imagem ilustrando artigo Paisagismo: por que você precisa investir nessa decoração no projeto da sua casa?

As plantas trazem diversos benefícios à saúde, como a redução dos níveis de estresse e purificação do ar, além de trazer mais beleza para os ambientes. Por isso, elas estão cada vez mais presentes nos imóveis.

Nesse cenário, os projetos de paisagismo estão ganhando mais espaços nos imóveis, já que conseguem dar ainda mais destaque aos elementos naturais.

No entanto, é normal que surjam dúvidas sobre o que é o paisagismo e o que muda em relação à jardinagem, por exemplo. Também é comum não entender, de fato, o que envolve esse tipo de projeto ou como ele pode ser utilizado no seu imóvel. Por esse motivo, vale a pena aprender mais sobre esse tema.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo para explicar o que é paisagismo e esclarecer outras dúvidas comuns. Continue a leitura e veja como investir nessa decoração em sua casa!

O que é o paisagismo?

O paisagismo envolve uma área da arquitetura focada em projetar espaços externos. Alguns exemplos comuns são parques, praças, jardins e áreas verdes em geral.

Para tanto, ela utiliza diversos elementos naturais, como

  • água;
  • flores;
  • rochas;
  • árvores;
  • arbustos;
  • itens de iluminação;
  • objetos decorativos diversos.

Dessa forma, ele não se limita a pensar em plantas, mas em criar uma paisagem completa, envolvendo diversas estruturas, como muros, caminhos e espaços para descanso.

A ideia é construir ambientes que proporcionem proximidade com a natureza, ao mesmo tempo que são agradáveis, funcionais e confortáveis.

Por esse motivo, o paisagismo tem aplicação ampla, podendo ser utilizado em projetos urbanos, empresas ou em residências. Afinal, ele cria um ambiente equilibrado e harmônico que pode beneficiar diferentes tipos de propriedade.

Logo, ao construir ou decorar o seu imóvel, vale a pena incluir esse tipo de decoração.

O que muda entre paisagismo e jardinagem?

Ao pesquisar sobre paisagismo, é comum confundir o conceito com a jardinagem. Na prática, a jardinagem envolve cuidados com o jardim e outras áreas verdes, como plantar, regar, podar, colher e controlar pragas.

Além disso, um profissional de jardinagem pode ser responsável por executar o projeto de paisagismo — ao menos em relação às plantas.

Portanto, a jardinagem é uma parte importante do paisagismo, mas os conceitos não são sinônimos. Afinal, o paisagismo é mais amplo, envolvendo o planejamento completo do espaço, além do uso de diversos elementos para criar um ambiente adequado ao perfil dos moradores, às características do imóvel e outras informações relevantes.

Por que investir em paisagismo residencial?

Se você tem dúvidas sobre investir em paisagismo residencial, vale a pena entender quais são os benefícios que esse tipo de decoração proporciona. Olha só:

Melhora a saúde mental e física

O paisagismo trabalha com a união de plantas a outros elementos para criar um espaço confortável e bonito. Por esse motivo, ele ajuda na saúde mental, já que:

  • ajuda a reduzir o estresse;
  • proporciona maior tranquilidade;
  • traz um ambiente que permite aproveitar melhor os momentos de relaxamento.

Ainda, é possível aproveitar a área para praticar atividades físicas. Tudo isso gera impactos positivos na saúde do corpo e da mente.

Aumenta o desempenho, a produtividade e criatividade

O contato com a natureza em conjunto com um ambiente planejado para ser harmônico e esteticamente mais agradável tende a estimular a criatividade.

Nesse caso, realizar atividades nesses espaços, ou com vista para eles, pode trazer resultados na vida profissional, estudos ou em hobbies.

Melhora a qualidade do ar

As plantas são conhecidas pela sua capacidade de filtrar e purificar o ar, além de aumentar a umidade.

Durante o processo de fotossíntese, as plantas removem contaminantes, reduzindo a quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e aumentando a quantidade de oxigênio. Ou seja, o ar passa a ter maior qualidade.

Excelente isolante térmico e acústico

As plantas são conhecidas por proporcionar sombra e proteção contra o calor e frio, ajudando a manter temperaturas agradáveis. Mas você sabia que elas também podem absorver e dissipar o ruído?

