imagem ilustrando artigo É possível aproveitar terreno com declive para construir um imóvel?

Já pensou em comprar um terreno com declive? Eles trazem várias vantagens e podem ser ótimos para um imóvel com estética diferenciada. Saiba mais!

Na hora de construir a casa dos seus sonhos, vários fatores precisam ser considerados. O terreno com declive é um deles, assim como aquele com aclive. Muita gente acha que esse tipo de lote é mais difícil de fazer a obra. No entanto, ele pode ser aproveitado para fazer a melhor planta possível!

Como? Vamos explicar melhor neste artigo, a partir de desafios, vantagens, desvantagens e dicas práticas. Que tal saber mais?

O conceito de aclive e declive

O terreno com declive é aquele que seu fundo está em um nível mais baixo do que o da rua. O desnível pode ser bastante acentuado devido à topografia natural do solo.

Por sua vez, o aclive se refere ao terreno em que seu fundo está mais alto em comparação à rua. Geralmente, esse fator valoriza a construção, porque o imóvel parece maior do que realmente é. Porém, também exige cuidados na construção.

Os desafios de construir no terreno com declive

Por não ser plano, o terreno com declive apresenta alguns obstáculos. Muitas vezes, é feito um nivelamento. Nesse caso, é acrescentada mais terra, que se mantém no lugar devido a um muro de arrimo ou de sustentação.

Porém, essa nem sempre é a melhor alternativa. O declive apresenta alternativas estéticas, que podem valorizar a obra. Os profissionais podem usar estruturas metálicas, brises, vigas em balanço, fachadas de vidro e muito mais, além de tornar mais fácil a criação de vários pavimentos.

Por outro lado, é preciso fazer muita movimentação de terra e fundações profundas. Elas ainda devem contar com um muro de contenção.

Outro desafio é o alinhamento dos projetos estrutural e arquitetônico. Caso contrário, a execução perfeita da obra não será alcançada. Um exemplo simples é criar uma planta que não exagere nos pavimentos. Se você fizer isso, será necessário colocar muitos lances de escadas. Como resultado, há a desvalorização do imóvel.

Ainda vale a pena verificar se o desnível é maior do que 10%. Quando isso acontece, é preciso garantir a coleta da água da chuva e do esgoto para evitar que caia para o terreno de trás. Isso evita um investimento alto para resolver o problema.

As principais vantagens do terreno com declive

Apesar dos desafios, a construção sobre um declive oferece vários benefícios. Algumas das vantagens principais são:

  • privacidade, conforme o projeto;
  • economia na compra do terreno;
  • diferenciação na obra, com melhoria da estética
  • possibilidade de aproveitar o terreno para fazer uma casa maior ou usar o espaço externo para jardinagem, garagem etc;
  • facilidade na irrigação e cultivo dos jardins devido à inclinação da terra;
  • privilégios na vista do terreno.

As desvantagens do terreno com declive

Ao mesmo tempo, existem pontos negativos. O terreno com declive apresenta alguns deles, apesar de serem em quantidade menor do que os benefícios. Entre eles estão:

  • elevação de gastos com a terraplanagem, caso você opte por menos inclinação;
  • tendência de aumento dos problemas com a execução da obra e o transporte dos materiais;
  • dificuldades no escoamento de água e esgoto, o que exige passar os canos no lado que está abaixo daquele em declive. Outra alternativa é instalar bombas para o escoamento.

Como exige um gasto maior, a economia obtida com a compra do terreno pode simplesmente se esvair. Por isso, é preciso considerar as opções e escolher a que melhor se adequa aos seus objetivos arquitetônicos e orçamento.

6 dicas para não ter problemas com sua construção

Considerando as vantagens e as desvantagens do terreno com declive, chega o momento de saber: como executar a obra de forma precisa para evitar problemas?

É fundamental seguir algumas dicas importantes. Confira quais são elas.

1. Faça o levantamento topográfico

Saber quais são as características do terreno é o primeiro passo para fazer uma planta adequada. O levantamento topográfico tem essa finalidade. Basicamente, a ideia é coletar dados espaciais e cadastrar os elementos presentes no solo, por exemplo, as árvores. Com esse mapeamento, é possível identificar as variações do relevo.

Assim, fica mais fácil elaborar a planta baixa e aproveitar as características ao máximo para economizar.

2. Use escadas de maneira moderada

As escadas são essenciais em um terreno com declive. Ao aproveitar a planta, é possível criar um sistema planificado para cada nível. Assim, cada um desses platôs funcionará como um degrau.

Esse projeto exigirá uma elaboração maior por parte de engenheiros e arquitetos. Esses profissionais avaliarão a necessidade de nivelar um desnível significativo. A decisão dependerá do custo-benefício e aproveitamento do terreno.

3. Coloque uma garagem

Em vez de aterrar o terreno, uma forma de aproveitar a planta e economizar é criar uma garagem. Esse é um espaço vazio que pode ser bem utilizado. Ao fazer isso, a vantagem é deixar o terreno livre para construir uma casa maior ou usar o espaço para ter outro ambiente. Por exemplo, é possível ter um jardim ou um deck com piscina.

Aqui, uma dica é usar os pilotis. Esse recurso deixa um vão livre para usar o espaço da maneira como preferir.

4. Equilibre os cortes e os aterros

Esses recursos sempre são necessários no terreno com declive. Eles ajudam a encaixar o imóvel no lote. Por isso, vale a pena usar a terra retirada de parte do solo em outro local. Essa é uma maneira de evitar gastos com o transporte do material. Como consequência, há otimização do tempo e dos custos.

5. Implemente um muro de arrimo

O muro de arrimo, ou de contenção, é necessário em um terreno com declive. Ele contém a terra da parte mais alta para evitar problemas. Ao mesmo tempo, estabiliza a pressão para não haver risco de desmoronamento. O resultado é uma casa mais segura.

6. Avalie o tipo de desnível

O terreno com declive pode ter diferentes tipos de desnível. Confira as possibilidades:

  • do fundo para a frente: aqui, vale a pena retirar a terra e fazer um muro de arrimo. Nesse caso, é preciso cuidar para evitar problemas nas construções vizinhas. Em alguns casos, é preciso de autorização da prefeitura local. De toda forma, vale a pena consultar um engenheiro ou arquiteto;
  • da frente para o fundo: é preciso consultar um profissional para evitar problemas. Essa é uma situação mais complexa. Muitas vezes, é preciso fazer um porão no fundo ou um aterro com muro de arrimo;
  • para as laterais: geralmente, é feito um muro de arrimo com o nivelamento do terreno depois para deixar a casa em meio-termo. 

Com essas dicas, você já pode construir a sua casa em um terreno com declive. Para isso, basta encontrar o lote certo. Há várias opções em empresas especializadas, como a Ávila Urbanismo.

Existe a possibilidade de escolher a melhor opção até mesmo em condomínios fechados. Assim, mais do que construir a sua casa dos sonhos, você pode fazer um investimento. É só selecionar o melhor terreno com declive e aproveitá-lo a seu favor.

Gostou dessas dicas e quer ver outras? Conheça os tipos de terreno e veja qual é o ideal para a construção do seu futuro lar.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo