imagem ilustrando artigo Os benefícios do contato com a natureza para a sua família

Ao escolher um imóvel, é preciso observar a localização e os diferenciais ofertados. Nesse momento, muitas pessoas buscam opções próximas às áreas verdes para proporcionar um maior contato com a natureza.

Com o crescimento das cidades e as rotinas cada vez mais atribuladas, é comum sentir falta de ter lugares mais calmos e tranquilos para passar um tempo e aproveitar momentos de lazer. Você sabe quais são os benefícios que isso proporciona?

Neste conteúdo, você entenderá por que vale a pena morar próximo à natureza. Continue a leitura e saiba mais!

1. Menor risco de doenças

O contato com a natureza ajuda na redução do risco de doenças, em especial às que estão relacionadas ao sistema respiratório. 

Ele também facilita a manutenção de uma rotina ativa: com espaços verdes para praticar atividades físicas, normalmente as pessoas sentem-se mais motivadas. Isso tudo ajuda a reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde relacionados ao sedentarismo.

Para as crianças, essa é uma ótima oportunidade para brincar ao ar livre. Com o uso crescente da tecnologia, muitas vezes eles deixam de aproveitar essas experiências. 

Porém, o contato com a natureza ajuda no desenvolvimento corporal e no combate ao sedentarismo infantil, além de trazer benefícios para a saúde mental.

2. Redução do estresse

Alguns estudos realizados demonstram que o contato maior com a natureza reduz os riscos de desenvolver transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse ou, ao menos, diminui os sintomas dessas doenças.

Existem diversas maneiras de aproveitar as áreas verdes: 

  • ler um livro;
  • realizar atividades de lazer; praticar esportes;
  • ou fazer caminhadas ao ar livre.

Essas práticas são importantes para a saúde mental e trarão ainda mais benefícios quando realizadas nesse tipo de ambiente.

3. Maior longevidade

Como consequência da redução do risco de doenças físicas e mentais, quem mora em áreas que proporcionam mais contato com a natureza também tem maior longevidade. Esse fato foi alvo de uma pesquisa promovida pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos.

A vegetação ajuda a reduzir os efeitos prejudiciais que as mudanças climáticas proporcionam e traz benefícios para a saúde, reduzindo a exposição aos fatores de risco de diversas doenças crônicas. 

Para exemplificar, nos estudos realizados ficou comprovada a redução de 12% da taxa de mortalidade das mulheres que moram próximas aos espaços verdes.

4. Maior conforto térmico

As ondas de calor cada vez mais frequentes fazem com que as pessoas procurem locais com climas mais agradáveis para morar. Nesse caso, as áreas verdes exercem um papel fundamental: pesquisas científicas comprovaram que a arborização aumenta o conforto térmico e reduz a temperatura superficial do solo.

Além disso, com a preocupação crescente relacionada à poluição e à qualidade do ar, a proximidade com a natureza garante melhores condições. Isso acontece porque as plantas funcionam como filtros, o que torna o ambiente mais limpo e puro.

5. Mais opções para curtir com a família

Encontrar bons lugares para passear e aproveitar momentos com a família é sempre uma dificuldade. Apesar de existirem diversas opções, como shoppings, cinemas e outras áreas urbanas, a grande movimentação de pessoas e o trânsito prejudicam a qualidade das interações familiares.

Por outro lado, quando você mora em lugares próximos à natureza, é possível utilizá-los para fazer atividades simples, como:

  • piqueniques;
  • passear com os animais de estimação;
  • praticar esportes coletivos;
  • brincar com os filhos. 

Tudo isso enquanto aproveita os demais benefícios que o contato com a natureza proporciona.

6. Mais saúde mental

Saúde mental é um assunto cada vez mais comentado nos últimos anos, já que a sociedade percebeu o quão importante esse fator é para o desenvolvimento humano. 

Contudo, fica difícil relaxar com a rotina atribulada dos centros urbanos que são repletos de informações e costumam sobrecarregar a mente, diminuindo a intensidade das nossas vivências interiores

Assim, uma das principais soluções para diminuir esse estresse é o contato com a natureza. As áreas verdes são excelentes para que possamos vivenciar experiências mais profundas, nos desligando dos problemas do dia a dia. 

Além disso, vale destacar que a melhora da saúde mental auxilia o processo de cura do nosso corpo como um todo. 

7. Melhora na concentração e memória

Ainda na rotina das cidades urbanas, outro grande desafio é manter a concentração em meio a tantos acontecimentos simultâneos — o que também impacta na perda de memória. 

Neste cenário, o contato com a natureza promove momentos em que nossa mente consegue se conectar livremente com seu estado natural, facilitando a prática de exercícios para melhorar a concentração. 

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Michigan, pessoas que realizaram caminhadas ao ar livre em espaços arborizados foram mais eficientes em um teste de memória do que um grupo que caminhou em locais urbanos.

8. Brincadeiras saudáveis para as crianças

Em um mundo extremamente conectado e com diversas opções tecnológicas para as crianças se divertirem, se torna raro encontrar os pequenos brincando ao ar livre.

Contudo, o excesso de tela pode causar problemas sérios, como: 

  • dependência digital;
  • doenças visuais e auditivas;
  • má postura corporal;
  • dificuldade de interação social. 

Dessa forma, o contato com a natureza é fundamental para equilibrar a rotina de brincadeiras das crianças. Com a ajuda das áreas de lazer ao ar livre, é possível apresentar formas de diversão mais saudáveis aos pequenos. 

Por exemplo, atividades como pega-pega, esconde-esconde e rouba bandeira são ótimas opções para esses momentos.

9. Melhora na qualidade de vida

Todos esses benefícios têm impacto direto no dia a dia das pessoas e melhora significativamente na qualidade de vida. Isso acontece porque a família aproveitará as condições mais favoráveis para a saúde e terá mais oportunidades de adotar hábitos saudáveis.

Por isso mesmo, ao comprar um imóvel, vale a pena procurar opções em regiões favoreçam o contato com áreas verdes e estruturas que facilitem o lazer. Isso colabora na prática de esportes, o convívio familiar, além de proporcionar segurança.

Como promover mais contato com a natureza para sua família

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios que o contato com a natureza pode oferecer para sua família, é hora de descobrir algumas práticas saudáveis para aplicar no seu lar. Confira!

Adicione plantas nos principais cômodos da casa

A decoração com plantas é uma ótima maneira de aumentar o contato com a natureza para sua família. São vários os benefícios que ela oferece, como purificação do ar e sensação de relaxamento.

Aqui, a dica é escolher as plantas que mais se adéquam aos tipos de ambientes da casa e adicioná-las aos cômodos.

Visite parques e bosques

Visitar parques e bosques com sua família, além de promover o contato com a natureza, pode ser uma atividade muito divertida para as crianças. Por isso, procure os espaços verdes próximos a sua casa e aproveite os finais de semana para visitá-los sempre que possível.

Crie jardins e hortas

Sabia que até mesmo quem mora em um apartamento pequeno pode criar uma horta ou jardim? Para isso, basta escolher o local da montagem, escolher as espécies das plantas que serão cultivadas, adquirir os recipientes certos e cuidar da manutenção do espaço verde. 

Explore os sons da natureza

Os sons da natureza são ótimos para melhorar nossa conexão interior e aumentar o foco nas atividades do dia a dia. A melhor parte é que é possível encontrar diversas opções na internet, como barulho de chuva, floresta, cachoeiras e muito mais! 

Ainda, essa é uma dica especial também para quem está em busca de praticar meditação.

Promova atividades manuais para as crianças

Já as atividades manuais são excelentes para reunir a família e ensinar as crianças sobre sustentabilidade de maneira divertida. Aqui, você pode, por exemplo, incentivar a criação de um minhocário ou até mesmo um simples bebedouro para os pássaros.

Faça piqueniques caseiros e observe os pássaros

E por falar em bebedouro para pássaros, que tal fazer um piquenique caseiro e observar a diversidade das aves que chegam até seu quintal? Essa também é uma boa prática de aumentar o contato com a natureza para a sua família.Achou o conteúdo interessante? Se você quer saber mais sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, aproveite para conferir o nosso guia de sustentabilidade e veja como auxiliar na preservação dos recursos naturais!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo