imagem ilustrando artigo Conheça 7 motivos do porque morar em casa é a melhor opção

Escolher entre morar em casa ou apartamento é um dilema comum entre muitas pessoas, afinal, cada imóvel tem características específicas e nem sempre é fácil determinar qual opção é mais adequada. Quando se considera o investimento envolvido na compra, a situação pode ficar ainda mais complicada.

Isso porque a aquisição exige um alto investimento, muitas vezes por meio de financiamentos que vinculam o comprador por vários anos até a quitação. Nesse cenário, é essencial garantir a escolha correta para não ter transtornos com negociações e mudanças. 

Sem dúvidas, vale a pena analisar todas as alternativas com atenção, porém, as casas podem trazer alguns benefícios que se destacam.

Quer saber por que vale a pena morar em casa? Listamos sete motivos que demonstram que essa é a alternativa mais vantajosa. Continue a leitura e saiba quais são!

1. Maior privacidade

A privacidade é uma das principais preocupações das pessoas em sua moradia. Com tantas questões envolvendo segurança e os próprios comentários de terceiros, as casas conseguem trazer mais tranquilidade nessa questão.

Sem vizinhos de parede, ou nos andares superiores e inferiores, há menos exposição da sua vida. Os barulhos da sua casa não serão ouvidos com tanta facilidade, nem suas movimentações serão percebidas. Se recebeu visitas, saiu cedo ou está viajando, dificilmente isso será notado.

Por outro lado, os apartamentos acabam fazendo com que você abra mão de um pouco de privacidade. Tanto a proximidade com os vizinhos quanto o controle feito por porteiros acabam gerando uma exposição maior. 

2. Autonomia para mudanças

Mesmo depois de alguns anos em um imóvel, pode surgir o desejo de fazer reforma. No entanto, quando se trata de apartamentos podem existir restrições. Primeiro, devido à própria estrutura do empreendimento que pode ter regras impedindo determinados tipos de mudanças.

Muitas alterações, ainda que pequenas, não são permitidas quando afetam a fachada do empreendimento e a padronização entre as unidades. Em outros casos, mesmo alterações internas podem ser impedidas, já que é mais comum que isso afete a estrutura do empreendimento. Para completar, os horários permitidos para obras, além de outras burocracias do processo com o condomínio, podem fazer com que qualquer reforma se torne um desafio. 

Quando se trata de uma casa, porém, você tem liberdade para fazer as alterações que desejar sem se preocupar com padronização ou problemas estruturais. Além disso, o horário em que as obras ocorrerão se adapta melhor à sua rotina. 

3. Tranquilidade para ter animais de estimação

Os condomínios não podem impedir você de ter um pet, porém, as limitações de espaço podem ser suficientes para que você decida por não ter um animal de estimação ou limite o número de bichinhos. Outro problema é que latidos, miados e outros barulhos frequentes podem se tornar alvo de reclamação de vizinhos. 

Porém, quem mora em casa não tem esse problema, pois há mais espaço para que os pets possam aproveitar: quintais e varandas são comuns, mesmo que tenham espaços limitados. Além de eles terem áreas livres para se exercitar e se manter mais saudáveis, você também terá menos problemas com mau cheiro. 

4. Não há despesas com condomínio

Outra questão importante trata das despesas de condomínio, que podem ser bastante elevadas, principalmente quando envolvem fundos de reserva e reformas no empreendimento — lembre-se de que se necessárias ou aprovadas pela maioria, você precisará arcar com a sua parte de qualquer maneira. 

Ainda que, à primeira vista, os custos com segurança e manutenção pareçam altos quando você mora em uma casa, eles trazem liberdade de contratação e negociação e, em muitos casos, acabam acontecendo apenas de maneira esporádica. Também não há riscos de arcar com valores referentes a espaços que você não usa ou reformas não desejadas. 

5. A garagem é exclusiva

Pode até não parecer tão necessário em um primeiro momento, mas ter uma garagem exclusiva e ampla é um diferencial importante. Em condomínios, elas costumam ter um espaço bastante limitado e diversas normas sobre o que pode ficar no local, além da impossibilidade de aceitar outros veículos já que é preciso respeitar o espaço de outros moradores.

Em uma casa, isso não será um problema. Você terá mais espaço, facilitando as manobras, além de ter liberdade para guardar itens ou, até mesmo, receber um amigo e deixá-lo guardar seu carro, sem problemas. Afinal, não existem preocupações com outras pessoas que precisem utilizar o local, nem normas de condomínio dizendo o que pode ou não ser feito. 

6. Mais espaço disponível

Os apartamentos são conhecidos por ter plantas mais compactas, principalmente por ter o objetivo de comportar diversos imóveis em apenas um empreendimento. Assim, uma casa costuma oferecer cômodos mais amplos e, até mesmo, mais variedade para a família aproveitar.

Além disso, é comum que o terreno ainda ofereça um bom espaço externo, que pode comportar quintais, jardins, piscinas, edículas e outras comodidades desejadas. Para quem tem condições de construir, a alternativa se torna ainda mais vantajosa. Afinal, o projeto do imóvel é desenvolvido considerando as suas necessidades para garantir todos os espaços desejados por sua família.

7. Menos barulho no dia a dia

Um dos problemas comuns em apartamentos são os barulhos. É normal se deparar com sons vindos dos apartamentos vizinhos e dos corredores, que podem se tornar ainda mais incômodos em situações específicas, como festas ou outras questões resultantes da falta de bom-senso. 

Infelizmente, mesmo com uma ótima estrutura, a proximidade com os vizinhos faz com que esse seja um problema comum. Por outro lado, nas casas é possível reduzir ou, até mesmo, evitar esse problema. Por não dividir paredes, já acontece uma redução de barulho.

Ainda, dependendo da distância em relação aos outros imóveis, eles se tornam quase nulos. Apenas situações específicas trarão essa questão à tona e, nesse caso, é bem mais fácil de conviver. 

Como você viu, existem diversos motivos para escolher morar em casa, porém, sempre avalie também o seu estilo de vida para entender se essa é a opção mais adequada ao seu perfil. Em todos os casos, procure uma boa localização e, até mesmo, considere a aquisição de um lote para construção. Assim, você garante um imóvel personalizado para a sua família.

Quer saber mais sobre como colocar esses planos em prática? Acesse o nosso site e conheça os empreendimentos da Ávia Urbanismo!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo