Você pensa em investir em lote? Entenda por que vale a pena optar por essa modalidade de aplicação financeira.
Existe um ditado que diz: “quem compra terra, não erra”. Por mais que os anos passem, essa frase continua fazendo sentido. Tanto é que investir em lote permanece sendo uma boa alternativa para o seu dinheiro.
Seja para construir, seja para aplicar seu dinheiro, um terreno é um negócio rentável. Um dos motivos para essa afirmação é a possibilidade de valorização. Mais do que isso, investir em lote é uma forma de diversificar seu patrimônio.
Achou interessante? Entenda melhor como funciona e por que vale a pena optar por essa modalidade.
O crescimento do mercado de loteamentos no Brasil
O ano de 2020 trouxe algumas dificuldades. A renda fixa trouxe menos retorno e, portanto, tornou-se menos atrativa. Por sua vez, a renda variável teve ampla volatilidade.
Dentro desse conceito, o mercado de loteamentos apresentou bons resultados. Para você ter uma ideia, o crescimento chegou a 200% entre o final de março e início de julho de 2020 — e a pandemia contribuiu para esse índice.
Segundo especialistas do mercado imobiliário, o isolamento social e o êxodo urbano foram fatores que auxiliaram nessa alta. Com o home office, a prioridade por ter uma casa com jardim, piscina e lazer privativo aumentou. O motivo é a qualidade de vida.
Por fim, outro fator que contribuiu foi a facilidade de acesso ao crédito. Com taxas mais baixas, todos os perfis de consumidores começaram a investir em lotes.
Para os próximos meses, ainda há muitas expectativas. Ainda assim, a tendência é permanecer devido a uma mudança de comportamento do consumidor. Logo, há o privilégio da segurança e da qualidade de vida e do investimento.
As vantagens de investir em lote
Como você pôde perceber, o crescimento da procura por terrenos é derivado de fatores diversos. No entanto, existem vários outros que justificam a opção por investir em lote.
Veja quais são as principais vantagens dessa prática.
Valorização dos empreendimentos
A compra de lotes é um investimento rentável. Os terrenos dificilmente passam por desvalorização. Portanto, é normal haver a manutenção ou aumento do patrimônio com o passar do tempo.
Isso acontece, principalmente, quando o lote está em uma região em desenvolvimento. Esses locais terão sua infraestrutura otimizada. Com isso, o valor do metro quadrado pode crescer de forma significativa.
Outros fatores que podem ajudar na valorização são:
- mudanças no mercado;
- investimentos públicos nos ambientes urbanos;
- alterações na oferta e na demanda dos terrenos.
Caso não haja valorização, ainda é possível investir no próprio terreno. Entre as chances estão a de reforma e melhoria da fundação, a fim de aumentar o preço com o tempo e compensar esses custos.
Aumento da procura por ambientes mais seguros e fechados
A pandemia de 2020 mostrou que ter um lugar seguro, privativo e fechado é fundamental para a qualidade de vida. Esses benefícios aliados à valorização evidenciam por que vale a pena investir em lote.
Essa é uma forma de preservar seu patrimônio e ter um bem durável. Em caso de ter dificuldades financeiras, o lote serve para gerar uma renda extra. Além disso, você pode escolher uma região com boa infraestrutura para evitar acidentes. Isso faz o lote ser um investimento sólido e seguro.
Crescimento em tempos de crise
Em períodos de crises e oscilações do mercado, o setor de loteamentos tende a apresentar alta. Isso já aconteceu em 2020, como os dados apresentados acima evidenciam.
Isso acontece porque outras aplicações financeiras passam por várias alterações. Com o terreno, você o terá sempre no mesmo lugar, com os direitos garantidos por lei. Por isso, pode vendê-lo ou construir o seu imóvel.
Tributação e burocracia menores
Investir em lote é mais barato do que comprar um imóvel pronto. Esse é, inclusive, um ponto de valorização. Ainda assim, existem outros fatores que contribuem para a economia.
Os principais são a tributação e a burocracia. Ao manter um lote, é preciso pagar IPTU, impostos e taxas municipais. Porém, eles são mais baratos do que no caso de uma construção finalizada.
Para garantir esse benefício, é importante verificar a documentação do lote e fechar negócio com uma empresa confiável. Avalie as certidões negativas de ônus, de propriedade e de alienação. Ainda procure por possíveis irregularidades e acompanhe a legislação municipal. Tudo isso trará tranquilidade na hora da compra.
A questão é: como encontrar todos esses critérios? A Ávila Urbanismo pode ajudar! Há uma oferta diversificada de loteamentos em várias cidades do interior de São Paulo, como Piratininga, Taquarituba e Botucatu.
Todos os lotes estão bem localizados e têm boa infraestrutura. Alguns contam com portaria 24 horas, acesso exclusivo e opções de lazer. Assim, você pode investir em um lote e reunir todos os pré-requisitos necessários para ter seu negócio valorizado.
Gostou das dicas e quer ver algumas opções de lotes para investir? Conheça os empreendimentos da Ávila Urbanismo e escolha o melhor para você!
Compartilhe
Comentários