imagem ilustrando artigo Como montar um escritório em casa? Confira nossas dicas

É provável que você já tenha pensado em ter um escritório em casa. O espaço pode ser reservado para estudar e trabalhar. Por isso, ajuda na concentração, melhora a qualidade de vida e aumenta a produtividade.

A área é ainda mais útil para tempos de home office. Em 2020, 6 em cada 10 brasileiros estão trabalhando em casa. Portanto, ter esse espaço reservado mantém a rotina familiar e evita que as suas tarefas sejam prejudicadas.

Ao mesmo tempo, garante a autonomia e o equilíbrio para ter um bom ritmo de trabalho. Como montar um escritório em casa para alcançar esse propósito? Veja as dicas que preparamos para ter um lugar confortável, prático e adaptado as suas atividades.

6 passos práticos para montar um escritório em casa

1. Escolha um local ideal na sua casa

Primeiro, defina onde seu escritório será. O ideal é que seja um local com poucas distrações. Por isso, é recomendado montá-lo em um quarto extra ou cômodo sobrando. Como encontrar um espaço apropriado pode ser difícil, delimite um local único.

Por exemplo, um espaço na sua estante ou uma mesa específica no seu quarto. Até mesmo corredores, sacadas e cantos podem ser aproveitados. Será um ambiente compacto, mas funcional.

2. Abra espaço para a luz natural

Pense na iluminação do local para aproveitar a luz natural ao máximo. Existem vários benefícios ao tomar essa decisão. Além de economizar energia elétrica, os raios de sol são importantes para você manter o foco e ficar acordado.

Para isso, escolha um local próximo à janela, mas cuide para que os reflexos não interfiram na tela do notebook, pois pode dificultar a visão. Ainda assim, tenha uma iluminação artificial secundária.

Luminárias de mesa ajudam na decoração e tornam o ambiente mais claro. Opte pelas de LED, que são mais econômicas. As lâmpadas na cor branca também são indicadas.

3. Siga regras ergonômicas

Todo escritório em casa precisa considerar a ergonomia. Isso é imprescindível para você manter sua saúde em dia e evitar dores nos braços, ombros, nas costas e até no cotovelo. Afinal, esse é o local em que você passará horas do seu dia trabalhando.

Procure uma cadeira confortável com apoio de braço. Defina também uma mesa adequada a sua altura. O ideal é que você consiga deixar seus pés apoiados no chão. Se for impossível, tenha um descanso.

O braço deve ser mantido em posição paralela ao chão e o monitor deve ficar na altura dos olhos. O ideal é evitar movimentos bruscos e ficar com a cabeça levemente abaixada, que gera dores no pescoço e nos ombros.

4. Armazene documentos de forma inteligente

Seus arquivos precisam ser encontrados com rapidez. Se eles precisarem ser impressos, tenha armários e gaveteiros para fazer o armazenamento. A dica é usar estantes e prateleiras que sejam mais coloridas e combinem com a decoração.

Fique atento ao espaço disponível para guardar tudo que for necessário. Além disso, você pode utilizar o guarda-roupa, se necessário. Lembre-se da possibilidade de armazenar documentos online, para evitar o gasto de papel e a bagunça no seu escritório em casa.

5. Crie um espaço de conforto

Como montar um escritório em casa que seja confortável? Ele precisa ser organizado para aumentar a produtividade. Por isso, existem algumas dicas que ajudam na elaboração:

  • deixe a mesa virada para a janela para reduzir o estresse;
  • mantenha portas e janelas abertas para fazer o ar circular e permitir que o ambiente esteja arejado;
  • evite o barulho. Por isso, deixe a TV e o rádio desligados, exceto se forem indispensáveis;
  • coloque um som ambiente calmo e voltado para a concentração. Uma dica são as ondas alfa. Você pode encontrar no YouTube.

Mais do que isso, deixe um fluxo de passagem livre para evitar que objetos quebrem ou sejam derrubados. Se tiver um cantinho para deixar almofadas, um travesseiro e uma luz mais fraca, crie esse ambiente confortável para os momentos de descanso.

6. Invista na decoração do escritório em casa

Personalize a decoração ao montar um escritório em casa. Use as paredes para colocar organizadores, objetos de decoração e guardar o material de trabalho. As cores ajudam a deixar o ambiente mais alegre e requintado.

Se preferir, use tons neutros e leves, que estimulam a concentração. As plantas também contribuem para um ambiente mais alegre e natural. Colocar placas em MDF e um mural para recados são outras boas alternativas, até porque ajudam em períodos de dificuldade.

