelecer uma rotina para rever essa questão — a cada 3 meses, por exemplo. Afinal, é normal que o tempo faça com que mais itens sejam acumulados, exigindo novas avaliações.

9. Evite o acúmulo de tarefas

Após conhecer todas as dicas, você deve ter percebido um certo padrão em algumas: fazer as coisas na hora. Ao adotar essa postura, você reduz o volume de tarefas pendentes e não acumula sujeira ou desordem. Sem dúvidas, esse é um dos principais cuidados para conseguir manter a casa sempre limpa e organizada.

Aqui, vale conversar com todos da família para que eles ajudem e participem da rotina, sem deixar as coisas sempre para depois. Se cada um fizer sua parte para manter os ambientes limpos por mais tempo, será possível aproveitar mais conforto no seu dia a dia.

10. Invista em uma decoração prática

Para saber como manter a casa organizada, outra dica fundamental é ter uma decoração prática. Sabe aquela casa cheia de objetos pequenos? É normal haver um acúmulo de poeira maior. Afinal, são tantos itens para mexer do lugar, tirar o pó e recolocar que se torna inviável fazer essa tarefa com frequência.

Isso não quer dizer que deve abrir mão de todos os enfeites, mas sim que é importante avaliar aqueles que realmente deseja ter e que farão a diferença no ambiente. Por isso, a primeira atitude é optar por tudo o que for moderno e versátil, inclusive os móveis. Aqui, as dicas da decoração minimalista fazem todo sentido.

Por exemplo, uma cama baú é bastante prática, porque você pode guardar as roupas de cama, cobertores, malas, etc, sem acumular sujeira. Uma mesa banqueta multifuncional também é interessante, porque deixa o local organizado e arrumado, ao mesmo tempo que ocupa um espaço pequeno.

Você ainda pode optar por móveis lineares para tornar a limpeza mais simples. Além disso, os nichos criam personalidade e permitem colocar objetos de decoração na medida certa. Tudo para ter o máximo de praticidade.

11. Aposte em organizadores

Uma das maneiras mais simples de manter a casa organizada e limpa é utilizar os organizadores. Eles podem ser adotados em todos os lugares: guarda-roupas, geladeira, freezer, estantes, etc. Além isso, existem vários modelos disponíveis no mercado. Alguns deles são: 

  • caixas com divisórias;
  • prateleiras;
  • gaveteiros;
  • suportes;
  • ganchos.

A grande vantagem é que você deixará tudo no seu devido lugar. Sabe o quanto reforçamos a necessidade de deixar tudo no local correto? Então, essa tarefa ficará mais simples com os organizadores. Ao mesmo tempo, eles acabam com a bagunça e até com a sujeira, se ficarem fechados.

Se você quiser, pode escolher organizadores com os nomes daquilo que será guardado, ou você pode fazer as etiquetas. De toda forma, é uma maneira de assegurar a sua organização doméstica e evitar a perda de tempo procurando objetos.

12. Mantenha as coisas sempre nos mesmos lugares

Evite trocar os objetos de lugar. Assim, você sempre sabe onde eles estão e consegue manter a casa organizada. Isso já ficou claro neste post, mas sempre é bom reforçar. Afinal, já pensou precisar de um termômetro e não encontrar? Ou de papel e caneta, mas eles não estão nos locais em que costumam ficar?

É claro que esse trabalho exige um esforço de todos os que estão na casa. Então, sempre converse e conte com a ajuda de quem também mora ali. Dessa forma, as atividades ficam mais simples.

Quais os benefícios de manter a casa sempre organizada?

Algumas pessoas se preocupam em aprender como manter a casa organizada por focar apenas na impressão que a bagunça traz. Porém, é necessário entender que a importância dessa prática vai muito além disso.

Na verdade, um ambiente que se mantém limpo e organizado consegue trazer diversos benefícios importantes para os moradores. Veja:  

  • diminui os níveis de ansiedade e estresse — a desordem nos espaços pode aumentar o nível de cortisol, que é o hormônio do estresse;
  • melhora o sistema respiratório — a bagunça e a falta de limpeza geram acúmulo de poeiras e outros resíduos que podem prejudicar a respiração;
  • favorece a criatividade e o bem-estar — com tudo sempre organizado, a rotina fica mais simples e é mais fácil desenvolver pensamentos criativos ou relaxar;
  • melhora o visual dos ambientes da casa, seja porque cada coisa está em seu lugar, seja porque traz uma sensação de paz. Por isso, cuide para que tudo fique organizado, porque isso já traz uma sensação de casa limpa;
  • otimiza o tempo e traz praticidade para o dia a dia — afinal, você não precisa passar horas procurando um objeto, tudo estará no seu devido lugar. Inclusive, isso dará mais tempo para lazer ou para organizar aquilo que é necessário;
  • economiza dinheiro, já que você saberá tudo o que tem e também evitará ter vontade de ir a restaurantes ou pedir delivery — até porque deixar a louça limpa evita a preguiça de ter que lavar tudo antes de fazer a comida. Assim, você consegue controlar as despesas mensais;
  • ganho de espaço, porque você manterá somente o que realmente precisa, ou seja, aquilo que é estratégico para um consumo consciente;
  • promove a integração — isso porque você terá prazer em receber as pessoas em casa, em vez de ter vergonha por causa da bagunça.

Aquela sensação de quem precisa organizar tudo, que não cumpriu as tarefas necessárias ou a falta de vontade de aproveitar os espaços da casa também vão embora. Dessa maneira, vale a pena implementar boas práticas no dia a dia a fim de aproveitar esses benefícios.

Como você aprendeu, existem diversas dicas sobre como manter a casa organizada que podem revolucionar sua rotina. Para isso, organize um cronograma e crie novos hábitos para aplicar as sugestões desse manual. Assim, você conquistará mais saúde, conforto e qualidade de vida.

Curtiu essas dicas para organizar a casa? Então, que tal receber mais informações úteis? Curta os perfis da Ávila Urbanismo nas redes sociais e aproveite! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo