A inovação dentro da cultura organizacional consiste na identificação de oportunidades de mudança. Isso não apenas a respeito dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, mas também em pontos de melhoria nos processos internos.
Dessa forma, ela pode ser aplicada tanto com o intuito de abranger o mercado e aperfeiçoar a estratégia macro do seu negócio, como na utilização de sistemas, softwares e procedimentos. Assim, eles facilitam a rotina e otimizam o tempo dos funcionários.
Desse modo, a inovação tem o potencial de impactar todas as áreas da empresa. Basta ter a solução de problemas e a superação de desafios como combustível para tais mudanças.
Essa estratégia traz resultados que atendem à demanda comercial, como retorno financeiro. Mas, além disso, o maior ganho das organizações que criam um ambiente inovador é o amadurecimento da sua equipe. Portanto, com o constante compartilhamento e implementação de ideias, os valores e princípios ficam mais claros entre todos os colaboradores. Isso acaba fortalecendo a cultura e a missão da marca.
Como criar uma cultura de inovação?
Para que sua empresa de fato assuma uma postura inovadora em meio aos seus processos, é necessário construir esse ambiente de forma constante e gradual entre todos os membros da equipe, independente de cargos e setores. Para isso, é necessário:
- incentivo;
- comunicação horizontal entre os membros;
- espaço propício para o compartilhamento de ideias;
- análise de viabilidade e implementação das ideias propostas.
O primeiro passo dessa estratégia é a comunicação horizontal. Ela pode ser efetuada numa reunião periódica entre todos os colaboradores, de forma a trocar experiências e situações cotidianas. A naturalização desse diálogo interequipes estimula a confiança no time e em si mesmo para expor seu ponto de vista.
E então entramos em outra etapa muito importante: a organização. Ela começa quando se destina uma reunião, um formulário, uma caixa, etc para que as ideias sejam compartilhadas sempre no mesmo local. Esse ponto é fundamental para o sucesso do próximo: a análise dessas ideias.
Estando concentradas num mesmo lugar, fica mais fácil para a pessoa responsável analisar a ideia em questão. Os critérios utilizados são a viabilidade, custo, modo de implementação e como ela se encaixaria na estratégia geral da empresa.
Além de deixar transparente a intenção em construir uma cultura de inovação, é necessário que esse projeto seja sempre relembrado aos colaboradores. Só assim se tornará algo natural.
Ademais, prêmios para as melhores ideias ou, inclusive, brindes de participação, auxiliam na adesão do projeto. Eles funcionam como reconhecimento do esforço e criatividade do profissional para com a empresa.
Quando adotadas essas medidas, a cultura de inovação deixa de ser um lembrete esporádico e se torna uma competência. Se tornando, assim, parte estrutural do cotidiano empresarial, como explica o site do FoccoERP:
“Nesse nível, a empresa cria processos e estruturas a fim de definir problemas, além de criar e avaliar soluções. Tudo isso para desenvolver planos de ação com o objetivo de pôr em prática essas soluções. Como resultado, as marcas que estão nesse nível obtêm uma entrega realista baseada em uma oportunidade organizacional ou em um desafio”
Case de sucesso: 3 resultados que investir em inovação pode trazer
Alinhada com esses princípios, a Ávila Urbanismo implementou, no ano de 2020, o projeto Inova Ávila. Em meio à pandemia, ele foi o responsável por incentivar a criatividade, promovendo um clima favorável à participação de todos os colaboradores.
Dessa forma, diretores, gestores e estagiários têm espaço para contribuir com sua percepção da empresa sobre o que pode ser aprimorado. O ambiente de troca deu tão certo que, de 2020 para 2021, o número de ideias compartilhadas cresceu 130%.
A criatividade, quando aplicada ao ambiente empresarial, é uma verdadeira força que pode ser usada para gerar inovação.
De lá pra cá, a contribuição do projeto para a empresa pode ser percebida em diversas áreas. Premiadas por serem as 3 melhores ideias do ano, as implementações auxiliaram o financeiro, o relacionamento com o cliente e a cultura organizacional da empresa.
Vale o destaque de que o time de execução de cada ideia varia entre toda a Equipe Ávila e não se restringe ao autor da ideia. Promovendo, dessa forma, o aprendizado e a integração entre os setores. Isso fica claro nos exemplos a seguir:
Vídeo tutorial no Portal do Cliente (PDC)
Para melhorar a experiência do cliente dentro do PDC, os time de Comunicação e Marketing e de Tecnologia da Informação se uniram para realizar um vídeo tutorial. O intuito foi explicar com linguagem simples como usar o Portal. Assim, promovemos maior autonomia para o usuário e maior produtividade para os departamentos de relacionamento com o cliente.
Organização financeira
Como a Ávila Urbanismo trabalha na construção de loteamentos, seus investimentos têm um valor elevado, principalmente quando se refere a algum serviço necessitado pelo setor de Engenharia. Por isso, essa área, junto com o Financeiro da empresa, estruturaram um modelo de organização para que tenham uma quantia reservada sem que comprometa o controle financeiro geral da instituição.
Selo GPTW (Great Place to Work)
Iniciar a tentativa de certificação GPTW foi uma ideia proposta no Inova Ávila para aumentar o autoconhecimento da própria equipe; como ela se vê dentro do contexto empresarial e como se relaciona entre si. Depois do resultado positivo, além de ser certificada, a Ávila pôde rever os pontos analisados e desempenhar melhorias para que o nível de satisfação continue elevado.
O projeto teve como participantes o RH, a Diretoria e a Comunicação da empresa, mas contou com a colaboração de todos os membros para o sucesso da pesquisa.
Conclusão
Com esses exemplos é possível ter uma dimensão de como um projeto bem estruturado de inovação pode beneficiar a sua empresa. Principalmente quando a liderança atua pelo exemplo e pelo incentivo, motivando o trabalho em equipe e a experimentação de ideias.
Beneficiando o cliente, os colaboradores e até mesmo a visão estratégica da empresa, o importante não são necessariamente ideias revolucionárias que mudarão o rumo do seu negócio, mas sim aquelas que são integradas no plano de ação original e otimizam cada um dos processos.
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