Conheça a tendência do cloffice

Ultimamente, uma tendência que une decoração e arquitetura tem crescido bastante entre aqueles que desejam montar um escritório em casa: o cloffice. Nesse caso, trata-se de uma espécie de home office, mas localizado em um armário. Daí, a união das palavras “closet”, que significa armário em inglês, e “office”, escritório.

O termo foi criado por blogueiras do universo da moda, que tinham o costume de contar com excelentes ambientes dentro de seus armários, como aqueles compostos por mesas, computadores, entre outros elementos típicos do dia a dia de trabalho.

A princípio, a proposta pode até parecer estranha, mas acredite: rapidamente, será possível adaptá-la em seu imóvel, ainda mais, se o local for supercompacto e exigir soluções inteligentes para as atividades dos moradores.

De todo modo, caso não saiba por onde começar, tudo bem. A seguir, trouxemos mais algumas recomendações certeiras e que te ajudarão a colocar o conceito do cloffice em ação. Anote!

Defina o cômodo em que será montado

Antes mesmo de começar a elaborar o seu cloffice, é necessário saber, de fato, em qual espaço da casa esse espaço será montado.

Para otimizar ao máximo as metragens, a dica é recorrer aos ambientes que não são muito utilizados em sua rotina — como aquele closet mal aproveitado e presente no dormitório dos hóspedes. Pode ser uma boa oportunidade para organizar bagunças e otimizar o uso do espaço disponível.

Nessa etapa, também é bacana avaliar todas as opções disponíveis do imóvel, sempre considerando as suas principais necessidades ao longo da rotina de trabalho.

Determine um estilo para a decoração

Com o espaço bem definido, chega outro momento importante durante o planejamento do seu escritório em casa: o de definir qual será o estilo da decoração. Isso mesmo! Para que o cloffice não carregue uma atmosfera muito diferente do restante da casa, o ideal é apostar em uma estética harmônica, composta por elementos que também possam ser encontrados nos demais cômodos.

A recomendação é observar o visual dos quartos, sala e cozinha, até identificar qual o estilo predominante nessas áreas. Hoje em dia, boa parte dos cloffices contam com uma composição minimalista. Porém, nada impede que você recorra a outros modelos decorativos, como o visual rústico, o clássico, o romântico, o moderno e o boho chique.

Lembre-se ainda de sempre considerar a sua personalidade e seu gosto pessoal. Tudo isso, sem esquecer de investir em uma paleta de cores capaz de transmitir tranquilidade enquanto estimula a sua produtividade.

Use móveis planejados

Quer conhecer outra vantagem da tendência do cloffice? É a possibilidade de apostar no uso de uma mobília planejada. Ao montar o seu escritório em casa, esse tipo de móvel te ajudará a aproveitar perfeitamente as metragens disponíveis, criando um espaço prático, estiloso e funcional.

Até porque, tais elementos permitem que o usuário elabore projetos conforme seus gostos e atividades diárias. Para manter a organização do local impecável, você tem a oportunidade de incluir nichos, gavetas, prateleiras e cestas organizadoras de diferentes estilos.

E não acaba por aí! Os planejados são ótimos para armazenar itens eletrônicos de um jeito eficiente e harmônico, como acontece com os computadores, HDs externos e impressoras. Vale considerar!

Utilize portas de correr

O espaço do seu cloffice é pequeno demais? Sem problemas! Como uma maneira de economizar cada centímetro do local, a recomendação é investir no uso das famosas portas de correr.

De modo resumido, esses elementos são os mais indicados para os projetos de escritório em casa, já que não exigem uma ampla área de circulação ao fechar e abrir. Para tanto, as portas de correr devem ser instaladas nos próprios armários internos ou na porta do closet, facilitando — e muito! — na hora de esconder “a bagunça” quando o ambiente não estiver sendo usado.

Nessa categoria, é bacana ressaltar que, no mercado de decoração, há a possibilidade de encontrar portas de correr para todos os gostos: com espelho, coloridas, metálicas, repletas de texturas e por aí em diante. Use a imaginação!

Com essas dicas, você já sabe como montar um escritório em casa de forma personalizada, que seja agradável e prática. Assim, você tem tudo que precisa para trabalhar com tranquilidade e o máximo de produtividade.

Gostou das dicas e quer ver outras para personalizar sua casa? Deixe um comentário abaixo e divida a sua opinião conosco. Em breve, responderemos a sua questão. Até a próxima!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo