A escolha dos tipos de pavimentação em empreendimentos e outros locais é uma etapa fundamental da obra e deve ser pensada com bastante antecedência.
Existem diversas alternativas que se adéquam a diferentes locais, considerando também os veículos que circularão na região.
Uma escolha errada é capaz de comprometer o uso do empreendimento, afinal, isso pode exigir mais reparos ou impedir que determinados veículos passem pelo local.
Assim, conhecer os tipos de pavimentação e quais são os ideais para as vias públicas e residenciais se torna relevante de modo a avaliar um loteamento.
Quer saber mais sobre os tipos de pavimentação e como a Ávila Urbanismo lida com esse tema? Confira a seguir!
Pavimentação flexível
A pavimentação flexível é uma das mais utilizadas para vias residenciais e públicas. Isso acontece, principalmente, pelo seu baixo custo de instalação e manutenção.
Contudo, existem algumas recomendações para ela, então pode haver locais em que esse tipo não é indicado.
Para sua construção, coloca-se uma camada granular no terreno e uma sub-base por toda a extensão da via. Depois, é instalada uma base para o recebimento do revestimento superior, que costuma ser o asfáltico.
Esse tipo de pavimentação tem mais maleabilidade, portanto, costuma se adaptar melhor a terrenos com deformações naturais, por exemplo.
É importante saber que a pavimentação flexível pode ser reciclada. Dessa forma, se o pavimento tiver que ser removido totalmente, poderá ser reformado sem grandes custos. Dessa forma, é possível citar como suas vantagens:
- custos baixos;
- recapeamento;
- facilidade de manutenção.
Pavimentação semirrígida
A pavimentação semirrígida, como você deve imaginar, é um pouco mais rígida que o pavimento flexível.
Em vez de utilizar uma camada granular, ele usa uma base cimentada. Acima dela é que vai a camada de asfalto. Desse modo, consegue ter um nível de deformação menor do que o pavimento flexível.
Ela é mais recomendada para locais em que ocorre a circulação de veículos pesados, tendo em vista seu baixo nível de deformação. Contudo, ele pode não ser a melhor opção a locais em que existam cargas estáticas de veículos pesados estacionados, como ônibus.
Da mesma forma que o pavimento flexível, o semirrígido pode ser reciclado. Dessa forma, não é preciso realizar toda a reconstrução do local em caso de manutenção.
Contudo, seu custo de manutenção e eventuais consertos é mais alto, o que pode tornar as despesas com a obra um impeditivo para sua utilização.
Pavimentação rígida
Por fim, temos a pavimentação rígida. Dentre as três opções, ela é a que tem o menor nível de deformação com cargas utilizadas na via. Portanto, sua recomendação é para locais onde exista um grande número de veículos pesados ou para cargas estáticas, como pontos de ônibus.
Isso acontece porque a sua base é feita com placas de concreto, que cobrem toda a extensão da via em que a pavimentação rígida será utilizada.
Essas placas têm alta resistência a cargas e promovem o mínimo de deformação para a camada asfáltica utilizada como o ponto de contato com os veículos.
A pavimentação rígida é considerada a mais durável entre as três, contudo, seus custos, tanto para instalação quanto para manutenção, são os mais elevados. Ainda, ela não pode ser reciclada. Portanto, se houver avarias e a necessidade de retirada do pavimento, deve haver uma nova construção.
Como a Ávila Urbanismo lida com a pavimentação?
Certo, você já entendeu quais são os principais tipos de pavimentação, como eles são instalados e sua recomendação. Então vale a pena saber como a Ávila Urbanismo lida com essa etapa tão importante da implementação de loteamentos.
A Ávila preza por uma infraestrutura de alta qualidade em seus loteamentos. Assim, fica responsável pela pavimentação de todas as vias, além de canteiros, guias e sarjetas.
A empresa utiliza a melhor técnica para isso, focando em materiais de qualidade e o tipo ideal para cada via do empreendimento.
Se você tem interesse em conhecer empreendimentos com pavimentação de alta qualidade e outros diferenciais essenciais para os moradores, aproveite para acompanhar o portfólio da Ávila Urbanismo!
Compartilhe
Comentários