Existem vários estilos de decoração, mas é fato que as plantas sempre trazem um toque de personalidade a mais. Elas deixam o ambiente mais bonito e permitem que você tenha contato com a natureza, especialmente se adotar o urban jungle.
Essa é uma das formas de colocar plantas na decoração para preencher espaços vazios, paredes, prateleiras e estantes. Dessa maneira, é possível melhorar o seu humor e reduzir o estresse e o cansaço. Afinal, as plantas têm efeito terapêutico que melhoram a concentração, a produtividade e a criatividade.
Muitas pessoas passaram a adotar o urban jungle como um dos principais estilos de decoração. E você, também quer trazer tranquilidade para a sua casa? Então, conheça mais sobre essa tendência e veja como implementar agora mesmo.
O que é urban jungle?
Esse estilo de decoração utiliza o design biofílico para criar uma decoração com plantas. O objetivo é aumentar a saúde e o bem-estar dos moradores por meio da conexão com a natureza e com elementos verdes. Por isso, muita gente vê essa tendência como uma nova forma de viver.
Apesar de já existir há bastante tempo, esse modelo ganhou força durante a pandemia do coronavírus. Tanto é que uma pesquisa mostrou que, em 2021, 75% das famílias desejavam ter mais contato com a natureza assim que a crise sanitária acabasse.
A adoção do urban jungle fortaleceu nesse contexto, já que vários espaços do imóvel podem ser usados para a criação de plantas — basta respeitar as particularidades de cada espécie. Além disso, você pode viver em uma grande metrópole e ainda fazer a sua casa ser um refúgio.
Vale reforçar que o conceito desse estilo de decoração vai além de colocar alguns vasos em casa ou criar um dos modelos de jardim de inverno. É preciso que essa tendência se reflita nas cores, nos móveis, nas obras de arte e até nos papéis de parede.
Quando é o momento de apostar no urban jungle?
O momento de apostar no urban jungle é quando os moradores querem ter mais contato com a natureza. Contudo, é necessário o comprometimento no cuidado das plantas para garantir que elas fiquem sempre bonitas. Portanto, pense na sua rotina e veja se você tem disponibilidade para essas atividades.
Outro fator a ser analisado é o estilo dos moradores. Veja se o paisagismo combina com essa questão, porque o propósito é que os ambientes tenham bastante personalidade. Assim, você conseguirá ter o lar que sempre sonhou, inclusive em espaços pequenos.
Aliás, essa é uma das vantagens desse estilo de decoração: ele pode ser adaptado para diferentes ambientes. Por isso, pouco importa se você mora em uma casa ou apartamento, com ou sem sacada, se é grande ou pequeno. É só ter criatividade e flexibilidade.
Como aplicar o urban jungle?
Escolha as espécies de plantas
O primeiro passo para ter sucesso com o urban jungle é escolher as espécies de plantas certas. Para isso, você deve pensar no local em que pretende colocá-las e nas características do vegetal.
Há plantas que preferem locais mais escuros, enquanto outras precisam de sol e iluminação constante. Ainda há aquelas que crescem bastante e que são tóxicas para animais e crianças.
Considere todos esses fatores na hora de aplicar esse estilo de decoração. Uma boa dica é optar por plantas que se adaptam bem a diferentes ambientes. É o caso das suculentas, da costela-de-Adão e das jiboias. Outras possibilidades são:
- lírio da grama;
- dracena;
- espada de São Jorge;
- bambu da sorte;
- babosa;
- calathea.
Selecione plantas que vivem bem na sombra
Muitas vezes, o estilo urban jungle é aplicado dentro de casa. Por isso, escolha espécies que gostam de sombra. Alguns exemplos são:
- cactos;
- suculentas;
- samambaia;
- palmeira-leque;
- cróton;
- árvore da felicidade;
- espada de São Jorge;
- zamioculcas;
- iuca;
- peperômia;
- camedórea-elegante;
- ciclanto;
- palmeira ráfia;
- costela-de-Adão;
- maranta;
- jiboia.
Faça um jardim vertical
O jardim vertical sempre é uma boa opção para colocar plantas em casa. Ele pode ser montado de diferentes formas, como paletes, tábuas de madeira e canos de PVC reutilizados. Ou seja, você pode usar sua criatividade ao máximo.
Para ter melhores resultados, vale a pena pensar em um ambiente ventilado e com boa iluminação. Se não for possível, selecione bem as plantas que comporão a estrutura.
De toda forma, escolha espécies com características comuns. Assim, os cuidados são tomados em conjunto e você evita problemas com uma planta por necessitar de mais ou menos sol, por exemplo.
Destaque as folhagens
O urban jungle faz o verde predominar na decoração. Por isso, as folhagens ganham destaque. Você até pode ter flores, mas elas servem mais como pontos de cor. Afinal, a ideia desse estilo é ter uma floresta urbana. Então, equilibre o colorido com as outras plantas.
Aposte em variedades
Por mais que as folhagens sejam o destaque, invista na diversidade. Escolha diferentes espécies com demandas semelhantes para facilitar o cuidado.
Na hora de selecionar as melhores plantas, apenas tenha atenção à harmonia do ambiente. Assim, você pode escolher diferentes tipos de suculentas e cactos para determinado espaço, que elas combinam bem e têm a diversidade como característica. A mesma regra vale para outras espécies.
Adicione o verde à decoração
O urban jungle tem o verde como principal característica da decoração. Por isso, ele deve estar em mais lugares além das plantas. Você pode usá-lo no revestimento da parede, nos móveis (como no sofá) e em objetos decorativos.
Inclua quadros e objetos que remetam à natureza
Os quadros são ideais para complementar a decoração urban jungle. Eles podem conter fotos ou ilustrações da natureza, especialmente folhagens. Outras possibilidades são usar materiais sustentáveis e naturais, almofadas estampadas, paletes, artesanatos feitos de matéria-prima natural e mais.
Aposte em móveis de materiais naturais
Na mobília, invista em bambu, madeira e palha. Por serem materiais naturais, combinam muito com o estilo urban jungle e podem ser aplicados em mesas, raques e aparadores. Assim, você mantém a harmonia da decoração.
Escolha tamanhos e alturas de vasos diferentes
A diferença de alturas ajuda a criar uma bela composição. Nesse sentido, é atrativo colocar vasos de cores e materiais diversos. Outra alternativa é usar prateleiras, ganchos e até livros para criar esse efeito.
Quais as melhores plantas para o estilo urban jungle?
As melhores plantas para o estilo urban jungle são:
- jiboia;
- begônia;
- peperômia;
- cactos;
- suculentas;
- samambaia;
- iúca;
- ficus lyrata;
- babosa;
- calathea;
- bromélia;
- espada de São Jorge;
- costela-de-Adão;
- lírio da grama;
- dracena;
- bambu da sorte;
- pacová;
- crássula;
- cróton;
- palmeira-leque;
- árvore-da-felicidade;
- zamioculcas;
- ciclanto;
- camedórea-elegante;
- palmeira ráfia;
- maranta.
O uso dessas plantas é certeiro para a sua decoração urban jungle.
Gostou dessa dica e quer ver mais informações úteis para a decoração dos ambientes? Conheça o blog da Ávila Urbanismo e confira mais ideias para sua casa!
Compartilhe
Comentários