Ao comprar uma casa ou um terreno, é provável que o seu foco seja fazer a quitação de financiamento. Afinal, é uma dívida a menos e você garante que a propriedade seja sua. Porém, nem sempre vale a pena tomar essa decisão.
Isso quando a quitação de financiamento imobiliário prejudica a realização de investimentos e até a vida financeira do casal. Ou seja, antes de terminar de pagar as prestações, é interessante parar e pensar para ver o que faz sentido para a sua realidade.
Então, que tal saber mais sobre essa alternativa? Neste artigo, vamos explicar como ela funciona. Continue lendo!
O que é a quitação de financiamento imobiliário?
A quitação de financiamento imobiliário é o pagamento total da dívida, com consequente redução dos juros aplicados. Essa é uma alternativa em que você acaba pagando menos do que o esperado, caso fizesse o pagamento gradual das parcelas.
O desconto é calculado de forma proporcional ao tempo de adiantamento. Portanto, quanto antes você quitar o financiamento, maior será o abatimento concedido pelo banco ou pela loteadora . Vale a pena destacar que esse é um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Apesar do benefício, ainda vale a pena considerar o contexto para saber se vale a pena pagar a dívida antes do prazo. Além disso, é válido diferenciar a quitação do financiamento imobiliário e a amortização.
No primeiro caso, você finaliza a dívida. Ou seja, todos os valores devidos são pagos e você perde esse débito em aberto. Já no segundo, você antecipa parte do saldo devedor.
Portanto, a amortização implica a continuidade da dívida, já que ela não foi paga por completo. Porém, você ainda terá o abatimento proporcional de juros e poderá reduzir o valor da prestação ou do prazo de pagamento.
Vale a pena quitar o financiamento antes do prazo?
Em alguns casos, vale a pena quitar o financiamento antes do prazo. Essa alternativa proporciona descontos significativos, o que tende a favorecer a sua sustentabilidade financeira.
Ao mesmo tempo, é útil pensar se o contexto geral é positivo para tomar essa decisão. Normalmente, a quitação de financiamento é indicada quando há:
- descontos significativos para pagar o saldo devedor;
- redução dos juros;
- fontes de renda extra e você não precisa mexer no orçamento familiar;
- desejo de fazer um novo financiamento imobiliário.
Como fazer a quitação de financiamento?
Você pode fazer a quitação de financiamento informando o banco e gerando um boleto com o valor total do saldo devedor, já com a aplicação dos descontos devidos. Normalmente, esse processo também pode ser feito pelo aplicativo do banco.
Além disso, existem algumas formas de facilitar a quitação do financiamento imobiliário. Veja quais são elas.
Quitação de financiamento com o uso do FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pode ser usado para quitar a dívida do financiamento de terreno ou imóvel. Para utilizá-lo, é preciso ter 3 anos de trabalho de carteira assinada e ter usado o saldo existente há 2 anos ou mais.
Quitação de financiamento com o 13º salário
Você também pode usar o 13º salário para quitar o saldo devedor do financiamento. Normalmente, esse dinheiro servirá para uma amortização, mas também pode acabar com o débito em aberto.
Quitação de financiamento com planejamento financeiro
Ainda é possível se planejar financeiramente. Nesse caso, é preciso organizar as suas finanças, reduzir os gastos supérfluos e, se possível, ter uma fonte de renda extra. Dessa forma, você pode guardar dinheiro todos os meses e investir até chegar à soma total ou adotar outras duas estratégias:
- amortização: você reúne uma quantia e faz o abatimento da dívida. Isso pode acontecer todos os meses com um valor menor, ou quando quiser, com um montante maior;
- pagamento de parcelas crescentes e decrescentes: você quita a prestação do mês e mais uma do final do financiamento para garantir o desconto sobre uma parcela.
É melhor quitar o financiamento ou fazer um investimento?
Há situações em que é melhor quitar o financiamento, caso o desconto oferecido seja grande. Porém, vale a pena considerar se esse dinheiro poderia render mais em um investimento.
Por exemplo, você pode adquirir um lote e construir uma casa para revender ou alugar. Outra opção seria usar esse dinheiro para compor uma quantia maior para adquirir outro imóvel melhor, em um loteamento ou condomínio fechado.
Esse é um investimento com alto potencial de valorização. Portanto, é uma forma de adquirir o que você precisa e fazer seu dinheiro multiplicar, mesmo tendo a quitação de financiamento imobiliário.
Por outro lado, acabar com a dívida pode ser relevante para adquirir outro imóvel, dependendo das suas condições financeiras. De qualquer modo, quitar o financiamento é uma boa oportunidade e pode ajudar na construção do seu patrimônio.
Com a Ávila Urbanismo, você tem a chance de adquirir um lote com toda a infraestrutura e segurança desejadas. Além disso, você pode ter a ajuda necessária para fazer a quitação de financiamento ou se informar sobre a melhor alternativa. Assim, fará o seu investimento e terá os melhores resultados.
Então, que tal se informar mais e adquirir o seu lote? Conheça os loteamentos da Ávila Urbanismo e confira todas as opções disponíveis para você.
Compartilhe
Comentários