imagem ilustrando artigo 6 dicas para diminuir suas despesas mensais e economizar dinheiro!

Organizar o orçamento familiar é essencial para ter tranquilidade financeira e conseguir conquistar seus objetivos, como fazer viagens, trocar o carro ou comprar um imóvel. Aqui, um dos passos fundamentais é encontrar maneiras de diminuir as despesas mensais.

Isso pode ajudar a adequar os gastos aos rendimentos ou aumentar a economia mensal. No entanto, a tarefa nem sempre é fácil, principalmente por exigir algumas mudanças de hábitos. Para facilitar essa jornada, existem algumas dicas que podem ajudar.

Continue a leitura deste post para conferir 6 práticas que vão ajudar a diminuir as despesas mensais em sua casa!

1. Reduza o consumo de água e energia

Uma das principais dicas é ter atenção ao consumo de água e energia elétrica. Algumas práticas comuns, muitas vezes, geram o desperdício. Por exemplo, deixar luzes acesas ou torneiras abertas além do período estritamente necessário.

Existem equipamentos que são desenvolvidos para garantir maior eficiência energética, enquanto outros podem ajudar na economia de água ao controlar melhor o fluxo. Assim, vale avaliar os itens utilizados em casa e desenvolver hábitos de economia. Essa prática ajuda com as despesas, como também é sustentável.

2. Elimine gastos supérfluos

Avalie quais são os seus custos para identificar quais você cortará para reduzir as despesas mensais. É comum que itens supérfluos passem a fazer parte da rotina sem que isso seja percebido. Primeiro, estime todas as contas recorrentes e serviços contratados para determinar se todas elas são realmente necessárias.

Em alguns casos, os pacotes de serviços mais completos parecem atrativos devido ao custo-benefício, mas as opções mais simples (e baratas) podem também atender ao que a família precisa. Em outros casos, custos baixos com determinadas práticas acabam se tornando elevados devido ao volume — bastante comum ao pedir delivery e fazer refeições fora de casa.

3. Repense o valor do aluguel

Quem paga aluguel precisa sempre pensar em como está o custo da moradia. Com os reajustes anuais, muitas vezes os preços se tornam muito elevados, até mesmo sem acompanhar, de fato, o mercado — afinal, ele também precisa se ajustar à economia.

Nesse caso, verifique como estão os custos, pesquise outras opções e, até mesmo, analise como ficaria a aquisição de um imóvel. Com taxas de juros mais baixas, pode ser que as parcelas de um financiamento sejam mais adequadas do que o aluguel, por exemplo. Outra opção é a negociação da locação com o proprietário visando a manutenção do contrato.

4. Faça sempre listas de compras

Faça lista de compras sempre que precisar sair para ir ao mercado e comércios. A ideia é que você consiga manter o foco no que é realmente necessário, evitando as aquisições adicionais — se não foi listado, em regra, também não é urgente.

A prática também ajuda a prevenir as compras por impulso, que geram gastos não planejados e, em muitos casos, terminam com arrependimento ou itens e produtos que não serão utilizados. Além disso, esse tipo de aquisição pode aumentar as despesas mensais acima do esperado, trazendo problemas para quitar todas as contas.

5. Procure melhores ofertas

Sempre que precisar fazer compras, pesquise preços. Isso não vale apenas para aqueles produtos mais caros, mas para itens de rotina também, incluindo mercados. Encontrando boas ofertas, você verifica se é possível comprar maiores quantidades, que trarão a economia em longo prazo. Outras dicas importantes nesse momento são:

  • consultar preços pela internet, que podem ser vantajosos;
  • pesquisar a disponibilidade de cupons de descontos;
  • observar os descontos à vista (o retorno costuma ser maior que manter o dinheiro em aplicações).

6. Mantenha um controle financeiro

Por fim, mantenha sempre um controle financeiro detalhado, listando todos os ganhos e despesas mensais com a devida descrição. Dessa maneira, é possível fazer revisões frequentes para entender se algum gasto está fora do normal e tentar buscar maneiras de reduzir custos.

Para tanto, você pode contar com aplicativos de controle financeiros ou planilhas — na internet, você tem acesso a diversas opções para ajudar nessa tarefa. Fazendo isso, ficará mais fácil manter o orçamento controlado e reduzir as despesas mensais para aumentar a economia.

Gostou dessas dicas? Então que tal ajudar mais pessoas a melhorar a rotina financeira? Compartilhe esse post nas redes sociais!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo