Para saber como fazer compostagem, é preciso considerar vários fatores. Neste post explicamos quais são eles.
Já pensou em fazer a compostagem doméstica? A iniciativa ganha cada vez mais adeptos, especialmente porque é uma prática sustentável.
Basicamente, a compostagem em casa é o processo de reciclagem do lixo orgânico. Assim, a matéria é transformada em adubo natural, que pode ser usada em jardins, agricultura e plantas.
A questão é: como fazer compostagem? Acredite: o processo é mais simples do que parece. Veja como funciona e aplique na sua residência.
O que é compostagem doméstica?
A compostagem em casa consiste em um processo biológico de transformação da matéria orgânica. Como ela se torna um adubo, é uma espécie de reciclagem do lixo. Todo o trabalho é feito por micro-organismos, que degradam o material e o transformam em húmus.
O primeiro impacto da compostagem doméstica é a diminuição das sobras de alimentos. Ainda há benefícios para a saúde, afinal, o contato com as bactérias presentes no húmus ajudam com a redução de alergias, náuseas e dores, além de funcionarem como antidepressivos.
Como a compostagem em casa contribui com a redução de resíduos?
Os materiais orgânicos se decompõem rapidamente, diferente do que acontece com os plásticos, por exemplo. Quando os alimentos vão diretamente para o lixo normal, eles vão para os aterros sanitários e ficam acumulados.
Por isso, nem sempre geram o melhor resultado. Sem contar que o processo de decomposição gera gases que poluem a atmosfera.
Por sua vez, ao fazer a compostagem doméstica, você garante um destino adequado àqueles materiais. O melhor de tudo é que você pode fazer isso até mesmo morando em apartamentos.
É um método simples e, paralelamente a isso, o composto orgânico pode ser utilizado nos vasos do seu jardim e para outras finalidades. O único cuidado é com a separação correta dos resíduos.
Os dejetos úmidos são os únicos que servem para fazer compostagem. Os rejeitos que não podem ser tratados devem ir para aterros sanitários. Entre eles estão fraldas, papel higiênico, absorventes íntimos e mais.
Dessa forma, todas as frutas, legumes, sementes, grãos, verduras, borra e filtro de café, cascas de ovos, por exemplo, servem para diminuir a quantidade de lixo e reaproveitar os materiais.
Como fazer compostagem? Veja 5 dicas!
Agora é a hora de saber como fazer compostagem. Pelas dicas a seguir, você verá que é mais simples do que parece. Ainda assim, é necessário ter alguns cuidados para ter sucesso. Veja como colocar essa ideia em prática!
1. Tenha os materiais necessários
Para a compostagem doméstica, você deverá ter em mãos:
- 3 caixas plásticas escuras, sendo uma com tampa e as outras duas com pequenos furos para passar a umidade;
- pequenos galhos, folhas secas e folhagem;
- 100 minhocas, porque elas se reproduzem depois disso;
- lixo orgânico, inclusive borra de café, que facilita a compostagem em casa.
É importante destacar que as minhocas ajudam a tornar o processo mais rápido. O húmus derivado delas é rico em flora bacteriana. Para as plantas que usam o adubo, é feita uma nutrição equilibrada, com mais resistência à doenças.
2. Monte as caixas
As caixas plásticas devem ser empilhadas. As duas que ficam em cima são aquelas com os furos para facilitar a comunicação entre elas. Elas também são responsáveis pela compostagem doméstica.
A outra caixa servirá para a coleta do resíduo orgânico líquido. Se ele for diluído, pode ser utilizado para a rega de hortas e plantas.
Na caixa superior, forre o fundo com pequenos galhos, serragem ou folhas secas. A primeira camada funciona como dreno para a composteira.
Em seguida, coloque a terra com minhocas e, então, os resíduos orgânicos. Lembre-se de colocar mais folhas secas para facilitar a oxigenação nos resíduos.
3. Faça novos depósitos
Conforme o passar dos dias, coloque mais matéria orgânica até preencher a caixa. Quando ela estiver cheia, passe para baixo e deixe uma vazia na parte de cima, recomeçando o processo. O prazo de formação do húmus é de aproximadamente três semanas.
4. Retire o material da composteira
Depois de aproximadamente três semanas, retire o adubo para usá-lo. Para isso, coloque a composteira no sol para que as minhocas cavem mais fundo na busca de menos calor.
O líquido reservado na última caixa pode ser diluído em razão de 1 parte de líquido por 10 de água. Assim, basta regar as plantas uma vez por semana com esse material.
5. Saiba como fazer compostagem em jardim
Se você tiver um espaço em casa, pode fazer a compostagem doméstica com um buraco na terra de aproximadamente 0,5 m² e 30 cm de profundidade.
Vale a pena colocar uma placa de madeira ou uma caixa no fundo para evitar o desabamento das paredes. Preencha o espaço com resíduos orgânicos e cubra com folhas secas e serragem para evitar o mau cheiro.
Se tiver muito sol ou calor, regue a composteira, a umidade agiliza a decomposição. A cada 15 dias, revire o material para aerar o composto. Depois de algumas semanas, há uma terra escura e fofa que servirá de adubo.
Você também pode fazer a compostagem em casa sem minhocas. Nesse caso, o desenvolvimento é mais lento e o cheiro é pior. Além disso, costuma haver geração de mofo e falta de material seco.
Agora você já sabe como fazer compostagem e o que é necessário para ter sucesso com essa iniciativa, seja em casa ou em apartamento. É só aplicar essas dicas e ver os resultados aparecerem.
Gostou das sugestões e quer saber mais sobre a compostagem doméstica e outros assuntos úteis? Curta o Facebook da Ávila Urbanismo e veja as novidades!
Compartilhe
Comentários