Quem tem bens imóveis precisa ter cuidado para mantê-los organizados e limpos para não ter problemas na utilização ou mesmo para revendê-los. Nesse contexto, muitas pessoas compram um espaço, mas não pretendem construir de imediato. Quem está nessa situação precisa conhecer informações importantes sobre a limpeza de lote.
Adotar essa prática e ficar atento a todos os detalhes sobre a limpeza é fundamental para manter o lote organizado e evitar problemas que podem decorrer da falta de cuidados com o terreno.
Ficou interessado em saber como manter sempre em dia a limpeza do seu lote? Então continue a leitura!
A limpeza de lote é obrigatória?
Uma dúvida bastante comum entre os proprietários de lotes diz respeito à obrigatoriedade da limpeza do local.
Quem determina essa questão é a prefeitura da cidade, por meio de suas leis municipais. Portanto, é fundamental verificar a legislação do município para entender a obrigatoriedade da limpeza.
De forma geral, as prefeituras determinam que deve-se manter o lote bem cuidado e com a limpeza em dia, mas as regras específicas dependem do local. Quem descumpre essas determinações pode ter que pagar uma multa e receber um prazo para realizar o cuidado com o local.
Como manter o lote sempre limpo?
Agora que você já conhece melhor a obrigatoriedade de limpeza de lote e o que ocorre com quem não adota essa prática, é hora de entender como manter seu lote sempre limpo.
A seguir, conheça algumas dicas para facilitar essa prática. Não perca!
Faça visitas periódicas ao local
O primeiro ponto de atenção para conseguir manter um lote sempre limpo é fazer visitas periódicas ao local.
Muitas vezes o local não está localizado em regiões que o proprietário passa no dia a dia. Isso pode fazer com que o lote fique esquecido e comece a acumular muita sujeira e ervas daninhas.
Quanto mais sujo e descuidado estiver o terreno, mais difícil fica a limpeza. Portanto, é fundamental que você o visite com frequências para verificar o estado em que se encontra e determinar se é a melhor hora para realizar a manutenção do local.
Invista em equipamentos de proteção e de limpeza
Como você viu anteriormente, quanto mais sujo e descuidado estiver o lote, mais difícil é a limpeza. Além disso, se você tiver que realizar toda a manutenção a mão ou com equipamentos que não são ideais para essa tarefa, pode acabar desistindo da limpeza ou demorar tempo demais para isso.
Toda essa dificuldade impossibilita que você consiga manter o lote sempre limpo. Afinal, é fundamental facilitar a tarefa e procurar meios de mantê-la em dia sem ter que tomar tanto tempo. Por isso, você deve investir em equipamentos de proteção ao local e limpeza pesada.
Cada lote tem suas próprias necessidades e diferenças, por isso não há uma lista de equipamentos para esse momento. Contudo, investir em cercas, máquinas de cortar grama, roçadeiras e outras pode ser uma boa ideia.
Contrate especialistas para a limpeza
Se mesmo com equipamentos de proteção e limpeza do lote você verificar que não dará conta de realizar a tarefa por si mesmo, vale a pena considerar a contratação de profissionais especializados. Eles têm todos os equipamentos necessários para realizar a limpeza do lote com cuidado e eficiência.
Ademais, os profissionais podem ter uma equipe especializada. Isso faz com que o serviço se torne mais célere e você consiga agendar limpezas periódicas, facilitando a sua organização e planejamento.
Procure herbicidas
Muitos lotes podem ser tomados por ervas daninhas e outras vegetações que crescem rápido e se tornam um problema para a limpeza. Por isso, procurar herbicidas pode evitar que a manutenção tenha que ter uma recorrência muito grande, o que acarreta mais custos e dificuldade nas tarefas.
Mas é preciso ficar atento: os herbicidas são produtos com venda controlada e utilização específica. Portanto, tenha cuidado ao realizar a compra e a utilização para seguir todas as regras e não ter problemas com contaminação e fiscalizações.
Entendeu como realizar a limpeza de lote e manter a manutenção em dia? A principal dica é facilitar essa prática por meio de compra de equipamentos ou contratação de empresas especializadas no assunto. Assim você automatiza a tarefa e evita que se passe muito tempo sem a limpeza adequada.
Gostou desse post? Então curta as redes sociais da Ávila Urbanismo — Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube — para ficar por dentro de todas as nossas atualizações.
Compartilhe
Comentários