
Muitas pessoas optam por morar em casa e apartamento pequenos. Por esse motivo, cresce também o interesse em otimização de espaço, principalmente para quem sempre morou em imóveis maiores. Afinal, é necessário aproveitar, de forma inteligente, cada ambiente.
Saiba que é possível ter uma casa funcional, muito bem organizada e decorada, independentemente do tamanho. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas para você aplicar no seu imóvel. Acompanhe!
7 ideias de otimização de espaço
1 — Móveis funcionais
Encontrar formas de organizar bem objetos e outros itens é uma das principais dificuldades de quem mora em um imóvel pequeno. Dessa forma, a melhor opção é procurar por móveis funcionais.
Mesas dobráveis, cama com baú, puff com baú, sofá-cama e sofá extensivo são alguns exemplos. Com eles, você consegue organizar melhor itens sem deixá-los expostos e não gerar percepção de desorganização na casa.
Outra ideia interessante é a escolha de móveis planejados, já que ele se encaixa exatamente no local definido para ele. Os preços são acima das mobílias comuns, mas vale a pena para quem precisa de uma otimização de espaço.
2 — Nichos e prateleiras
Os nichos e as prateleiras são ótimas opções, pois são instalados em espaços inutilizados, acomodando, assim, diferentes objetos.
Como eles ficam expostos, é preciso tomar cuidado para não incluir várias peças e aparentar bagunça. Com o uso inteligente dos itens, você ainda os tornam parte da decoração do ambiente.
3 — Divisórias
É comum pensar em integração de ambientes quando a casa é pequena, justamente pensando na otimização de espaço. Entretanto, nem sempre essa ideia é a melhor para você. Por isso, as divisórias são consideradas ótimas opções para imóveis de pouca expansão.
Os elementos são mais funcionais que as paredes, já que não reduzem o espaço bruscamente. Além disso, as divisórias permitem que a luz natural entre no ambiente e não impedem a circulação de ar.
O material pode combinar com móveis daquele cômodo, além de deixar o espaço mais bonito, traz uma sensação de continuidade.
4 — Espelhos
O espelho gera sensação de amplitude no ambiente e combina com diferentes cômodos da casa, como sala, quarto e banheiro. Na hora de escolher o local de instalação, tenha atenção aos pontos que serão refletidos. A ideia é que não tenha tanta informação para não gerar a sensação de espaço desordenado.
A peça também faz diferença quando instalada do chão ao teto ao trazer a sensação de uma amplitude do pé direito.
5 — Porta de correr
A porta de correr é uma ótima opção para otimização de espaço. Funciona bem para diferentes cômodos, sendo ideal quando há muita circulação na casa. Ao abri-la, você ocupará o espaço apenas da parede, que geralmente já não é utilizado.
6 — Ambientes integrados
Os ambientes integrados são sempre uma ótima ideia para otimização de espaço, além de deixar a casa bem moderna. Sala e cozinha, sala e varanda, cozinha e lavanderia costumam ser as integrações mais comuns, mas isso fica a critério do proprietário.
Utilizar o mesmo piso nos ambientes integrados também gera a sensação de continuidade. Além disso, vale lembrar que você não precisa derrubar toda a parede se não puder ou não quiser, uma bela janela entre a cozinha e a sala, por exemplo, já ajuda a ampliar o espaço.
7 — Tons claros
Outra ideia para a otimização de espaço é apostar em tons claros. Eles deixam os ambientes mais iluminados e ainda geram a sensação de amplitude.
Você não precisa usar apenas bege e branco, já que os tons pastéis também são ótimas opções de combinações. Portanto, aposte no verde, rosa e azul com as cores mais claras. Não esqueça de trazer decorações de outras tonalidades para não deixar o espaço monótono.
Portanto, quem mora em casa ou apartamento pequeno não precisa se preocupar com a otimização de espaço. Afinal, com as dicas detalhadas neste conteúdo, você gera a sensação de amplitude que o seu imóvel precisa. Gostou do conteúdo? Assine a newsletter para ficar por dentro de assuntos como o abordado aqui e muito mais.
Compartilhe
Comentários