Você sabe limpar um terreno? Se comprou uma área para construir uma casa, mas ainda não iniciou a obra, saiba que a manutenção do local é obrigatória. Além de constar na lei, é necessário considerar que o mato alto pode afetar a saúde e a segurança das pessoas ao redor.
É fácil entender por que isso é exigido. Saber como limpar um terreno ajuda a evitar animais, como cobras e ratos. Também evita o acúmulo de água parada, que gera criadouros de mosquitos-da-dengue.
Portanto, essa também acaba sendo uma política de boa vizinhança. Então, como fazer a limpeza da forma correta e quais são os métodos mais adequados? Neste post, traremos essas e outras respostas. Continue lendo!
O que diz a lei sobre manter o terreno limpo?
O Código Civil determina o chamado direito de vizinhança. Ele traz as obrigatoriedades relacionadas ao ato de limpar um terreno, além de outras regras de boa convivência. Essas definições estão, especialmente, nos artigos 1.277 a 1.313.
O artigo 1.277 determina que “o proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”.
Dessa forma, a lei exige que a limpeza do terreno seja realizada com frequência para evitar prejuízos aos vizinhos. Isso vale mesmo para quem vai construir com pouco dinheiro. Caso isso não aconteça, algumas medidas podem ser tomadas pelos moradores dos arredores. Veja quais são elas:
- diálogo com o proprietário do terreno, tanto de maneira informal quanto nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). Assim, é possível tentar uma conciliação;
- notificação na prefeitura sobre o mato alto ou o excesso de sujeira, o que pode levar a uma penalidade. Normalmente, multa;
- ajuizamento de ação contra o proprietário do terreno, caso outras alternativas não surtam os resultados esperados.
Por que manter o terreno limpo?
Além da lei, existem muitos outros fatores que justificam a manutenção da limpeza do terreno. Como explicamos no início, essa é uma questão de saúde e segurança. Ou seja, é a mesma ideia de saber como manter a casa organizada.
No entanto, o processo é um pouco diferente e ainda mais necessário quando você decide investir em lotes. Entenda melhor os principais fatores para limpar um terreno.
Saúde pública
Esse é um dos principais aspectos para realizar a limpeza da área. Afinal, o acúmulo de lixo e entulho faz com que o local atraia animais peçonhentos e perigosos. Por exemplo, aranhas, cobras, escorpiões e ratos. Ainda pode gerar água parada, que acaba sendo um criadouro para o mosquito-da-dengue. Portanto, manter o terreno em dia faz com que se controle a propagação de doenças.
Segurança
O mato alto e a sujeira trazem perigo à segurança. O terreno pode se tornar um local para criminosos e usuários de drogas. Além disso, outras pessoas podem começar a depositar ali entulho pessoal.
Valorização do imóvel
O terreno sujo causa uma má impressão, o que baixa o seu preço. É fundamental mantê-lo limpo, seja para construir a sua casa, seja para uma venda posterior. Assim, você obtém a valorização de imóvel por cuidar de todos os aspectos.
Ficar em dia com a prefeitura da sua cidade
A administração dos municípios tende a multar os proprietários de áreas sujas, com mato alto e entulho. Isso porque tende a colocar a saúde da população em risco. Portanto, saber como limpar terrenos ajuda a evitar problemas com a fiscalização. Caso você receba alguma notificação, terá 7 dias para deixar tudo em dia. Caso contrário, terá que pagar uma multa para que a prefeitura faça a manutenção do local.
Diminuição das chances de incêndio
O terreno limpo também reduz a chance de incêndios. Como a área não será utilizada de maneira indevida, é mais difícil de alguma chama se propagar. Além disso, as áreas residenciais tendem a ser mais protegidas. Dessa forma, é uma maneira de proteger o seu patrimônio e a vizinhança.
Quais são os métodos para limpar um terreno?
Existem diferentes métodos para limpar um terreno. A escolha depende do que você prefere e também das condições atuais da área. Confira quais são as possibilidades.
Enxada e foice
É um método tradicional, mas exige mais esforço. A enxada é pesada e requer força. Enquanto isso, a foice é usada para cortar árvores ou plantas pequenas com tronco mais robusto. Por isso, esses instrumentos são mais indicados para áreas menores e com solo macio, sem pedras.
No caso da foice, vale a pena utilizá-la em terrenos bastante sujos, com mato alto. Outra opção é usar na primeira limpeza. Assim, com as plantas mais baixas e contidas, é possível utilizar outro método para complementação. Com isso, o trabalho rende mais.
Roçadeira e cortadores de grama
Esses instrumentos são mais cômodos. Ainda assim, é preciso ter certa destreza e habilidade. Além disso, para evitar machucados devido a pedras e outros objetos, é necessário colocar equipamentos de segurança. Por exemplo:
- bota;
- luvas;
- capacete;
- roupas adequadas.
A roçadeira e o cortador de grama são mais indicados para locais que contêm apenas mato e sejam relativamente planos. Caso as plantas estiverem altas, não são as melhores alternativas, porque podem dificultar a limpeza. Também existem 3 tipos possíveis. Veja quais são eles:
- aparador de grama: é indicado para cortar mato baixo, ou então que ofereça alta resistência. Tende a ser um modelo barato, mas exige conexão com a eletricidade. Ou seja, é necessário ter uma tomada próxima;
- roçadeira lateral: é maior e mais resistente do que a opção anterior. Por isso, pode ser usada para grama ou mato mais alto. O preço é mais elevado. Outro detalhe é que seu motor funciona a gasolina. Por isso, ela oferece mais mobilidade;
- cortador de grama: está disponível em diferentes modelos. O mais tradicional é uma espécie de carrinho para empurrar. Oferece alta resistência e é pouco indicado para situações onde o mato está alto. Assim, é melhor para grama ou vegetação rasteira.
Herbicida
É a opção que requer menos esforço, mas é um produto químico. Por isso, exige um cuidado maior no seu manuseio. Por exemplo:
- adquira uma bomba pulverizadora ou use um pulverizador manual para plantas de jardim;
- confirme a medida correta da solução no manual do produto;
- use luvas e máscara para não inalar nem tocar no produto;
- aplique o produto em um dia de sol. Se chover no prazo de 3 horas depois da aplicação, o efeito desejado pode não ocorrer.
Ainda é preciso atentar a lugares onde o uso de herbicida é proibido. Esse é o caso de terrenos próximos à nascente ou curso de água.
Fogo
É bastante utilizado para limpar os terrenos, mas não tem essa finalidade em seu princípio. Além disso, apresenta muitos riscos — especialmente, o de incêndio. Também incomoda a vizinhança com o cheiro e a fuligem, que gera muita sujeira. Por isso, o ideal é nunca utilizar o fogo.
Contratação de terceiro
Esse método prevê a contratação de um profissional que saiba como limpar o terreno. O valor varia de acordo com o local e o trabalho necessário na área.
Trator com roçadeira
É a melhor alternativa para áreas muito grandes. Assim, o trabalho será executado de forma mais eficiente e ágil. Vale a pena ressaltar que essa roçadeira é acoplada ao trator e é maior do que as tradicionais.
Máquina de terraplanagem
Essa opção é usada para a limpeza de terrenos antes da construção. Isso porque ela também fará o nivelamento do solo. Portanto, é a melhor alternativa para esse momento pré-obra.
Como limpar um terreno? Confira o passo a passo
Agora que você entendeu por que limpar o terreno e os equipamentos necessários para isso, que tal conferir as etapas para realizar a manutenção? Veja, a seguir, quais são eles.
Comunique a prefeitura
Comece informando a prefeitura do município, especialmente se o terreno estiver em uma área de proteção ambiental. Será feita uma análise do local para informar onde ele pode ser limpo e qual é o método mais correto. Isso evitará problemas adiante.
Proteja-se
Coloque todos os equipamentos de proteção para limpar um terreno. Portanto, use luvas, botas de borracha, camisa de manga comprida, óculos de proteção e capacete, quando for o caso. Isso evita machucados e picadas de inseto.
Elimine o mato alto primeiro
Comece pelo que está mais evidente. Retire todo o mato alto e, então, verifique como o terreno está. Isso permite ainda identificar possíveis riscos.
Remova o entulho
Elimine todo o entulho existente. Em alguns casos, é preciso contratar uma máquina. Além disso, é proibido jogar esse lixo em qualquer lugar. Tenha uma caçamba à disposição e verifique se a empresa faz o descarte correto.
Corte o mato baixo
Após cortar o mato alto e remover o entulho, passe para as plantas baixas. Vale a pena usar enxadas e ferramentas naturais ou roçadeiras e cortadores de grama.
Pode árvores e arbustos
Por fim, pode as árvores e os arbustos para fazer um começo de paisagismo, o que permite pensar até em modelos de jardim de inverno. Aqui, vale a pena avisar a prefeitura sobre esse corte, a fim de evitar problemas com a fiscalização.
Agora, você já sabe o que precisa fazer para limpar um terreno da forma certa, seguindo a lei e a política da boa vizinhança. Assim, preservará a saúde e o bem-estar de todos.
Então, que tal saber mais sobre a próxima etapa? Veja as 12 etapas de uma obra residencial para quem vai construir do zero.
Compartilhe
Comentários