imagem ilustrando artigo Rotary Club: ações para um mundo melhor

Com a parceria oficialmente consolidada no dia 13 de dezembro, a Ávila Urbanismo e o Rotary Club de Piratininga se unem com um propósito em comum: somar suas forças para promover o bem-estar social da comunidade que atuam.

Para além de solucionar problemas sociais da região, a parceria tem como objetivo expandir a atuação do Rotary. Também mostrar, de forma prática, a importância das empresas contribuírem com as necessidades culturais, ambientais ou financeiras da sua região.

Essa responsabilidade social compreende a construção de uma sociedade com maior equidade e justiça. Além de prezar pela preservação do meio ambiente, somando os atos voluntários das organizações.

Para que isso seja possível, porém, é necessário que as empresas e demais envolvidos cultivem uma liderança sustentável. Essa, como explica o site Mgalhas, se baseia em três âmbitos:

  • social: que preza pela construção de uma cultura organizacional que visa a ética. Tanto nas ações feitas em prol da comunidade, quanto entre os próprios colaboradores;
  • cultural: ter como missão contribuir para a sociedade, de forma que o lucro seja resultado de atingir esse propósito;
  • ambiental: preocupação em desenvolver produtos e práticas cada vez mais sustentáveis, que preservem o meio ambiente.

O que é o Rotary Club?

O Rotary, como define o próprio site, é uma rede global de líderes comunitários. Ele teve origem em 1905, com o advogado Paul Perci Harris, em Chicago. Seu intuito era unir num só lugar profissionais distintos que pudessem compartilhar experiências, habilidades e construir laços duradouros.

Hoje, a organização conta com 1,2 milhão de associados e se espalhou ao redor do mundo. Consolidou sua atuação trabalhando em pautas sociais e ajudando muitas comunidades em situação de vulnerabilidade.

 três mulheres atuando na vacinação de duas crianças.
Atuação do Rotary em prol da vacinação de crianças no Paquistão. || Foto: Reprodução/Rotary

A visão do Plano de Ação deixa muito claro esse objetivo:

 “Juntos, vemos um mundo onde pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas comunidades e no mundo todo”.

Seguindo esse princípio, as ações, tanto locais, quanto mundiais, são sempre norteadas por uma das sete áreas de enfoque do Rotary Internacional. Cada uma dessas áreas se relaciona com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

As áreas são:

  1. Prevenção e tratamento de doenças (ODS 3 – Saúde e bem estar)
  2. Educação básica e alfabetização (ODS 4 – Educação de qualidade)
  3. Proteção do meio ambiente (OSD 14 – Vida na água e ODS 15 – Vida terrestre)
  4. Paz e prevenção/resolução de conflitos (ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes)
  5. Recursos hídricos e saneamento (ODS 6 – Água potável e saneamento)
  6. Desenvolvimento econômico e comunitário (ODS 10 – Redução das desigualdades)
  7. Saúde materno-infantil (ODS 3 – Saúde e bem estar)

Rotary Club de Piratininga

No Município de Piratininga, o Rotary ajuda entidades locais, como a Santa Casa, as creches, os asilos e os abrigos de crianças, por exemplo. Muito dessa ajuda é feita por meio de doação de eletrodomésticos e aparelhos necessários para a manutenção das atividades desses locais, como explica Murilo Alvarez Alves, Governador Eleito do Rotary de Piratininga.

Murilo se associou no ano de 2013, justamente quando seu filho estava prestes a nascer. Esse fato intensificou a ligação com o propósito rotariano e lhe inspirou a “trabalhar para um mundo melhor para o filho enquanto fazia um filho melhor pro mundo”.

Parceria

Foi numa conversa entre Murilo, Tiago Soares e Maurício Vaquero, Gestor do Time de Vendas e Diretor da Ávila Urbanismo, respectivamente, que surgiu a parceria entre a Ávila e o Rotary. Eles perceberam que a empresa acreditava em muitos dos valores trabalhados pelo clube, como as ações visando a sustentabilidade que a Ávila já vinha adotando na sua rotina.

um homem branco num palanque de discurso com a placa “Rotary Club de Piratininga”
Tiago Soares no evento de lançamento da parceria.

Além de reconhecer a importância do trabalho em comunidade, a matriz ambiental, social e de governança (ESG) também foi um ponto em comum entre ambos. A sigla é usada para denominar quando uma empresa adota maneiras de minimizar seus impactos no meio ambiente, busca construir um mundo mais justo e preza por um relacionamento de respeito de integração entre as pessoas.

A parceria se faz importante para a realização de ações maiores, contando com o apoio da Fundação Rotary. Somando-se esses recursos com iniciativas e apoio popular às campanhas e eventos, trabalhamos para que cada vez mais pessoas possam viver bem.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo