imagem ilustrando artigo Loteamento aberto x Loteamento fechado: quais as diferenças?

Ao optar pela compra de um terreno para construir e morar ou como forma de investimento, é comum se deparar com duas opções referentes ao tipo de imóvel e localização: loteamento aberto ou loteamento fechado.

No primeiro caso, os lotes são autônomos, enquanto a segunda opção é semelhante aos condomínios, mas é preciso entender as diferenças entre eles para escolher a melhor alternativa.

É exatamente isso que você aprenderá neste conteúdo. Continue a leitura para entender o que muda em cada tipo de loteamento e como escolher a opção ideal!

Quais as diferenças entre loteamento aberto e loteamento fechado?

As diferenças entre esses loteamentos se concentram, principalmente, em 4 aspectos: leis aplicáveis, áreas comuns e privativas, controle de acesso e taxas incidentes. A seguir, explicamos cada um!

Legislação aplicável

Os loteamentos abertos são os mais vistos, fazendo parte das vias públicas e com espaços comuns que são responsabilidades da prefeitura. Eles são formados pela divisão das glebas em lotes autônomos, com regulamentação pela Lei 6.766/79. Cabe à loteadora garantir a infraestrutura básica, como acesso ao saneamento básico, à água e à energia elétrica.

No caso do loteamento fechado, apesar de sua divisão seguir as mesmas normas, há uma concessão do Poder Público em relação à administração do espaço, que se torna particular e pode ser limitado por meio de muros. Assim, a gestão e manutenção das áreas comuns será dos proprietários dos lotes.

Áreas comuns e privativas

Nos loteamentos abertos, quem compra um terreno adquire direito exclusivo de uso sobre ele, mas todos os espaços comuns serão de utilização livre por toda a população, inclusive quem não for morador da região.

Nos fechados, o uso é mais restrito: somente os moradores e proprietários dos terrenos podem usufruir dessas áreas que contam com diferenciais interessantes, como quadras, espaços gourmet, sendo semelhantes aos condomínios. A diferença é que, no loteamento, o comprador do terreno não adquire frações ideais dos espaços comuns.

Controle de acesso

O loteamento fechado permite o controle de acesso de pessoas com a solicitação de documentos e, se for o caso, impedindo a entrada de terceiros não autorizados. Como é possível cercar o espaço, fica mais fácil instalar sistemas de segurança, com portarias, alarmes e câmeras.

Nos loteamentos abertos, como as áreas são públicas, não é possível controlar o acesso de pessoas. No entanto, para melhorar a segurança os moradores podem se juntar para criar associações e instalar câmeras ou outros sistemas que aumentem a proteção no local.

Taxas de manutenção

Quando o loteamento é fechado, os compradores se responsabilizam pela administração e manutenção dos espaços de uso comum. Isso costuma ser feito com o pagamento de uma taxa mensal que será utilizada para pagar os serviços necessários, com um valor que varia em cada local.

No caso dos loteamentos abertos, como a administração é feita pelo município, você não pagará taxas adicionais. Será preciso arcar apenas com os impostos normais incidentes sobre o imóvel e demais serviços individuais contratados.

Como definir a opção mais indicada de acordo com perfil do comprador?

Depois de compreender o que muda em cada uma das opções, é preciso entender o que considerar para escolher a ideal. Nesse momento, você precisa considerar o seu perfil para ver qual o tipo de loteamento ideal. Veja os principais critérios avaliados nesse momento!

Privacidade

Quem procura mais privacidade, pode identificar mais vantagens nos loteamentos fechados, já que a circulação de pessoas é controlada. 

Porém, quem não tem problemas com a movimentação normal dos bairros, não terá dificuldades ao escolher um terreno nos loteamentos abertos.

Segurança

A segurança é um dos principais fatores ao escolher um imóvel e, sem dúvidas, também influencia em sua valorização. Por ser cercado e facilitar a instalação de sistemas de vigilância, o loteamento fechado oferece mais vantagem.

No entanto, como dissemos, mesmo nos loteamentos abertos os moradores podem se reunir para suprir essa necessidade. Além disso, a instalação de sistemas individuais em casa, como alarmes, cercas e câmeras também ajudam a aumentar a proteção residencial.

Custo

Finalmente, é necessário considerar o orçamento e as despesas envolvidas em cada aquisição, já que o loteamento fechado também inclui taxas de manutenção. O ideal é fazer um comparativo com os gastos envolvidos nas duas opções e, depois, ver qual oferece o melhor custo-benefício.

Além de seguir esses critérios, também é importante encontrar empresas especializadas para encontrar o terreno em loteamento aberto ou loteamento fechado. A Ávila Urbanismo, por exemplo, conta com diversas opções para garantir os melhores investimentos para seus clientes.

Gostou do post? Se você tem interesse em comprar um terreno, acesse agora o nosso site e conheça os nossos empreendimentos!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo