imagem ilustrando artigo Veja 12 tendências de decoração para 2023 e inove na sua casa

A área de design de interiores é bastante volátil, ou seja, muda o tempo todo. Por isso, é comum se perguntar: qual é a tendência de decoração para o próximo ano? A verdade é que existem várias — e elas aparecem sempre.

Aqui, vale destacar que os estilos continuam os mesmos. É o caso da decoração contemporânea, rústica, minimalista e clássica. No entanto, os detalhes a serem inseridos se modificam.

Neste post, vamos apresentar o que você deve priorizar, caso queira ter a sua casa de acordo com as tendências para 2023. Então, que tal conferir?!

12 tendências de decoração para 2023

O objetivo de toda tendência de decoração para 2023 é garantir um ambiente mais agradável e cheio de estilo. O que está sendo privilegiado pelos especialistas? Vamos trazer as ideias a seguir. Acompanhe!

1. Valorização do conforto e da funcionalidade

Tudo começa pelo conforto e pela funcionalidade. A ideia é que o seu lar seja um local agradável, que traga segurança e seja um verdadeiro refúgio. Essa é uma necessidade desde o começo da pandemia, já que as pessoas começaram a ficar mais em casa.

No entanto, o conforto precisa estar aliado à funcionalidade. Afinal, muitas pessoas começaram a trabalhar de casa alguns dias da semana, pelo menos. Então, como aliar esses dois aspectos? A resposta está em móveis funcionais e acessórios agradáveis. Também invista na luz natural e nas plantas na decoração.

2. Design biofílico

Já ouviu falar nesse nome? Ele pode parecer estranho, mas se refere à valorização do contato com a natureza. Dessa forma, há o aumento do bem-estar dos moradores, tanto no âmbito físico quanto mental.

Para ingressar nessa tendência, utilize plantas dentro de casa. Elas podem ser colocadas no quarto, na sala, na sacada etc.

Outra ideia bastante em alta é o telhado ou a parede verde, que podem ser construídos com plantas naturais ou artificiais. Aproveite a iluminação natural e a ventilação, assim como a paisagem, se você tiver uma vista bonita.

3. Cores neutras e naturais

Ainda nessa ideia de valorizar o que é natural e o meio ambiente, as cores neutras ganham espaço. O propósito é usar móveis de madeira, especialmente se você deseja criar uma decoração sustentável. Você também pode usar esse material em painéis e pisos.

Aproveite para apostar no branco e em outras tonalidades claras, como cinza e bege. Para quebrar essa neutralidade, vale usar os tons quentes mais suaves. Eles ajudam a trazer a sensação de bem-estar e relaxamento.

4. Tons terrosos, verdes e azuis

A decoração inspirada na natureza aproveita os tons terrosos, indo do bege ao marrom, também pende para as cores próximas do cinza, mas sendo leves e delicados.

Dentro dessa mesma ideia, as cores pastéis e claras ganham espaço, como os diferentes tons de verde e azul.

5. Formas dinâmicas

Uma das tendências de decoração para 2023 são as peças com curvas, que têm formas dinâmicas. A inspiração é dos anos 1960 e 1970, e traz mais suavidade aos ambientes. Essa característica está presente em mesas, cadeiras, luminárias, ilhas de cozinha, espelhos e mais.

6. Dourado

A cor relacionada à riqueza aparece em móveis e outros objetos de decoração.Inclusive, você pode adotá-lo em louças e metais, como cubas, torneiras e outros acabamentos.

O objetivo é garantir um refinamento extra. Para ter um bom resultado, combine com tons terrosos, que trazem mais aconchego à decoração.

7. Mix de texturas

Se você gosta de ambientes com texturas, chegou a sua vez! Elas estão presentes em paredes, móveis, acessórios e mais. Aqui, é preciso ter cuidado para não sobrecarregar o ambiente.

No entanto, é possível criar uma boa combinação. Uma dica é usar tecidos, fibras naturais e paredes com toque acetinado.

8. Sustentabilidade

A decoração sustentável é uma tendência de decoração para 2023 — você já percebeu isso. Então, invista no reaproveitamento de móveis e em materiais duráveis. Também reaproveite os recursos naturais, por exemplo, por meio da captação de água da chuva.

Isso porque uma vida sustentável prevê a criação de ambientes autônomos. Portanto, a ideia é não depender totalmente das distribuidoras de água e eletricidade.

9. Janelas coloridas

Aqui, a ideia não é colocar um vidro colorido, mas sim investir em uma moldura diferenciada ou no uso de uma cortina estampada. A ideia é que esses detalhes participem da decoração e criem a sensação de aconchego.

10. Cozinhas fechadas

As cozinhas americanas perdem espaço para as fechadas. Apesar das primeiras integrarem o ambiente e trazerem a sensação de amplitude, tornam-se uma dificuldade em caso de desorganização e se o sistema de ventilação for ineficiente. Então, a ideia é deixar esse espaço separado para evitar problemas no caso de receber uma visita.

11. Adaptação da decoração às necessidades físicas e emocionais

A decoração deve se adaptar às necessidades dos moradores. Isso significa trazer acessibilidade, quando for o caso, e investir em espaços de convivência e lazer nas salas e varandas.

Assim, você pode ter um cantinho para os pets, um ambiente para yoga e meditação, um local para as plantas etc., tudo para melhorar o seu bem-estar emocional e mental.

12. Móveis multiuso

A funcionalidade é importante, como você viu. Por isso, invista nos móveis multiuso. Eles permitem criar ambientes mais fluidos e versáteis, especialmente se o imóvel for menor. Isso traz praticidade aos moradores e facilita nos casos em que o trabalho é realizado de casa.

Todas essas tendências de decoração para 2023 permitem investir em um local mais:

  • prático;
  • funcional;
  • confortável;
  • aconchegante.

Isso é importante para ter hábitos saudáveis e qualidade de vida. Então, que tal investir nessas dicas?

Gostou das sugestões? Aproveite e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais. Assim, seus amigos e familiares conseguirão se inspirar e criar uma decoração atual!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo