A valorização do meio ambiente precisa estar no propósito e no dia a dia da sua marca.
O tema da sustentabilidade vem ganhando força visto o aumento da degradação ambiental nos últimos anos. As queimadas, extinção de espécies e emissão de gases intensificou a preocupação das empresas mediante esse cenário.
Ademais, a população está ciente da responsabilidade que as organizações devem assumir a respeito de seus próprios impactos ambientais. Por isso busca cada vez mais consumir e apoiar marcas que estejam alinhadas com o propósito de preservação e que demonstrem uma postura ativa em relação a isso.
Dessa forma, atitudes mais ecológicas devem estar presentes em todos os processos do dia a dia da empresa. Seja na fabricação de seus produtos, com o descarte correto de resíduos e escolha de materiais; seja na gestão de recursos naturais na execução de serviços. Mas, principalmente, esse comportamento precisa estar enraizado na cultura organizacional da instituição.
Nesse caso, o respeito com o meio ambiente é institucionalizado com grandes e pequenas ações e com comunicações periódicas. Elas reforçam aos colaboradores a importância de manter uma atitude positiva nesse sentido. Quando o diálogo é bem trabalhado, esse comportamento deixa de ser uma cobrança e passa a ser parte dos valores da empresa.
“Viver bem é uma escolha”
Sendo esse o propósito que rege a Ávila Urbanismo, os cuidados ambientais não poderiam ficar de fora das suas ações. Internamente, os colaboradores têm constante contato com os valores da marca e, entre eles, está “também somos responsáveis“. Ele se refere justamente à postura da instituição com o meio ambiente.
Na prática, o valor é visto no escritório em forma de lembretes: economia de água, energia elétrica e separação de lixo em orgânicos e recicláveis. Nos empreendimentos entregues, há uma preocupação em preservar as áreas verdes dos loteamentos. Por isso a arborização ocupa de 20% a 40% do espaço.
Além dessa preservação, a Ávila valoriza praças e paisagismo por todos os seus loteamentos. Isso traz melhor qualidade de vida aos seus clientes, com esse intuito plantou mais de 15.000 mudas de árvores nos residenciais.
Para a empresa, a escolha de viver bem também está em tomar as melhores medidas para a construção da casa própria. De forma a reduzir os danos ambientais com materiais mais sustentáveis e escolhas conscientes, como com placas solares e torneiras economizadoras.
Por esse motivo, a Ávila disponibiliza em seu site um guia de sustentabilidade. Além disso, traz dicas valiosas para a construção da casa com redução dos danos à natureza.
Ações práticas de sustentabilidade
Sempre que possível a empresa também participa de ações solidárias, tanto sociais quanto ambientais. A mais recente foi protagonizada por Tiago Soares e ocorreu no Córrego do Veado, um afluente do Rio Batalha. O Córrego é muito importante para a cidade de Bauru e Piratininga no interior de São Paulo.
A ação foi em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Piratininga, cidade que que a Ávila tem 9 loteamentos entregues. O intuito foi limpar o córrego que estava cheio de entulhos como pneus, materiais eletrônicos, ferros, entre outros materiais.
A Ávila Urbanismo se compromete com ações do tipo justamente por estar intrínseco em sua cultura. Para Tiago, há 25 anos na empresa, o que importa é o exemplo a ser transmitido.
Compartilhe
Comentários