Desse modo, elas promovem maior conforto acústico no espaço. Assim, é possível reduzir custos com climatização e ter mais tranquilidade no dia a dia.

Valorização do imóvel

Um bom projeto de paisagismo deixa o imóvel mais bonito — e a aparência é um ponto avaliado no momento de precificar a propriedade. Por esse motivo, investir nessa decoração traz mais um atrativo e colabora com a valorização do bem.

Quais são as principais dicas de paisagismo para a casa?

Para aproveitar todos os benefícios do paisagismo para a casa, vale a pena conferir algumas dicas que podem facilitar a aplicação desse tipo de decoração no imóvel.

A seguir, separamos as principais práticas para ajudar. Confira!

Cultive jardim vertical e cerca viva

O jardim vertical é uma forma eficiente de utilizar o espaço disponível, especialmente em áreas pequenas, como uma varanda ou sacada.

Na prática, ele é composto por plantas cultivadas em painéis verticais ou em vasos suspensos. Assim, ele pode compor diferentes ambientes internos e externos da casa.

Já a cerca viva é formada por uma estrutura, como uma cerca, e plantas que crescem ao longo dela. Ela pode ajudar a criar espaços de divisão no jardim, trazer diferenciais para os muros da casa ou garantir mais privacidade em determinados espaços. Ainda, pode ser usada para esconder a piscina.

Aposte na criação de caminhos, trilhas e recantos

Projeto de paisagismo com trilhas e caminhos

Ao elaborar a paisagem externa, como um quintal, é possível criar caminhos, trilhas e recantos no espaço aberto.

Eles são feitos a partir de materiais diversos além das plantas, como pedras e madeira, podendo ter diferentes funções:

  • garantir um espaço para relaxamento;
  • separar espaços (ex: jardins e hortas);
  • marcar o caminho para diferentes áreas.

Faça um bom projeto luminotécnico

Em ambientes externos, é comum pensar na iluminação natural. Porém, é preciso pensar nas luzes artificiais no projeto de paisagismo.

Elas podem ser usadas para criar pontos de destaque, ajudar a ter ambientes acolhedores, além de trazer mais segurança durante a noite. Desse modo, você garante que o espaço poderá ser bem utilizado a qualquer hora.

Invista em acessórios e móveis externos para jardim

Um bom projeto de paisagismo considera a funcionalidade dos espaços. Isso envolve pensar em como os moradores poderão usufruir do ambiente. Logo, é preciso incluir cadeiras, mesas e outras estruturas para que as pessoas possam descansar, aproveitar momentos de lazer e realizar outras atividades nesses espaços.

Aqui, é preciso ter cuidado para que os materiais escolhidos tenham durabilidade e resistência diante das condições externas, como umidade e incidência solar.

Mescle materiais, cores e texturas

Outra dica relevante para criar ambientes diferenciados e belos é mesclar diferentes materiais, cores e texturas. Isso deixa a decoração mais rica. Para tanto, vale recorrer a:

  • vidro;
  • metal;
  • pedras;
  • plantas;
  • madeira.

O contraste gerado pelas diferentes alternativas ajuda a dar mais destaque para o projeto.

Quais são as principais tendências da jardinagem?

Projeto de paisagismo com caminhos e quiosque com banco.

Na hora de pensar em como compor um projeto de paisagismo residencial, é importante conhecer as principais tendências de jardinagem. Assim, o seu projeto ficará mais alinhado aos itens que estão em alta de modo a trazer mais beleza ao ambiente. Acompanhe!

Jardins verticais

Os jardins verticais se tornaram uma tendência diante do crescimento pelo interesse da população em incluir plantas na decoração, mesmo quando não há um terreno que permita o cultivo. Em geral, ele exige atenção para garantir uma boa drenagem, evitando umidade e infiltrações.

Porém, como eles se popularizaram, é fácil encontrar materiais e dicas para garantir uma boa instalação.

Como vantagem, ele tem a versatilidade: pode ser usado em áreas com pouco espaço. Se for o caso, o imóvel também pode ter jardins verticais em diferentes ambientes.

Folhagens diversas

Existem diversas plantas que podem compor um projeto de paisagismo, e as folhagens costumam fazer sucesso por manter a beleza e a exuberância em qualquer época. Nesse caso, é possível recorrer a diferentes plantas para trazer texturas e tons diferentes ao projeto.

Iluminação artificial

Os projetos de iluminação estão ganhando mais espaço na hora de pensar em decoração e paisagismo. Nesse caso, mais que iluminar os ambientes corretamente, a ideia é utilizar pontos de luz e diferentes modelos de luminárias visando enriquecer o ambiente.

Lâmpadas de diferentes configurações podem ser usadas para despertar sensações diversas,  conforme a finalidade do ambiente. Isso vale tanto para espaços externos, complementando a luz natural e garantindo iluminação durante a noite, quanto nos cômodos internos.

Pedras

As pedras costumam ser usadas na decoração externa devido à sua durabilidade e resistência, enquanto são versáteis em relação à decoração. Isso porque é possível encontrar diferentes estilos de pedras, que podem se adequar a espaços variados e modelos de decoração.

Na prática, elas podem ser aplicadas como acabamento em paredes, nos pisos, criando caminhos no gramado e em outras composições com as plantas e outros itens do paisagismo.

Móveis para descanso

Ao fazer um bom projeto de paisagismo, é importante pensar em como garantir que os moradores possam aproveitar os espaços, certo? Afinal, ter áreas tão bonitas e relaxantes fará com que você e sua família queiram ficar nesses espaços em diferentes momentos. Aqui, vale considerar móveis específicos para descansos.

Além dos bancos tradicionais, vale pensar em sofás para área externa e espreguiçadeiras. Dependendo do seu estilo, as redes e balanços também podem ser atrativos, além de complementar todo o projeto decorativo.

Caminhos pelos jardins

Quando os jardins são feitos em quintais amplos, ou com conexão para outras áreas, — mesmo um simples espaço de descanso —, é comum que seja criado um tipo de caminho ligando os diferentes locais do imóvel.

Outra prática que pode complementar o projeto é fazer os caminhos para a entrada da casa. Essa é uma medida tradicional que pode trazer um diferencial relevante ao paisagismo.

O que considerar ao elaborar um projeto de paisagismo?

Por fim, vale conferir os pontos de atenção ao elaborar um projeto de paisagismo que proporcione conforto e bem-estar à família. Veja!

Pense nas suas necessidades e objetivos

O ponto de partida do projeto é pensar nas suas necessidades e objetivos com o paisagismo. Por exemplo, você quer apenas ter um espaço externo bonito ou pretende ter áreas que serão utilizadas com frequência? No segundo caso, a ideia é aproveitar para relaxar, se divertir, receber amigos ou diversos objetivos?

Essa definição é importante para guiar o projeto. Caso tenha um espaço gourmet, é preciso considerar os móveis, o estilo de decoração e outras questões. Se a ideia é apenas relaxar, a decoração já se modifica, mudando os pontos de atenção do projeto.

Faça um levantamento do espaço

O passo seguinte é verificar todo o espaço que será trabalhado no projeto. A partir disso, faça a separação das áreas desejadas, se for o caso, e pense em como funcionará a circulação e a localização de cada item planejado.

Aqui, fatores como qualidade do solo, plantas da região e incidência solar devem ser considerados de modo a garantir que será possível atender os objetivos desejados com qualidade.

Escolha as melhores plantas para você

Com uma compreensão completa sobre as necessidades com o projeto e o espaço disponível, é hora de definir as plantas que você deseja incorporar no paisagismo.

Como visto, é preciso considerar as opções mais adequadas para a sua região, além de fatores como necessidade de água e exposição ao sol.

Outra dica relevante é priorizar plantas que possam se desenvolver bem em qualquer época do ano. Isso ajudará a garantir um jardim sempre verde e bonito, de modo que o projeto de paisagismo se mantenha em destaque todos os dias.

Como foi possível aprender, um projeto de paisagismo pode aprimorar a decoração da sua casa e trazer diversos benefícios. Afinal, além de trabalhar a beleza e estética do ambiente, ele pode influenciar na qualidade de vida de toda família. Logo, vale a pena seguir as nossas dicas para deixar o seu imóvel ainda mais confortável e belo. Quer acompanhar mais sobre como planejar sua casa dos sonhos? Aproveite para seguir as redes sociais da Ávila Urbanismo. Estamos no Instagram, LinkedIn e YouTube!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo